Outros Investimentos, Trading,

Como Investir em Ouro? O Que Fazer?

Como Investir em Ouro

Descobre como investir em Ouro. Conhece as alternativas disponíveis, os riscos, vantagens e como podes aproveitar. Aprende como beneficiar com os altos e baixos deste metal precioso!

A economia funciona em ciclos e quando chegamos a uma altura de incerteza ou perto de uma crise financeira, um dos ativos mais procurado pelos investidores é precisamente o Ouro. É uma forma dos investidores se protegerem, contra um Bear Market e também de rentabilizar o seu capital. O Ouro é um ativo de refúgio. É impossível multiplicá-lo ou desvalorizar da noite para o dia, embora o seu preço sofra variações.

O Ouro está de volta a fazer novos máximos!

Com as Bolsas de Valores dos EUA perto de máximos históricos, a Guerra Comercial EUA-China e as taxas de juro cada vez mais baixas, é sinónimo que problemas podem estar a caminho. Ao contrário do que muito se fala, é impossível saber se é daqui a três meses, um ano ou até dois anos. Quem o diz, provavelmente tem uma 🔮 bola de cristal ou 🧙‍♂ prevê o futuro. A prova disso é que, apesar do Presidente Trump conseguir influenciar a tendência das Bolsas, devido ao FOMO (Fear Of Missing Out) as Bolsas continuaram a fazer novos máximos, atrás de novos máximos. E, pode voltar a acontecer.

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Tudo o Que Precisas de Saber Sobre Investir Dinheiro em Ouro

Com as Bolsas de Valores perto de máximos, a incerteza e o FOMO (Fear OF Missing Out) em níveis bem altos, tens de entender que as quedas podem ser mais frequentes e deverão criar oportunidades no ouro, mesmo que alguns dias depois as Bolsas voltem ao mesmo nível. Chegamos a uma altura em que estamos num ponto de indecisão, com subidas e quedas pequenas, à espera de um movimento mais forte.

Independentemente de qual será o próximo passo, deves sempre diversificar. Ao diversificar, vais garantir que o teu capital continua a crescer, mesmo que uma ação ou investimento acabe por gerar perdas. O objetivo aqui não é adivinhar, mas sim rentabilizar o capital.

O preço do Ouro continua a subir aos poucos!

As tuas decisões de investimento devem ser tomadas de acordo com o mercado em que estamos e não no tipo de mercado em que gostarias de estar. Muitas vezes os investidores esquecem-se e acabam por investir ao contrário.

Embora o Ouro não esteja mais ligado ao Dólar dos EUA, como aconteceu durante muito tempo, é um ativo de refúgio importante. Ao contrário, o preço do petróleo pode ser manipulado e não é um ativo de refúgio. Basta ver que, bastou um ataque de drones, para o preço do barril de petróleo subir bastante.

Para que os leitores interessados em Ouro possam aproveitar a volatilidade do preço do Ouro, neste artigo vou falar sobre as alternativas disponíveis para investir dinheiro.

De uma forma muito resumida, existem quatro maneiras de investir em Ouro, que são:

  1. Comprar Ouro físico (em lingotes ou moedas)
  2. Investir em ações de empresas ligadas ao setor do Ouro
  3. Negociar ETFs relacionados com Ouro
  4. Negociar o CFD do Ouro

Tem em atenção que não estou aqui a recomendar que não invistas na opção 1 e invistas na opção 2. Analisa cada opção e toma a tua decisão. Antes de escolher uma ou mais opções, deves considerar os seus riscos e vantagens. Também deves ter em conta o teu perfil de risco.

Tu é que tens de tomar a decisão.

🧽 Opção 1.  Comprar Ouro Físico

Lingotes de ouroQuando falo em investir dinheiro em Ouro, a primeira coisa em que os investidores pensam é comprar ouro físico, no entanto, na minha opinião não é a melhor maneira de fazê-lo por várias razões.

Comprar ouro físico é um péssimo investimento, mas mesmo assim muitos investidores inexperientes continuam a fazer isso.

As desvantagens de comprar ouro físico, são:

  • O ouro físico é vendido a um preço superior ao seu preço real, sem contar com as comissões absurdas. Normalmente, o preço do ouro tem de subir 20% a 40% só para ficar no break-even no momento da venda.
  • No momento de vender, quem está a comprar vai desvalorizar o ouro para pagar o menos possível.
  • Se o investidor optar por deixar o ouro guardado num cofre, tem de pagar um custo extra, diminuindo os seus ganhos.

O ouro físico é um bom negócio para as lojas de ouro, bancos e empresas que vendem lingotes ou moedas de ouro. Para os investidores é um péssimo investimento.

Durante a crise em Portugal praticamente em cada esquina tinha uma loja de ouro, porque as pessoas precisavam de dinheiro rápido e as lojas de ouro aproveitaram-se disso para pagar muito abaixo do preço real do ouro, conseguindo uma grande margem de lucro. Ainda existem lojas de ouro, no entanto, a procura diminuiu.

🚜 Opção 2. Investir em Ações de Empresas ligadas ao setor de Ouro

Investir em ações de ouroA segunda opção para investir em ouro, é investir diretamente em empresas ligadas à mineração de ouro, produção e noutras fases relacionadas com este setor.

É uma das maneiras mais fáceis de investir e diversificar, sobretudo porque existem várias empresas ligadas ao setor do ouro.

As vantagens de investir em ações de empresas ligadas ao setor do ouro, são:

  • Exposição ao setor do Ouro, sem estar diretamente exposto ao preço do ativo.
  • Bons resultados financeiros da empresa e um aumento da procura, podem ajudar a dar um impulso na cotação da ação.
  • Fácil de comprar/vender.

Também existem desvantagens:

  • Queda na produção, menor procura ou problemas podem fazer com que o preço da ação desça bastante.
  • Má situação financeira da empresa vai ter impacto, mesmo que o setor do ouro esteja a atravessar um bom momento.

Estas são algumas das empresas ligadas ao setor do ouro mais populares:

  • Barrick Gold Corp (GOLD)
  • Agnico Eagle Mines Ltd (AEM)
  • Avino Silver & Gole Mines Ltd (ASM)
  • AngloGold Ashanti Ltd (AU)
  • Yamana Gold Inc (AUY)
  • Centamin PLC (CEY)
  • Eldorado Gold Corp (EGO)

Existem muito mais empresas ligadas ao setor do ouro, é uma questão de procurar empresas por setor ou empresas relacionadas com o negócio do ouro.

💊 Opção 3. Investir em ETFs relacionados com Ouro

ETF - Exchange Traded FundAlém de ser possível comprar ações de empresas ligadas ao setor do ouro, também é possível investir em ETFs ligados ao setor do Ouro.

Estas são as desvantagens dos ETFs:

  • Vários ETFs disponíveis podem gerar confusão sobre em qual ETF investir.
  • Queda na produção, menor procura ou problemas podem fazer com que o preço do ETF desça bastante.

Estas são as vantagens dos ETFs de ouro:

  • Várias formas de estar exposto ao setor do Ouro.
  • Ideal para médio ou longo prazo.
  • O custo de investir em ETFs é muito parecido (ou igual) a investir em ações. Depende da corretora e do ETF.

Estes são alguns dos ETFs ligados ao setor do ouro que são mais populares:

  • Market Vectors Gold Miners ETF (GDX)
  • VanEck Vectors Junior Gold Min ETF (GDXJ)
  • SPDR Gold Shares ETF (GLD)
  • iShares Gold Trust ETF (IAU)

Existem muito mais ETFs ligados a este setor. É uma questão de procurar e analisar todas as opções disponíveis.

💻Opção 4. Negociar o CFD de Ouro

Negociar cfd ouroOutra opção de estar exposto ao ouro, é negociando CFDs do futuro do Ouro.

Esta é provavelmente a opção que muitos traders vão escolher, para manter durante um ou vários dias, porque está relacionada com o preço do ouro. Os investidores optam normalmente por ações ou ETFs.

Para negociar o cfd do ouro existem várias corretoras disponíveis. Aqui é bastante importante a gestão de risco ao negociar o ouro, por isso, nunca abras posições demasiado grandes em relação à tua conta e usa sempre um take profit e stop loss.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Deixar comentário