Dividendos – O Que São? Como Investir? Quando são pagos?

Como investir em DividendosBem-vindo ao Guia Mais Completo sobre Dividendos. Finalmente tudo explicado sobre Como Investir em Dividendos. O que são, como investir, o glossário e quando são pagos.

Para investir na Bolsa de Valores existem 1001 estratégias e investir em dividendos é uma das estratégias mais conhecidas. Esta estratégia é tão popular, que é muito comum ouvir falar em sites ou jornais de economia e livros, sem contar que é uma das estratégias favoritas dos investidores milionários. É simples de seguir, mas tem outras razões para isso. Incentiva os investidores a manter as ações por muito mais tempo – por muitos anos – e a comprar mais ações nas quedaspara baixar o break-even.

Investir a longo prazo em empresas com potencial compensa!

Apesar da estratégia de investir em dividendos ser bastante simples, existem várias coisas que deves ter em conta, pois podes estar a investir errado. Tens de ter noção que só porque uma ação paga dividendos, não significa que seja um bom investimento. Normalmente, os investidores menos experientes ao seguir a estratégia de investir em dividendos, acabam por cair na tentação de comprar as ações que pagam o maior dividendo por ação (dividend yield), no entanto, o mais certo é que acabe por ser um mau investimento. Continua lendo para saber porque razão essa maneira de pensar pode ser um mau investimento, além de outras coisas importantes sobre dividendos.

👨‍🚀 Não sabes investir? Experimentar copiar o trader @iEarnings. 👨‍🚀

Guia Completo sobre Investir em Dividendos em Português

Antes de explicar tudo o que deves saber sobre como investir em dividendos, é importante saber o que é um dividendo. Um dividendo não é nada mais do que uma forma de uma empresa compensar os seus investidores, por terem tomado a decisão de comprar ações. Do ponto de vista fiscal, é vantajoso para a empresa porque ao pagar dividendos a empresa vai pagar menos impostos no futuro.

Também podes pensar no dividendo como um juro, por ter manter as ações. A boa notícia, é muitas grandes empresas com potencial pagam dividendos, por isso, não é difícil de encontrar.

Investe em dividendos, reforça nas quedas e deixa o capital crescer!

Para receber dividendos basta ter ações da empresa na data de ex-dividendo.

Se está é a tua primeira vez, é normal que ainda não saibas. A data de ex-dividendo, é o dia em que os investidores devem ter as ações para se qualificarem para receber o dividendo. Podes vender as ações no dia seguinte, que mesmo assim tens direito a receber os dividendos.

Caso tenhas aberto alguma posição de short selling em dia de ex-dividendo, em vez de receber o dividendo, vais ter de pagar. Funciona exatamente o contrário!

A data de pagamento de dividendos depende de cada ação. Existem ações que pagam dividendos por mês, trimestre, quadrimestre ou uma vez por ano.

Normalmente, na apresentação de resultados a empresa divulga mais informações sobre o dividendo. Desde a data ex-dividendo, valor do dividendo e quantos dividendos vai pagar no ano.

Em anos em que as empresas tiveram muitos lucros ou têm muito dinheiro disponível, é normal que algumas empresas optem por pagar um dividendo extraordinário. É uma forma das empresas pagarem menos impostos e de remunerar os seus acionistas.

⚙ Glossário sobre dividendos

Estes são alguns dos termos mais comuns, relacionados com esta estratégia de investimento na Bolsa de Valores:

  • Data ex-dividendo – A data em que o investidor tem de ter ações, para ficar qualificado a receber o dividendo.
  • Data em que o dividendo foi declarado – A data em que foi declarado o dividendo.
  • Data de pagamento – A data em que o valor do dividendo é depositado na corretora. A data de ex-dividendo e data de pagamento são sempre diferentes.
  • Dividend yield – É o valor dos dividendos que são esperados receber nos próximos 12 meses a dividir pelo preço da ação. Por exemplo, se o dividend yield é de 10%, se pagaste $10 por ação e vais receber $1 (por ação) em dividendos.

📅 Calendário de dividendos

Se ainda não tens conta na corretora XTB, está na hora de abrir uma nova conta na XTB. Depois deves instalar a plataforma xStation 5, porque mais abaixo vai ser necessário para saber quais são os próximos dividendos a serem pagos.

Dentro da plataforma xStation 5, deves clicar na aba Calendário.

Calendário de dividendos

Na aba de Calendário de Dividendos podes encontrar todas as ações em que a data de ex-dividendo é nos próximos dias, ou seja, tens de ter as ações até esse dia para poder receber os dividendos. Além da data, também é possível ver qual é o dividend yield para cada ação.

Calendário de dividendos

Apesar de no Calendário de Dividendos aparecer CFD, também estão disponíveis ações para investir dinheiro.

Uma das grandes vantagens deste calendário, é que além de mostrar quais são as próximas ações a pagar dividendos, é possível mostrar ações por país ou mostrar por ação. É bastante útil, quando queres investir em várias Bolsas de Valores.

Esta funcionalidade do calendário de dividendos é uma das novas funcionalidades que foi apresentada recentemente pela plataforma.


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

🎯 Como investir em dividendos?

Antes de começar a investir dinheiro a comprar ações que paguem dividendos regularmente, deves selecionar várias ações com base nos seguintes fatores:

  1. A empresa tem potencial a longo prazo?
  2. A empresa já paga dividendos há vários anos?
  3. O dividendo pago é sustentável?
  4. O dividend yield continua a subir ano após ano?
  5. Vários investidores institucionais têm as ações no seu portefólio?

Estas são as principais perguntas que deves fazer a ti mesmo, antes mesmo de comprar ações que paguem dividendos. O passo seguinte é separar as ações com potencial de crescimento, de ações cujo potencial já tenha sido atingido ou seja baixo.

Tens de ter em consideração que ao pagar o dividendo, o valor é descontado no preço da ação, por isso, escolher uma ação sem potencial com um dividendo absurdo, é um mau investimento.

Investir em dividendos é uma estratégia de longo prazo. Não tenhas pressa. Os resultados vão aparecer ao longo do tempo.

Uma das razões porque gosto de investir em ações das Bolsas dos EUA, é a grande quantidade de informação disponível. Se as ações escolhidas, são das Bolsas de Valores NYSE e NASDAQ, no Yahoo Finance podes encontrar vários detalhes. No Yahoo Finance consegues ver quem são os principais investidores institucionais (na aba Holders), o resumo dos dados financeiros (Financials), entre outros dados.

Site Yahoo Finance

Se estás interessado em saber mais sobre dividendos, recomendo que leias também outros artigos que publiquei algum tempo atrás. Esses artigos são:

Aproveita para investir a longo prazo. Usa esta e outras estratégias para criar um portefólio de ações baseado no potencial de vários negócios. Este é o momento de investir. Não continues a adiar.

Aqui no blog já falei de várias estratégias para investir na Bolsa, desde como investir em IPOs, como investir em apresentações de resultados, em negócios falhados, em penny stocks, em swing trading, em ETFs de gás natural, como ganhar dinheiro com a queda das ações, entre outras estratégias.

📌 Impostos nos Dividendos

Os dividendos são pagos já depois de impostos, ou seja, ao receber os dividendos na conta de negociação, a corretora retém automaticamente o valor referente a impostos – de acordo com o país da ação e a tua residência fiscal.

Cada país cobra diferentes impostos, por isso, depende sempre do país da sede fiscal da empresa que está a pagar dividendos.

Por exemplo, para ações dos EUA, todos os investidores portugueses só devem pagar 15% de imposto, porque Portugal tem acordo de Dupla Tributação com os EUA.

Para evitar ser cobrado 15%+28%, tens de preencher o formulário W-8BEN ou informar à corretora que não és residente / cidadão norte-americano.

Para ações da Bolsa de Valores de 🇵🇹 Portugal, os investidores só devem pagar 28% de imposto. Se a corretora reteve um valor superior, deves entrar em contacto com a corretora.

Como o imposto já foi retido, não é necessário declarar os dividendos no IRS, como partilhei no artigo IRS 2018, no entanto, pode compensar se estás no escalão 1.

Esta informação não dispensa a consulta de um Contabilista.

🔥 Ações com Dividendos a considerar

Se ainda estás indeciso sobre que ações com dividendos escolher, abaixo deixo uma lista de ações que têm sido um bom investimento a longo prazo:

  • Apple (NASDAQ:AAPL)
  • Best Buy Co. Inc (NYSE:BBY)
  • Mastercard (NYSE:MA)
  • Microsoft Corporation (NASDAQ:MSFT)
  • Nike Inc (NYSE:NKE)
  • NVIDIA Corporation (NASDAQ:NVDA)

Existem muito mais ações que pagam dividendos, que podem ser consideradas como bons investimentos. Analisa, compara ações e escolhe as que têm maior potencial de crescimento.

Se ainda não tens conta na corretora XTB, não percas mais tempo e abre uma nova conta na XTB.

Bons investimentos!

Disclaimer: Este artigo foi escrito em cooperação com a corretora XTB.