Tipos de Investidores

Tipos de InvestidoresDescubra quais são os tipos de investidores que existem e as suas caraterísticas. Saiba qual é o seu perfil. Comece a investir dinheiro e obtenha retorno!

O investimento na Bolsa de Valores é uma decisão importante, que você deve tomar uma vez que tenha decidido tentar obter uma rentabilização superior para as suas poupanças ou para o capital destinado, de forma a obter um rendimento elevado quando comparado com os produtos financeiros de renda fixa, como podem ser os depósitos a prazo. Se a decisão já está tomada e está consciente dos riscos que assumirá em troca de poder ganhar muito mais dinheiro, é imprescindível que conheça o seu tipo de perfil antes de começar a investir.

Descubra o seu perfil de investir e não perca dinheiro

Muito mais importante do que ganhar muito dinheiro, é perceber qual é o seu tipo de perfil, de forma a não perder dinheiro com a tomada de decisões erradas. São muitos os iniciantes na bolsa, que investiram dinheiro em ações com bastante potencial de subida a longo prazo, mas que algum tempo depois fecharam as suas posições com perdas ou ganhos pequenos, quando se tivessem esperado um ano ou mais, poderiam ter conseguido uma rentabilidade de 100% ou mais.

Por essa razão, é importante que conheça que tipo de perfil você tem, para conseguir ter sucesso neste mercado financeiro, onde você pode fazer dinheiro se souber tomar as decisões acertadas. Conheça os diferentes tipos de investidores e as suas caraterísticas:


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

  • Investidor com perfil conservador – Dentro deste perfil estão os investidores, que se estão a iniciar neste mundo financeiro de colocar o dinheiro a render. Este tipo de pequeno investidor tem a mínima possibilidade de perda de dinheiro – por pequena que seja –  sabendo que o rendimento obtido através da sua carteira de investimentos não tem uma rentabilidade superior a 2% ou 3% ao ano. Nesta categoria também são incluídos os investidores em produtos financeiros de renda fixa que não invistam mais do que 10% ou 20% do seu capital em renda variável. Por último, gostam de investir em ações de grandes empresas na Bolsa de Valores, devido à sua estabilidade de negócio e grandes recursos para gerar lucros. Este é um investidor a longo prazo.
  • Investidor com perfil moderado – A este tipo de perfil pertencem os investidores que assumem um risco maior que os investidores conservadores, dentro de um limite lógico de maximização da sua rentabilidade, realizando investimento em produtos financeiros que apresentam a repartição entre renda fixa e renda variável e pode ser de 50% ou mais, dependendo do tipo de produto financeiro.
  • Investidor com perfil agressivo – Neste perfil são incluídos os investidores profissionais que possuem bastante conhecimento técnico do mercado de renda variável, com rentabilidades que superam os 80%. Além de investir na bolsa, também colocam dinheiro de parte para investir em forex, fundos de investimento e ETF.

Sabendo que cada pessoa tem um perfil de investidor completamente diferente, baseado na sua experiência nos mercados financeiros e também capital inicial para investir, no momento de comprar ações é importante saber definir qual o prazo máximo para o seu retorno (curto, médio ou longo prazo), de forma a não estar a olhar todos os dias para os gráficos.

Reconhecer as suas próprias caraterísticas é importante para criar uma estratégia baseada em disciplina e no capital disponível, com o fim de conhecer a sua capacidade económica em assumir perdas futuras. Existem investidores que podem aceitar menos-valias de 40% ou 50%, enquanto outros investidores não estão dispostos a perder mais do que 8% do seu capital. Por isso, a decisão é pessoal mas o que sempre será em comum é a realização de um plano financeiro adaptado às suas próprias necessidades, recursos financeiros, preparação técnica, experiência e que respeito o seu perfil.

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.