Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Quando vender as minhas Ações?

Quando Vender Ações

Encontre várias dicas sobre como encontrar o momento perfeito para vender as suas ações. Compre ações barato e venda mais caro!

O problema de muitos investidores iniciantes na Bolsa de Valores é saber em que momento vender as ações. É difícil encontrar um momento certo para vender, porque a performance da empresa pode ser melhor do que você está à espera e assim você só tem um ganho de 10%, enquanto poderia ganhar 20% ou mais. Mas também pode acontecer o contrário.

Por essa razão, para além de ser necessário ter em conta os preços que atingiu nos últimos meses ou anos, também é preciso ter em conta o potencial de rentabilidade, o que vai acontecer nos próximos meses, novos produtos ou serviços, entre outras coisas.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Dicas para Vender Ações e Obter Mais-Valias

Uma das atitudes mais comuns dos investidores iniciantes é não saber esperar e por isso, acabam por perder dinheiro ao vender ações que estão com perdas acumuladas, enquanto que se tivessem esperado alguns meses ou um ano poderiam ter ganho um bom dinheiro – e em alguns casos dividendos.

São vários os investidores que passam muito tempo a estudar e analisar o momento certo para comprar ações ao seu preço ideal, no entanto é preciso também ter em conta que a estratégia de saída deve ser respeitada, para que no fim não acabe por ficar a ganhar pouco ou até perca dinheiro. Aqui ficam algumas dicas que podem ajudar-lhe a vender ações e atingir os seus objetivos financeiros:

  1. Use o Take Profit – Como o preço das ações está sempre em movimento, existem ocasiões em que as ações podem atingir novos máximos – e em alguns casos demorar 1 mês ou mais a atingir o mesmo valor. Por essa razão, muitos investidores fazem a tomada de mais-valias – e você também deve fazer o mesmo.
  2. Invista em (boas) ações com dividendos – Nos dias de hoje são várias as empresas com dividendos, no entanto é preciso saber escolher bem quais as melhores empresas para investir. Invista em empresas que sejam líderes, possuam um bom produto ou serviço e contem com um bom histórico de dividendos. Dessa forma, se nos próximos meses a cotação estiver abaixo do preço que comprou, você não terá pressa de vender e ao longo do tempo ainda vai receber dividendos.
  3. Compre mais ações – Se você, por exemplo, tem ações da empresa X e está neste momento com uma desvalorização de 10% ou mais, em alguns casos esta poderá ser uma boa oportunidade para comprar ainda mais ações. Desta forma, ao comprar mais ações, não é preciso que o preço das ações suba até ao preço que comprou anteriormente, para começar a ficar com ganhos.
  4. Defina um Stop Loss com alguns ganhos – Se neste momento tem ações com um ganho de 15% ou mais, nas próximas semanas o preço poderá descer e anular os seus ganhos – ou parte deles. Por isso, defina um stop loss que, caso as ações desçam mais do que o previsto, a plataforma de negociação feche as suas posições e mesmo assim ainda obtenha mais-valias.

Ao investir nos mercados financeiros os investidores novatos e especialmente aqueles com menos experiência, frequentemente cometem o mesmo erro – que os profissionais cometeram anteriormente –  que consiste em não respeitar a sua estratégia ou planificação de riscos destinados a um determinado investimento.

A palavra mágica é “disciplina” e vale tanto para os traders diários como para os investidores de médio ou longo prazo. Por essa razão, até mesmo antes de comprar ações recomendo que pelo menos faça a análise técnica ou fundamental.