Invista com a XTB!
Trading,

Principais Erros dos Investidores Iniciantes

Principais Erros dos Investidores Iniciantes

Saiba quais são os piores erros dos investidores principiantes no momento de investir dinheiro na Bolsa de Valores. Conheça quais são os erros mais comuns!

Ao contrário do que poderá estar a pensar, nenhum livro, curso ou vídeo vai lhe ensinar a lidar com este tipo de investimento. É certo que podem partilhar dicas úteis, no entanto você só vai saber mesmo que fazer, quando comprar ou vender ações, quando já tiver bastante experiência. A experiência é o ponto chave para o sucesso de muitos investidores, pois já sabem quais são os principais erros que os investidores cometem, de forma a evitar e até ganhar dinheiro com isso.

Esta poderá ser uma das coisas mais difíceis de assumir no início da sua experiência como investidor, mas revela humildade e diz tudo: “Todos cometemos erros!”. Depois de vários anos dedicados a investir dinheiro, é preciso reconhecer os pequenos e grandes erros, que revelaram ser um mau investimento e ajudaram a melhorar a sua estratégia.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Erros mais comuns dos Investidores

Com o simples objetivo de animar os iniciantes na Bolsa de Valores, de forma a estarem preparados, pois neste mercado financeiro também é preciso estar preparado para perder ou pelo menos, esperar mais alguns meses para ver os ganhos das suas escolhas, aqui ficam alguns dos erros mais comuns, para o qual você deve estar bem preparado:

  • Comprar ou Vender ações precipitado – Todo o começo requer um pedaço de preparação técnica e uma análise cuidada. Realizar os seus primeiros investimentos suportados em rumores interessados em lucros elevados e rápidos, ou só porque o seu amigo ganhou bastante dinheiro em pouco tempo, é muitas vezes um erro de principiante.
  • Não escolher a Corretora certa – Você precisa de comprar e vender ações em uma ou mais Bolsas de Valores de vários países e para isso precisa de escolher um intermediário financeiro – conhecido como Corretora ou Broker. Se não escolher a Corretora certa, além de pagar bastante dinheiro em comissões, poderá ser um problema para os seus investimentos. Encontre uma boa Corretora com custos e comissões baixas, de forma a obter o máximo de retorno.
  • Não medir a sua capacidade de risco – Cada investidor é diferente. Quando o mercado inicia uma tendência altista e as ações começam a valorizar bastante, a nossa capacidade de risco é quase infinita e por isso, um ganho de 15%, 20% ou 25%, por exemplo, pode ser uma das coisas que mais lhe atrai. O problema aparece quando a tendência muda bruscamente para baixista começam a diminuir os seus ganhos ou começa a obter menos-valias, que passam a perdas de 10% ou mais, fazendo com que o investidor fique assustado e comece a vender as suas posições, mesmo perdendo dinheiro.
  • Mudar de estratégia por oscilações pontuais – A sua estratégia de compra e venda de ações deve ter em conta as suas necessidades e recursos, de forma a saber quando deverá entrar, onde colocar um stop loss e ao mesmo tempo aprender com esses erros.
  • Aprender a perder na Bolsa de Valores – Esta é a lição mais dura e segundo muitos investidores de sucesso, é uma das mais importantes. Devemos conhecer que nos mercados financeiros apenas ganham cerca de 10% a 15% dos investidores, pelo que por simples contas, é possível compreender que cerca de 85% a 90% vão perder dinheiro.

É preciso estar preparado para investir na Bolsa de Valores, ao saber escolher as ações de empresas com futuro, mas também estar preparado para um investimento a longo prazo. Já aconteceu com muitos investidores profissionais, como Warren Buffet, entre outros, que compraram ações e começaram logo a perder dinheiro, no entanto foram mais fortes e souberam aguardar o tempo certo para um ano depois ou mais, ver o seu investimento compensar e duplicar o dinheiro investido.

Os mercados financeiros são o termómetro da economia, e por isso em algumas situações as ações estão a subir, enquanto noutras situações estão a descer. Por essa razão, é importante saber quando comprar e diversificar a carteira de investimentos.