Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Onde Colocar o STOP LOSS?

Onde Colocar o STOP LOSS

Aprende como colocar o stop loss, para parar perdas. Evita falsas inversões ou usar um stop loss demasiado justo. Todos os investidores devem fazer isto!

A Bolsa de Valores é sem dúvidas, um dos melhores investimentos a longo prazo, no entanto, para superar a performance do mercado, é necessário ter uma boa gestão de risco. Para estar preparado para as correções ou um Bear Market, deves sempre ter um stop loss, para parar perdas e evitar manter ações que podem não ser mais um bom investimento, pelo menos para já. Mais tarde podes comprar as mesmas ações e talvez até consigas um bom “desconto” na ação.

Mais vale perder alguns euros, do que ver as perdas a aumentar!

Para ações de muito longo prazo não uso um stop loss, porque as correções são normais. Mas, para outras ações, costumo usar. Como recebo muitas mensagens no formulário de contacto, no facebook ou no instagram @investirnabolsa sobre onde colocar o stop loss, neste artigo vou explicar e mostrar vários exemplos sobre onde deve estar o stop loss, os erros mais comuns e como evitar perdas maiores, para vender as ações em último caso.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Como Investidores Experientes usam o Stop Loss?

Eu já invisto na Bolsa há vários anos e uma coisa importante que tenho para partilhar contigo, é que nunca deves ter medo ou hesitar no momento de vender ações que não são mais um bom investimento. NÃO FIQUES AGARRADO A PERDEDORES. É melhor perder alguns euros, do que esperar, esperar e esperar… e acabar por ver as perdas a aumentarem ainda mais.

Eu sei que ás vezes é difícil, mas é o pior dos males. Mas, tens que ter cuidado. Existem quedas que não são mais do que correções normais e por isso, tens de saber onde o stop loss deve ser colocado, para não vender ações por um erro que pode custar uma oportunidade falhada. Se estás a perder dinheiro com uma ação com potencial, talvez o melhor a fazer é comprar mais ações para baixar o break-even.

Protege os teus investimentos e agarra as oportunidades!

Uma das vantagens de investir na Bolsa de Valores, é que não precisas de estar sempre certo.

comprei ações que pareciam ser um bom investimento, mas acabaram por ser o contrário e assim que atingiu o stop loss, foram vendidas automaticamente as ações – com uma pequena perda ou lucro. Na maior parte dos casos, se eu tivesse mantido as ações, estaria agora com uma perda enorme.

Apesar de ter vendido essas ações com perdas, como deixo os meus lucros a crescer, no total fiquei positivo. O que interessa é o total, maus investimentos acontecem e o stop loss vai te ajudar a limitar as perdas.

Mas, o que é o stop loss? É uma ordem que permite vender as ações se caírem abaixo do valor definido no stop loss. Faz parte da gestão de risco de qualquer investidor.

Por exemplo, se a ação X custa 20 dólares e tens um stop loss a 15 dólares, se chegar a 14 dólares, a plataforma vende automaticamente a ação a 15 dólares ou ao melhor preço.

É impossível estar sempre certo. Nem os melhores investidores ganham sempre. Se algum investidor disser que nunca perdeu dinheiro, está a mentir.

Para que as tuas perdas sejam pequenas e os teus lucros enormes, recomendo sempre a comprar ações baratas, porque assim podes usar um stop loss mais “apertado”. Desta maneira, estás a arriscar pouco para um potencial de ganho muito superior.

Além de usar o stop loss, como parte da tua gestão de risco também deves incluir a diversificação. Deves diversificar o teu capital por ações de várias empresas, porque existem tantas oportunidades que ás vezes, o inesperado acontece. Tem atenção para não exagerar.

O stop loss tem três vantagens:

  1. Limitar perdas
  2. Proteger ganhos
  3. e vender ações que estão a fazer novos mínimos, para comprar mais barato alguns dias ou semanas depois.

Tens que tirar o máximo proveito desta ferramenta que vai fazer toda a diferença entre ganhar e perder dinheiro.

O stop loss associado a uma estratégia de investimento sólida, como investir em apresentações de resultados ou em grandes marcas que continuam a crescer, é o que te vai ajudar a obter bons resultados na Bolsa.

Exemplos de onde colocar o Stop Loss

Como nem todas as ações são iguais e depende também do teu objetivo de investimento, abaixo vou deixar vários exemplos sobre onde deves colocar o stop loss, quais as razões e o que deves fazer.

Aqui no blog investir na Bolsa, como o foco é investir em ações e manter durante várias semanas, meses ou anos, deves ter sempre em consideração o gráfico 1D (1 dia), onde cada vela japonesa significa um dia de negociação da Bolsa de Valores. No caso de investir em penny stocks, o mais importante são os gráficos 1M, 5M e 1D.

Depende sobretudo do tipo de ação e horizonte do investimento.

Para mostrar os vários exemplos, vou usar screenshots do programa TC2000. É o programa que uso diariamente para acompanhar a cotação das ações (e dos penny stocks).

Por exemplo, para uma das ações de canábis favorita de muitos investidores, a Tilray (NASDAQ:TLRY), o teu stop loss deve ser colocado logo abaixo do último mínimo mais recente, no gráfico de 1D. Como é possível ver no gráfico, sempre que a cotação chega ao suporte (o último mínimo mais recente), acaba sempre por quebrar e cai 15-20%.

Gráfico das ações Tilray

No caso de estares a pensar em comprar ações de empresas ligadas ao mundo da canábis, compra sempre perto do último mínimo e coloca um stop loss justo, logo abaixo. Se quebrar, o teu risco é pequeno.

Analisando o gráfico das ações da Nike (NYSE:NKE), o teu stop loss deve estar abaixo dos 66 dólares, porque a zona entre 66,28 dólares e os 70,57 dólares, é uma zona de suporte.

Gráfico das ações Nike

Para as ações da Tesla (NASDAQ:TSLA), é possível encontrar vários suportes importantes a curto e médio prazo. Desde o início de 2017 que as ações negoceiam entre um range, com um padrão ping-pong. Sempre que chega perto de um dos dois suportes principais, volta a inverter a direção.

Gráfico das ações Tesla

Enquanto não conseguir quebrar os 244 dólares ou romper acima dos 389 dólares, vai continuar com este padrão. Ao desenhar as linhas de suporte e resistência no gráfico, podes ver que a ação respeita as linhas.

Para as ações da Apple (NASDAQ:AAPL), com todas estas quedas tenho que usar o gráfico de 1W, onde cada vela é equivalente a uma semana, para poder encontrar os suportes mais importantes. A zona dos 145 dólares é um suporte importante, onde a ação tocou em 2017 e no início de 2018. Se quebrar, pode fazer novos mínimos.

Gráfico das ações Apple

O teu stop loss deve estar sempre entre os 142,90 dólares.

Para escolher um valor para stop loss, deves ter sempre em conta o tipo de ação, os últimos mínimos, analisar como a ação reagiu sempre que tocou nesse valor e qual é o horizonte do teu investimento.

Para analisar gráficos gosto de usar e recomendo o programa TC2000, mas no caso de não quereres pagar pelo programa, tens alternativas grátis disponíveis, como o TradingView ou o Yahoo Finance. Protege as tuas posições.

Bons investimentos!

1 Comentário

Joaquim Silva

Agosto 8, 2021

Muito didático o vosso conteúdo,
Estou estudando como negociar ações , mas o mercado e muito técnico.
mas eu chego lá .rs

Responder

Deixar comentário