O que são as Ações FAANG? Devo Comprar, Vender ou Manter?

Ações FAANGDescobre o que são as ações FAANG e porque são importantes. Existem investidores a usar as FAANG, para comparar performance do S&P500 e de outros investimentos. Está na hora de comprar, vender ou manter?

Mesmo que nunca tenhas ouvido falar das ações FAANG, o mais certo é que conheças quais são estas cinco ações. A sigla FAANG é uma referência ás ações do Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Alphabet (esta última ação é representada por um G, porque antes era conhecida por Google). Como estas cinco empresas são uma referência no setor de tecnologia, deram um retorno espetacular aos seu investidores e têm um peso enorme na Bolsa de Valores, são muito mais importantes do que pensas.

Ações comuns dão lucros extraordinários!

Nos últimos cinco anos, as ações FAANG tiveram um retorno de 41,6% por ano em média, enquanto o índice S&P 500 obteve um retorno de 15,8% por ano em média. Caso não saibas, o S&P 500 (ou Standard & Poor’s 500) é o índice composto pelas quinhentas ações mais importantes cotadas nas Bolsas de Valores NYSE e NASDAQ. A esta altura já deves ter percebido a sua importância.

Devo Comprar, Vender ou Manter as ações FAANG?

As ações FAANG são um bom investimento e por diversas vezes apareceram (e continuam a aparecer) nas minhas escolhas para investir na Bolsa, mas como já disse aqui no blog e vale a pena falar novamente, deves diversificar. Diversifica os teus investimentos por várias ações, de diferentes setores!

Os investidores inteligentes diminuem os riscos e aumentam os lucros, ao diversificar por vários setores e empresas. Existem várias razões que fazem as ações subir ou descer, mas quando não existem novas notícias, as ações costumam seguir o “sentimento” do setor ou das suas congéneres.

Não podes estar “refém” de um só setor!

Todas juntas, as ações FAANG correspondem a 1% do índice S&P 500, que inclui as 500 maiores empresas cotadas nas Bolsas Americanas NASDAQ e NYSE.

Apesar das correções e da especulação que estamos numa bolha, as ações FAANG vão ser sempre um bom investimento. Mas, existem algumas coisas que deves saber para investir e não perder dinheiro.

A minha estratégia é investir em ações lucrativas, com produtos e serviços que podem gerar milhões de dólares em lucros. Cada novo produto / serviço do Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Alphabet pode significar mais lucros.

Mas, como maximizar os lucros e saber quando devo comprar ações FAANG, vender ou manter?

Esta é uma dúvida muito comum, que vou explicar de uma forma simples. Isto é o que tens de saber:

  • Comprar? Se queres comprar ações, a melhor maneira de o fazer, é esperar pelas quedas e investir. As correções trazem oportunidades. Nunca compres em máximos. Se o valor da ação está entre 30% a 10% do máximo das 52 semanas, pode ser uma boa oportunidade.
  • Vender? Pode ser a altura de vender as ações quando chegou ao máximo das últimas 52 semanas. Tens aqui 8 boas razões para vender ações.
  • ou Manter? Se ações ainda não chegaram ao máximo das últimas 52 semanas ou nos últimos dias saíram bastantes notícias positivas, talvez seja melhor esperar. Não deves ter pressa.

Apesar das ações FAANG movimentarem-se de acordo com as notícias, os problemas, o sentimento do setor e oportunidades, o máximo das últimas 52 semanas é um valor importante. Se as ações ultrapassarem esse valor, podemos ter uma “explosão” no preço das ações.

Com as alterações no Google Finance, agora recomendo o Yahoo Finance (finance.yahoo.com) para acompanhar ações americanas.

O valor máximo e mínimo das últimas 52 semanas é bastante importante, por isso, deves usar como base para tomar decisões de investimento, não só para as ações FAANG, como para todas as ações.

Gráfico do Yahoo Finance para as ações do Facebook (NASDAQ)

Para saberes qual foi o valor mínimo e máximo das ações nas últimas 52 semanas, basta abrir o Yahoo Finance e pesquisar pela empresa. Na página da ação, vai aparecer todas as informações. Desde o intervalo de preços das últimas 52 semanas, o gráfico, a estimativa a 1 ano, entre outros dados.

Bons investimentos!