Stock Split – O que é? Quais as Vantagens?

Stock splitSaiba o que é o Stock Split e quais as vantagens. Descubra porque várias empresas tomam esta decisão. Leia mais!

O stock split é uma medida tomada pela empresa, onde os acionistas da empresa recebem mais ações a um preço mais baixo, mas em grande quantidade. Basicamente, o número de ações aumenta, mas o seu investimento continua o mesmo. Existem várias razões e vantagens para tomar esta decisão, que vamos ver neste artigo.

Existem várias pessoas que acreditam que esta decisão tem efeito no valor da empresa, mas não é verdade. Se uma empresa tem uma capitalização de mercado de 50 milhões de euros, cada ação vale 100 euros e você tem 200 ações, então um stock split de 2-para-1 vai aumentar o número de ações para 400. O seu investimento vai continuar igual em 20 mil euros, mas agora vai ter o dobro das ações que tinha antes, e cada uma delas agora vale metade. O valor da empresa continua em 50 milhões de euros.

Guia completo sobre Stock Split

O stock split ou divisão de ações, em português, é um evento corporativo que aumenta o número de ações em circulação da empresa, ao dividir cada ação em duas ou mais ações, resultando na diminuição do seu preço – de acordo com o número de ações. Contudo, como disse anteriormente, o valor de capitalização de mercado continua o mesmo, como se tiver uma nota de 100€ e trocar por duas notas de 50€.


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Por exemplo, vamos imaginar que as ações da empresa X valiam 40 euros e existiam 10 milhões de ações em circulação, o que dá uma capitalização de mercado de 400 milhões de euros (40€ x 10 milhões de ações). A empresa X tomou a decisão de realizar um stock split de 2-para-1. Por cada ação que os acionistas têm, vão receber uma ação adicional, depositada diretamente na conta de cliente da sua corretora. Agora tem duas ações por cada ação que detinham anteriormente, mas o preço das ações foi reduzido para metade, ou seja, passou de 40€ para 20€.

Os stock splits mais comuns são, 2-para-1, 3-para-2 e 3-para-1. A maneira mais fácil de determinar o novo preço das ações é através da divisão entre o valor da ação com o rácio de split. No nosso exemplo, você tem que dividir 40€ por 2 e vai descobrir que o novo preço de negociação das ações é de 20€. Se fosse escolhida a divisão de 3-para-2, fazíamos o mesmo cálculo: 40/(3/2) = 26,6€

O contrário também é válido. Ou seja, também é possível ter um reverse stock split: onde o 1-para-10 significa que, por cada 10 ações que tem, você recebe uma ação. Se tiver 100 ações e cada ação estiver cotada a 1€, depois de realizar um reverse stock split com um rácio de 1-para-10, no fim você vai ficar com 10 ações e cada ação vai valer 10€. Esta decisão é tomada normalmente em ações que valem cêntimos.

Vantagens do Stock Split

  • Ações mais atrativas – Assim que o preço das ações valoriza cada vez mais, alguns investidores sentem que o preço é demasiado alto para comprar ações, ou os pequenos investidores podem pensar que são inacessíveis. A primeira razão tem a ver com a psicologia do investidor. Ao fazer o stock split, o preço de cada ação é menor e torna-se mais atrativa. Apesar do valor da empresa não diminuir, ações com um preço mais baixo podem afectar a maneira como os investidores olham para essa ações e vai incentivar ao aparecimento de novos investidores.
  • Mais liquidez – Com um maior número de ações em circulação, existe mais liquidez disponível no mercado. Isso quer dizer que, comprar e vender ações torna-se mais fácil.
  • Menor investimento – Muitas pequenos investidores diversificam o seu investimento a atribuir, por exemplo, 5 mil euros, mil euros ou outro valor, para cada vez que comprar ações. Desta forma, se cada ação vale 600 euros e só quer investir 1000 euros, isso significa que só irá conseguir comprar uma ação ou teria que investir 1200 euros, para compensar o investimento. Se a empresa realizar um stock split de 6-para-1, as ações vão estar mais atrativas e assim poderá investir 1000 euros para comprar 10 ações.

Empresas como a Apple, MasterCard, Google, entre outras, já usaram esta estratégia para tornar as suas ações mais atrativas, de forma a conseguir mais investidores interessados.

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