Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

O que é o Efeito Janeiro na Bolsa de Valores?

O que é o Efeito Janeiro na Bolsa de Valores

Descobre o que é o Efeito Janeiro. Isto explica porquê o primeiro mês do ano, costuma ser um dos melhores meses para a Bolsa de Valores. É um mês cheio de oportunidades!

Para muitos novos investidores não é segredo que os meses de novembro, dezembro e janeiro costumam ser os melhores meses do ano em termos de ganhos e oportunidades na Bolsa de Valores, mas poucos sabem explicar porquê. Por isso, hoje decidi explicar qual é a razão, para que possas estar preparado e antecipes esta oportunidade.

Aproveita os melhores meses da Bolsa de Valores!

É fácil de explicar porque novembro e dezembro são bons meses. A Black Friday, o Natal e o Fim-do-ano, fazem com que as pessoas gastem dinheiro e mexe bastante com os lucros de muitas empresas cotadas na Bolsa. Existem várias empresas, que vendem o mesmo ou mais nestes dois meses, do que no resto do ano. Daí serem meses bastante importantes e que os investidores mais experientes aproveitam. Mas… e janeiro? Vou explicar também, porque razão sobe e não podes ignorar.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Razões Porque Janeiro Costuma ser um Bom Mês

Janeiro é sem sombra de dúvidas um bom mês, mas deves diversificar. Digo isto porque em janeiro existem alguns setores que costumam ter uma pior performance, enquanto outros setores costumam ter uma melhor performance. Não podes depender de só de uma ou duas empresas. Diversifica os teus investimentos!

Investir na Bolsa de Valores é muito mais do que comprar ações e vender. É possível fazer só isso, mas para obter mais ganhos e encontrar boas oportunidades, é preciso saber como funciona a Bolsa para entender as razões porque as ações sobem ou descem, quando comprar, entre outras coisas.

Entende como funciona a Bolsa e os seus padrões!

Uma coisa que todas as pessoas têm que fazer, é PAGAR IMPOSTOS.

É certo que umas pessoas pagam mais impostos do que outras, mas todas as pessoas pagam impostos. O que ninguém disse, é que não é possível pagar menos impostos, do que aqueles que deverias pagar.

Não. Não vou falar sobre as estratégias que os gurus dos impostos usam para fazer com que milionários, paguem pouco ou nada.

Os impostos são como um jogo. Tens de saber as regras do jogo!

Vou falar sobre impostos e a Bolsa de Valores, para explicar como isso cria o Efeito Janeiro.

Lê atentamente e volta a ler, para não ficares com dúvidas.

Se fazes o IRS, sabes que todos os anos em abril tens que declarar os rendimentos obtidos no ano anterior. Por exemplo, em abril de 2018 tiveste que fazer o IRS 2017, onde tiveste que declarar o teu rendimento, recibos verdes, despesas, ganhos na Bolsa… de janeiro a dezembro de 2017.

A esta altura já deves saber que os ganhos obtidos na Bolsa estão sujeitos a um imposto de 28%. Mas, os investidores mais experientes são muito mais espertos. Fazem um bom planeamento fiscal.

O que os investidores experientes fazem, é fechar posições com perdas antes do dia 31 de dezembro para voltar a comprar as mesmas ações em janeiro do ano seguinte.

Ao fechar posições com perdas, estão a diminuir os ganhos totais, o que significa que vão pagar menos impostos e podem comprar as ações mais barato.

Investidores experientes sabem as regras do jogo.

Esta é uma das razões porque as ações costumam subir bastante em janeiro, mas existe ainda outra razão… os resultados financeiros e o dinheiro que restou do Natal.

Não é nenhuma novidade que a Black Friday, o Natal e o Fim-do-Ano são bons para as empresas aumentarem as suas vendas, mas se a empresa conseguir melhores resultados do que o esperado, pode explodir e criar uma forte tendência positiva!

👨‍🚀 👨‍🚀

Todas as empresas cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA têm que apresentar resultados todos os trimestres. A data de apresentação de resultados varia consoante a empresa, mas é obrigatório apresentar os resultados. Se os resultados e o guidance para o próximo trimestre for positivo, então as ações vão subir muito mais do que o esperado.

É comum no início do ano, os investidores usarem também o dinheiro que sobrou das prendas de Natal, bónus ou subsídio de natal para comprar ações.

Para terminar, o sell-off em dezembro por causa de impostos, os resultados financeiros e o dinheiro extra que sobrou são os responsáveis pelo Efeito Janeiro. Poderão existir outros eventos que irão fazer a Bolsa valorizar, mas estes são os principais associados a janeiro.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Deixar comentário