Investir na Bolsa de Valores, Raize ou Portugal Crowd

Onde investir dinheiroQual é o melhor investimento: Bolsa de Valores, Raize ou Portugal Crowd? A minha opinião sobre estes dois investimentos alternativos. Será que vale mesmo a pena?

Numa altura em que os juros dos Depósitos a Prazo estão próximos de 0%, os Certificados do Tesouro continuam a cair e praticamente todos os investimentos com retorno garantido pagam uma “miséria”, está na hora de buscar alternativas. Não podes perder mais tempo, porque essa “miséria” é inferior à inflação. O dinheiro não está a crescer!

Esta é a altura certa para procurar maneiras de investir dinheiro.

Onde investir dinheiro? Existem muitas alternativas e na minha opinião comprar ações é dos melhores investimentos nos dias de hoje. Existem vários estudos que provam que a longo prazo são o melhor investimento. Por isso, chegou a altura de comparar as diferenças entre Investir na Bolsa de Valores, Raize ou Portugal Crowd. Vou falar sobre estas maneiras de investir dinheiro, vantagens, desvantagens e qual é o melhor investimento.

As Diferenças entre Investir na Bolsa, na Raize e na Portugal Crowd

Nos dias que correm, existem 1001 maneiras de investir dinheiro. Uns investimentos são mais rentáveis do que outros. É certo! Mas, a escolha é bem grande e é possível conseguir um retorno interessante. Por exemplo, no caso de investir na Bolsa, quem investiu dinheiro nas ações da Netflix em 2015, um ano depois tinha conseguido um retorno de 129,4%.

Existem vários exemplos do retorno de investir na Bolsa. Podes ver o retorno de investir em 2016 ou o retorno de investir em 2006 e vender as ações 10 anos depois.

Todos os Portugueses que investem em Depósitos a Prazo desde 2016 não estão a ganhar dinheiro, estão a perder menos dinheiro.

Uma alternativa que alguns pequenos investidores estão a usar é, investir dinheiro em empréstimos na Raize ou na Portugal Crowd. Mas, será que é mesmo um bom investimento?

Analisando muito rapidamente, parece melhor do que os Depósitos a Prazo, no entanto, existem coisas que deves saber antes de arriscar dinheiro neste segmento de empréstimos coletivos, que te vão ajudar a perceber as razões porque investir na Bolsa.

A Raize e a Portugal Crowd são duas plataformas nacionais de empréstimos coletivos – mais conhecido por crowdlending no estrangeiro. Ajudam a financiar projetos ou a aquisição de imóveis, ao ligar as empresas ou compradores de imóveis a pessoas interessadas em emprestar dinheiro em troca de uma taxa de juro mais atrativa.

Por outro lado, quem recebe o empréstimo paga uma taxa de juro menor, do que se pedisse o dinheiro emprestado ao Banco.

Ao contrário da Bolsa de Valores, o investidor que emprestou dinheiro nunca se torna num acionista. Se não entendes nada sobre a Bolsa de Valores, deves ler o artigo sobre como funciona a Bolsa.

A Raize é uma plataforma de empréstimos coletivos direcionada para empresas que necessitam de empréstimos.

Por outro lado, a Portugal Crowd é uma plataforma de empréstimos coletivos direcionada para pessoas interessadas em comprar imóveis.

Sites Raize e Portugal Crowd

Através do site da Raize (www.raize.pt) ou da Portugal Crowd (www.portugalcrowd.pt) podes encontrar mais informações e ver as oportunidades de investimento disponíveis.

Para poderes decidir qual é o melhor investimento e o mais rentável, vou falar abaixo das vantagens e desvantagens de cada um dos investimentos.

Vantagens

A vantagem de investir na plataforma Raize e Portugal Crowd, é o conceito de emprestar dinheiro a empresas ou particulares e pagarem um juro, em vez de ser ao Banco. Ambas as plataformas tentam selecionar as opções com menos risco. A taxa de juros (TANB) prometida situa-se entre os 4 a 8,5%.

As vantagens de investir na Bolsa, são: o retorno variável possível alcançar, centenas de oportunidades em várias Bolsas de Valores, fácil de investir e a possibilidade de vender as ações a qualquer momento.

Desvantagens

As desvantagens de investir nas plataformas Raize e Portugal Crowd, são: poucas oportunidades, rácio risco/retorno pouco atrativo, retorno baixo, não é possível retirar o dinheiro antes de acabar e risco de perder caso a empresa entre em falência/não pague.

As desvantagens de investir na Bolsa, são: o risco, as comissões de algumas absurdas cobradas por Bancos ou algumas corretoras.

Qual é o melhor investimento?

Concluindo, o melhor investimento é mesmo a Bolsa de Valores. Apesar do risco e de não saberes o valor fixo que podes ganhar através do teu investimento Bolsa, existem várias vantagens. Se investires em boas empresas, o probabilidade de ganhar dinheiro é muito alta.

Na Bolsa de Valores podes conseguir um retorno maior do que os Depósitos a Prazo, Certificados do Tesouro ou até mesmo ganhar muito mais do que investir na Raize ou Portugal Crowd. O melhor de tudo, é que podes vender as ações a qualquer altura e existem centenas de oportunidades.

Bons investimentos!

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.