Investir em Depósitos a Prazo ou Investir na Bolsa de Valores?

Investir dinheiro em Depósitos a Prazo ou Bolsa de ValoresPára de cometer o erro típico de investir dinheiro só em Depósitos a Prazo. Investe na Bolsa para aumentar retorno das tuas poupanças. É a melhor estratégia!

Investir dinheiro só em Depósitos a Prazo, Contas Aforro e Obrigações, é o erro típico da maior parte dos investidores. Uma carteira de investimentos para gerar um bom retorno a longo prazo de uma forma consistente, precisa de ser diversificada. Comprar e vender ações devia estar na lista de investimentos.

Ora vejamos, se só tens dinheiro aplicado em Depósitos a Prazo, Contas Aforro, etc, a esta altura a tua “carteira” não está a produzir um retorno aceitável, para as tuas poupanças. Por cada 1.000€ em Depósitos a Prazo deves estar a receber em média cerca de 6€ por ano. Claro, a não ser que tenhas aplicado o dinheiro num depósito com uma duração de 5 anos, que deve estar próximo a expirar!

A Minha Estratégia para Ganhar Dinheiro a Longo Prazo

Há muitos anos que coloco uma parte das minhas poupanças em Depósitos a Prazo e numa Conta Aforro. É um hábito de poupança que tenho, que comecei muito cedo a fazer e está a funcionar muito bem. Todos os anos vejo o capital a crescer. Afinal não tem risco e sabe bem ter sempre mais alguns euros na conta

Sim! Deves investir em Depósitos a Prazo, mas não cometas o erro de não diversificar.

Mas, tudo mudou. A economia sobe e desce, é as taxas de juro também. Muito tempo antes destas quedas absurdas e muito fortes na taxa de juro de remuneração dos Depósitos, decidi-me por investir dinheiro a comprar e vender ações.

Infelizmente Portugal ainda está alguns anos atrás de muitos países desenvolvidos, que incentivam as pessoas a poupar e investir dinheiro.

Até hoje tudo tem corrido bem. Ainda bem. Lembro-me como se tivesse sido ontem. As primeiras ações que comprei, foram as ações da Microsoft (NASDAQ:MSFT) . Fiquei tão entusiasmado. Correu tão bem que comprei e vendi 2 dias depois, com um retorno de 5%.

Não foi fácil começar, mas a cada investimento que fiz, fui ganhando mais experiência. Evoluí bastante como investidor. No início usei o simulador de Bolsa para aprender a investir e li livros de Bolsa para entender alguns termos.

O segredo para a minha conta subir de forma consistente todos os meses, é diversificar o capital que tenho entre vários investimentos. Atualmente tenho o meu capital diversificado desta maneira:

  • 25% em ações;
  • 25% em certificados de aforro / obrigações;
  • 50% em depósitos a prazo.

Ao diversificar o capital disponível por Depósitos a Prazo, uma conta Aforro, Obrigações e Ações, estou a garantir que a minha conta bancária vai crescer, de uma forma consiste. Ora vejamos:

  • Depósitos a Prazo – No fim da data do depósito a prazo recebo o dinheiro aplicado + retorno. Não tem risco.
  • Conta Aforro – É parecido aos Depósitos a Prazo, só que não tem prazo, paga três em três meses, podes reforçar a conta com mais dinheiro ou retirar dinheiro. É flexível.
  • Obrigações – As Obrigações são como se fossem um empréstimo a uma empresa, Clube ou País. Em Portugal, as Obrigações mais populares são as Obrigações do Tesouro Nacional.
  • Ações – Podem ser vendidas a qualquer altura. Existem ações que pagam dividendos, pelo que pode ajudar a produzir retornos maiores e consistentes.

Além dos investimentos acima, também podes ter outros investimentos. Podes investir em imóveis, investir num negócio próprio, franchising, etc. Existem várias maneiras de investir dinheiro.

Como comprar ações ainda hoje?

Se és novo nesta coisa de investir dinheiro na Bolsa de Valores, está na hora. Abaixo deixo os passos que deves seguir. Desde como abrir uma conta de negociação, a melhor corretora e como comprar ações que vão mudar o teu futuro.

Segue os passos:

  1. Abrir uma conta de negociação numa corretora de Bolsa. Eu tenho conta na Orey iTrade e na DeGiro. Uso e recomendo a DeGiro por causa das comissões low-cost. As comissões vão fazer toda a diferença no teu investimento..
  2. Depositar dinheiro na tua Conta de Negociação (ou Home Broker, como se diz no Brasil). Depois de escolher a corretora, é altura de depositar dinheiro na conta de investimento. O meio mais usado é transferência bancária, mas a corretora pode disponibilizar outras meios de depósito.
  3. Comprar ações. Com o dinheiro disponível na tua Conta de Negociação, está na hora de aceder à plataforma de negociação da corretora, procurar pelas ações e investir. Procura pelo nome ou símbolo das ações que queres comprar. Por exemplo, para comprar ações da Nike, deves procurar por Nike ou NKE.

Caso ainda estejas confuso sobre o que é e como funciona a Bolsa, não tem problemas. Dá um passo de cada vez, que vais conseguir.

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.