Investi mais de 2.450€ em vários empréstimos. Vou partilhar contigo o que aprendi. Como investir, fugir de maus investimentos, fazer o dinheiro crescer e os impostos.
Depois de ter falado pela primeira vez sobre a Raize, em março, chegou o momento de revelar a minha conta Raize e tudo o que eu aprendi com este investimento, para te ajudar a decidir se vale a pena ou não investir dinheiro na Raize ou em plataformas de Crowdfunding. Atenção, isto não é um artigo pago pela Raize!
Diversifica os teus investimentos e faz o dinheiro crescer!
Com os Depósitos a Prazo ainda mais próximos de 0%, nestes últimos meses estive a reorganizar os meus investimentos, para que os lucros subam ainda mais, do que antes. A plataforma de crowdfunding Raize é uma das alternativas aos Depósitos a Prazo que recomendei e onde invisto dinheiro. Também estou a diversificar o dinheiro, por outros investimentos, mas hoje o assunto é sobre a Raize.
Tudo o que deves ficar a saber sobre investir dinheiro na Raize
Nos dias de hoje existem dezenas de investimentos disponíveis. Uns melhores do que outros, é certo. Por essa razão, deves saber como investir na Raize, quais as razões para investir, diferenças com investir na Bolsa e os riscos. Ao saber isto, poderás tomar uma decisão acertada.
Eu gosto de ver a minha Conta Bancária crescer. Quem é que não gosta! Mas, encontrar um investimento com um bom retorno, subtraindo a inflação, não é assim tão difícil como poderás pensar.
Analisa o risco / retorno antes de investir!
Mesmo que tenhas encontrado um investimento com um retorno aceitável, deves sempre diversificar os teus investimentos, para tentar obter o máximo pelo teu dinheiro. Deves colocar o dinheiro a trabalhar, para o dinheiro fazer dinheiro de forma inteligente.
Em março de 2017 comecei a investir na Raize.
Como os Depósitos a Prazo estão próximos de 0%, sem contar com a inflação, porque se contarmos com a inflação quem aplica dinheiro em Depósitos a Prazo está de certeza a perder dinheiro. É a verdade. Muitas pessoas infelizmente não sabem.
Comecei a investir na Raize e Housers, como uma alternativa aos Depósitos a Prazo. Embora tenha o seu risco, que vou falar mais abaixo, faz todo o sentido diversificar o dinheiro.
Mês após mês fui depositando dinheiro e a reinvestir os juros + capital recebidos dos empréstimos coletivos que já estavam a pagar o retorno, em novas oportunidades. Estou a aplicar a estratégia dos Juros Compostos, para ganhar juros sobre juros.
Dessa forma, vou multiplicar o dinheiro. Esta é a minha conta Raize.
Não investi muito dinheiro na Raize, porque o meu foco é a Bolsa de Valores e o risco / retorno é mais favorável. Investi para diversificar e testar esta maneira de investir dinheiro online.
Só dessa maneira poderia ter uma opinião formada, sobre se vale a pena ou não.
Vantagens
- Várias oportunidades disponíveis com uma taxa de juro entre 5% a 9%
- Divulgados dados financeiros das empresas, para tomar uma decisão e não investir no “escuro”
- Possível investir a partir de 20€
- Com o crescimento do site raize.pt, de segunda a sexta são publicadas mais oportunidades de investimento
- Possível depositar dinheiro na conta Raize por Transferência Bancária ou Referência Multibanco
- Os investidores recebem todos os meses juros + capital, podendo reinvestir e aumentar os ganhos
- Empréstimos com garantia pessoal, para minimizar o risco
- Não existem comissões escondidas
Desvantagens e Riscos de investir na Raize
- Risco de perder todo o dinheiro investido no empréstimo, caso a empresa a quem foi concedido o empréstimo fique com dificuldades em pagar ou entre em falência
- Risco / retorno elevado em algumas oportunidades
- Depois de aceite a tua licitação, demora em média 1 mês ou mais até o dinheiro ser emprestado à empresa e ainda mais dias para receberes a primeira prestação juros + capital
Investir na Raize ou na Bolsa de Valores?
Como disse acima, prefiro investir na Bolsa a investir na Raize, mas invisto por questões de diversificação. De certeza que já deves ter ouvido falar que “nunca deves colocar todos os ovos, no mesmo cesto“.
Chegou o momento de comparar entre investir na Bolsa de Valores e investir na Raize, para tomares a melhor decisão para ti:
- Na Bolsa, é possível obter ganhos de 5%, 9%, 15% ou mais até, em semanas ou até mesmo dias. Na minha carteira de escolhas podes encontrar ações lucrativas.
- Na Bolsa, depois de comprar ações podes começar imediatamente a lucrar. Não é necessário esperar 2 meses, para ver o dinheiro crescer.
- Na Bolsa, podes encontrar centenas de oportunidades para investir dinheiro. Podes investir em ações de empresas cotadas em Portugal, Espanha, França, EUA e muitos outros países. Na Raize, as oportunidades são bastante limitadas.
- Na Bolsa, podes vender as ações a qualquer momento e retirar o dinheiro. Na Raize, tens que esperar o fim do empréstimo para ter todo o dinheiro disponível.
- Na Bolsa, se obtiveste ganhos (mais-valias) com as ações, pagas impostos no ano seguinte (na Declaração Modelo 3 IRS). O imposto das mais-valias com ações é de 28%. Dependendo da tua declaração de IRS poderás não chegar a pagar. Na Raize, é retido na fonte os 28% sobre os juros pagos e para tentar recuperar o dinheiro, tens que fazer o englobamento dos rendimentos.
Com esta comparação de um investidor da Bolsa e da Raize, não vais ficar com mais dúvidas sobre onde investir.
Como investir nas melhores oportunidades?
A estratégia para investir dinheiro na Raize em segurança, consiste em ter atenção aos dados partilhados nas informações sobre o empréstimo. Deves sempre ler as abas empréstimo e empresa, além de verificar se existe garantia pessoal, prazo de carência e quantos dias faltam.
Na aba empréstimo podes encontrar qual é o propósito, a descrição, a razão para investir na empresa e o histórico de empréstimos. Se houver empréstimos antigos em situação irregular, deves ter cuidado.
Na imagem abaixo, na aba empresa, deves olhar para os números. Os resultados financeiros são importantes e um bom indicador, porque na aba anterior podem ter escrito maravilhas, mas os dados financeiros não mentem. O passivo (dívida) deve ter diminuído ao longo do tempo e o ativo e o capital próprio subido, junto com o resultado operacional.
Com isto, deverás ser capaz de evitar os maus investimentos e criar um investimento em empréstimos coletivos que vai crescer a longo prazo.
Como declarar os ganhos obtidos no site Raize.pt no IRS?
Como acontece com os Depósitos a Prazo, não é necessário declarar no IRS do ano seguinte os juros obtidos na Raize. Mas, existem casos em que compensa declarar na Declaração Modelo 3 do IRS o rendimento obtido, através do englobamento de rendimentos.
Próximo da data de entrega do IRS 2017, irei atualizar esta página com mais informações, sobre como efetuar o englobamento dos rendimentos obtidos com a Raize.
A esta altura já deverás ter uma opinião formada se vale a pena ou não investir dinheiro no site raize.pt. Eu vou continuar a investir, porque gosto de diversificar os meus investimentos, mas também novas formas de aplicar o meu dinheiro.
Bons investimentos!