Ganhar Dinheiro com as Quedas na Bolsa de Valores

Desvalorização AçõesSaiba como é possível ganhar dinheiro com as quedas das ações nos principais índices acionistas. Ganhe dinheiro mesmo quando as suas ações favoritas descem!

Ao contrário do que muita gente acredita, os mercados financeiros não estão sempre a subir ou a descer, os ativos financeiros movem-se de acordo com as tendências – as notícias, a situação económica do país, dados económicos ou as previsões futuras de crescimento são responsáveis por definir tendências. Ao comprar ações através da sua corretora é possível ganhar dinheiro apenas com a subida da cotação. Por essa razão muitas vezes você ouve falar em “compre baixo e venda caro”. No entanto, se agora o mercado está com uma tendência baixista ou acredita que as ações da empresa X vão descer nos próximos dias, existem várias oportunidades que pode aproveitar para obter mais-valias.

Como Ganhar Dinheiro com a descida das ações

Dentro de um dos mitos da Bolsa de Valores, muitos investidores sem experiência acreditam que quando a Bolsa cai, isso significa que todos os investidores estão a perder dinheiro, no entanto, não é bem assim. Devido à grande quantidade de produtos financeiros que as corretoras disponibilizam, hoje em dia também é possível ganhar dinheiro com a queda das ações.

O normal é associar a descida da cotação dos índices acionistas e ações como um sinal de perigo grave, que faz com que os investidores menos experientes comecem a vender ações mesmo com prejuízo. Para ganhar dinheiro com a queda das ações é possível seguir duas estratégias:

  1. Comprar ações baratas – Existem muitas empresas com potencial ou que são líderes no seu segmento de negócios, onde as ações estão bastante caras e chegaram a um ponto sobrevenda, em que muitos investidores estão a fechar posições para ganhar dinheiro. Por essa razão, o mais provável é que nos próximos dias ou semanas as ações comecem a cair bastante. Analise os gráficos dessas ações e encontre bons pontos de entrada para comprar ações e aproveite para mantê-las durante bastante tempo – se pagar dividendos ainda é mais uma razão para manter.
  2. Vendas a curto (ou Short Selling) – Esta é forma mais popular de ganhar dinheiro com a queda, que muitos investidores profissionais seguem. As vendas a curto ou Short Selling, como também é conhecido, consiste basicamente na venda de ações – sem chegar a ter – sabendo que a sua cotação vai continuar a descer, para mais tarde comprar a um preço inferior.

A cotação das ações desce porque existem muito mais vendedores do que compradores. Isso acontece por uma série de razões, no entanto as razões mais comuns são: realizar ganhos com as posições abertas e quando as ações estiverem baratas comprar novamente; notícias económicas que podem afetar o setor, o país ou a empresa; o preço das ações atingiu máximos; a empresa está com problemas financeiros; os dividendos foram cancelados; lucros abaixo do esperado pelos analistas; previsão de crescimento fraco.

Como fazer Short Selling?

Hoje em dia além de ser possível comprar ações, negociar forex e futuros através das corretoras portuguesas, também é possível investir na queda das ações através de contratos CFD, no entanto, as principais corretoras de bolsa não têm o melhor preçário. Por essa razão, recomendo que abra conta numa das seguintes corretoras para fazer short selling e ganhar com a queda das ações:

Também existem momentos em que não existem novidades e por essa razão basta um grande investidor começar a se desfazer das ações dessa empresa ou uma corretora de investimentos baixar o rating da empresa, para pressionar as ações e fazer com que a cotação desça bastante.

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.