Duas Formas de Ganhar Dinheiro com Fundos de Investimento

Tipos de Fundos de InvestimentoSaiba quais são as duas melhores formas de obter mais-valias ao investir em Fundos de Investimentos. Descubra a diferença entre os vários fundos.

Comprar e vender ações está sempre associado a um risco financeiro implícito, devido às flutuações e à volatilidade normal dos preços, dentro do funcionamento da Bolsa de Valores. Por essa razão, se você tem um perfil de investir menos arriscado ou está interessado num gestão externa do seu investimento, é preferível comprar participações em fundos de investimento. Hoje em dia são vários os fundos disponíveis, que podem estar associados a renda fixa, renda mista, renda variável, divisas, setoriais, etc. O problema está em conhecer todas as suas caraterísticas, para melhor compreender qual é o melhor investimento.

Guia para Começar a Investir em Fundos

Antes de conhecer quais as duas formas de ganhar com fundos de investimentos, é bastante importante que tenha em conta quais são os riscos e benefícios de investir em fundos e também qual o seu perfil de investidor. Basicamente os fundos podem ser divididos em duas categorias: Fundos de Distribuição ou Fundos de Acumulação.


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

Caraterísticas dos Fundos de Distribuição

  • Neste tipo de fundo são repartidos mais-valias de forma periódica – trimestral, semestral ou anual – em forma de dividendos para os participantes.
  • Normalmente são compostos por ativos financeiros de renda variável, devido à sua possível valorização futura, com um tempo de investimento a médio ou longo prazo.
  • Tem como principal vantagem o aumento de liquidez para os investidores.
  • Em termos negativos, tem como desvantagem que estão basicamente concentrados em renda variável, o que oferece um risco financeiro superior e não adequado para investidores mais conservadores.

Caraterísticas dos Fundos de Acumulação

  • Estes fundos de investimento guardam as mais-valias geradas como uma forma de aumentar o valor patrimonial do fundo, o que aumenta o seu valor de liquidação, assim como o capital acumulado.
  • São os mais conhecidos, existindo uma grande variedade de fundos com estas caraterísticas no mercado.
  • São usados para investimentos a curto e médio prazo.
  • A sua principal desvantagem é que, para obter mais-valias, é necessário vender as suas participações no fundo.

Para um investidor iniciante nunca é fácil escolher um fundo para investir o seu dinheiro por essa razão é importante comparar rentabilidades passadas, comissões e custos do fundo, perfil de sucesso da gestora, potencial de rentabilidade dos ativos que fazem parte do fundo, entre outras coisas.

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.