Fases dos Mercados Financeiros

Fases da Bolsa de ValoresSaiba quais são as fases dos mercados financeiros. Descubra qual o momento para comprar e vender ações. Siga a tendência do mercado financeiro!

Os mercados de renda variável – Bolsa de Valores e Forex – funcionam de uma forma igual à atividade económica de qualquer país ou zona económica a que estão associados e por essa razão, existem vários ciclos temporais com comportamentos claramente cíclicos. Estes momentos apresentam as melhores alturas para comprar ou vender ações, dependendo se a tendência é positiva ou negativa, pois o sentimento entre os vários investidores é que a tendência continue até a um ponto de exaustão de preços.

Investir para Obter Mais-Valias

Existem dois tipos de fases nos mercados financeiros, que são diferenciadas de acordo com o “momentum” da sua atividade económica e que podem ser muito diversas, segundo a sua expansão ou retrocesso, situação de recessão ou aumento dos lucros das empresas. Estas duas fases são chamadas de altista (bull market ou sentimento bullish) e baixista (bear market ou sentimento bearish). No momento de entrar no mercado, é importante ter em conta estas duas fases.

Na fase altista (bull market) predomina o sentimento de otimismo empresarial e financeiro, incluindo uma certa euforia investidora, elevadas taxas de retorno e subida generalizada das cotações das ações e de outros produtos associados às meses, como os fundos de investimento em renda variável ou mista.

Na fase baixista (bear market), ao contrário da fase altista, as ações perdem progressivamente valor, com um sentimento de investimento esgotado, pessimismo no futuro em termos de lucros das empresas e rápidas correções nos índices de determinados setores de atividade, que no final contagia o mercado em geral.

Além de saber analisar em que fase o mercado está, é importante saber que geralmente, a fase altista dura mais tempo nos mercados financeiros que a duração média das fases baixistas. Assim mesmo, o grau de volatilidade das fases de subida dos mercados financeiros são superiores. Para analisar o momento do mercado, recomendamos que trace uma linha de tendência para saber qual será o movimentos dos próximos dias ou semanas para o mercado.

Conselhos antes de investir

Para os investidores menos experientes no mundo da Bolsa, é importante ter em conta várias situações que poderão acontecer e que podem fazer com que tome as medidas erradas, porque não soube esperar pelo momento certo. Antes de começar a investir é importante analisar as ações e ter uma estratégia, de forma a detetar a tempo os movimentos dos mercados financeiros, que são produzidos de forma repetitiva.

Por exemplo, durante a fase altista, na fase de acumulação os investidores mais bem informados encontram-se dispostos a comprar ações a outros investidores descontentes com a descida dos preços das ações. A tendência de subida progressiva gerada faz que pouco a pouco os investidores mais inteligentes acumulem ações, na sua fase inicial.

Durante a fase baixista, os grandes investidores e os investidores que costumam usar as ferramentas de análise técnica sabem quando o mercado vai começar a cair. Com a previsão ou certeza que se alcançou um máximo excessivo e não existem mais compradores. A situação muda e entra de novo o pânico do vendedor, quando todos se dão conta que o mercado entrou numa fase baixista, com pequenos movimentos de lateralização.

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.