Cursos,

Passo 5 – Evita cometer este ERRO ao Investir na Bolsa

Investir na Bolsa de Valores, Raize ou Portugal Crowd

Deves evitar cometer este erro da próxima vez que investires na Bolsa de Valores. Descobre qual é o erro mais grave que quase todos os investidores cometem!

Neste artigo vou partilhar um segredo que vai ajudar-te muito a evitar cometer o erro que muitos investidores cometem e acabam por perder muito dinheiro. Não é ter mais dinheiro para investir, ter um QI elevado ou saber qual é o market timing que vai ajudar a ter sucesso ao investir na Bolsa de Valores. O segredo é saber controlar a tua mente!

A mente é o pior inimigo dos investidores!

A maneira como fazemos as coisas – as nossas inclinações naturais para procurar mais informação, procurar por padrões, comparar opções e até procurar por segurança – é uma boa maneira de manter-nos longe do perigo. Mas, a forma como agimos, também pode ser um grande problema quando estás a investir. Por outras palavras, o teu cérebro é a culpa de todos os erros relacionados com dinheiro.

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Qual é o erro que custou muito dinheiro a vários investidores?

Pergunta ao investidor milionário de sucesso, Warren Buffett, como este erro custou-lhe algum dinheiro. O CEO da Berkshire Hathaway admite que já cometeu esse erro nos anos 80, ao não comprar mais ações da Wal-Mart (NYSE:WMT), o que custou-lhe 10 mil milhões de dólares em lucros potenciais durante estes últimos anos.

Isto aconteceu com o investidor profissional que uma vez disse, “o Sucesso em investir não está relacionado com o QI… o que precisa é de saber controlar as emoções, o que cria muitos problemas às pessoas no momento de investir.“. Por outras palavras, o Oráculo de Omaha cometeu um erro de 10 mil milhões de dólares, porque a parte do cérebro que controla as emoções colocou-se no caminho e com o medo não investiu!

No momento de comprar ações das tuas empresas favoritas, os ingredientes para investir com sucesso, além da educação financeira, estratégia de investimento ou o tipo de empresa são: o prazo temporal e o temperamento. Aqui fica uma pequena explicação para cada um desses ingredientes importantes:

  1. Prazo Temporal – Como mencionamos no passo 1, para investir em ações recomendo que invista em empresas tendo em conta um horizonte de 5 anos. Existem ações onde é possível duplicar o dinheiro em pouco tempo – entre 1 a 6 meses, no entanto para a maior parte das pessoas investir a longo prazo é mais recomendado. Tudo depende das ações em que quer investir e se possui dividendos.
  2. Temperamento – Os investidores de sucesso têm a capacidade de se manterem calmos e de “cabeça fria”, enquanto todas as pessoas à volta estão nervosas. Essa é a diferença entre os investidores que “batem” constantemente os principais índices e os investidores que têm sorte de vez em quando.

O dinheiro, o QI e as meias da sorte não vão ajudar-te quando o teu investimento estiver a desvalorizar 50%. Mas, se souberes manter as tuas emoções e ignorar tudo o barulho à tua volta, vais ser capaz de aguentar (e ainda comprar mais ações quando estão a desvalorizar) em vez de vender no pior momento e perder dinheiro. Se olhares para estes últimos anos, vais descobrir que não é comprar e vender ações baseado no medo e ganância, mas ao investir em negócios reais e líderes de mercadom que a tua carteira de investimento vai se tornar rentável.

Dicas para Comprar e Vender Ações

Para ter uma estratégia de investimento que seja rentável e se concentre no investimento a longo prazo, em vez do curto prazo e ignore o que as pessoas pensam ao contrário de uma estratégia bem pensada, deves criar uma resistência aos sinais emocionais que vão levar-te a tomar más decisões de investimento. Aqui ficam alguns exercícios que deves seguir:

  1. Comprar ações de negócios sólidos. Vais ganhar mais-valias ao longo do tempo através da valorização das ações, dividendos ou recompra de ações.
  2. Não tentes temporizar o mercado. Não tentes encontrar o melhor momento para investir, mas também nunca compres ações quando estão em máximos. Espera pelas correções para comprar ações baratas. A especulação faz parte da Bolsa de Valores.
  3. Concentra-te no valor do negócio em que investe. Tenta não fixar-te nos movimentos diários do preço das ações. Olha para um negócio como um todo e investe.
  4. Segue a estratégia Buy and Hold. Compra ações com a intenção de manter durante bastante tempo. Esta estratégia tem funcionado para vários investidores.
  5. Deixa de lado os jornais. Coloca de lado o jornal, desliga a TV, para de aceder a sites sobre os mercados financeiros. Fixar-se minuto a minuto nas notícias dos mercados financeiros não te vai ajudar a ganhar dinheiro, vai simplesmente fazer com que vendas as ações antes do tempo e alguns meses depois vejas o erro grave que cometeste, assim como o dinheiro em potenciais lucros que poderias ter ganho. Os jornais e os canais de TV normalmente fazem “uma tempestade num copo de água“, só para vender e incitar a incerteza/medo.