Estou a pagar o valor justo das ações

Valor justo das açõesComprou ações a um preço justo? Encontre algumas dicas para mudar a sua estratégia e comprar ações apenas em oportunidades!

Em momentos pontuais ou de grande volatilidade nos mercados financeiros, podem existir muitas dúvidas por parte dos investidores iniciantes em determinadas situações de investimento por motivos que podem ir desde crises económicas, problemas com a divida, recessão, inflação alta, subida nos preços da energia, entre outros problemas que podem tornar a sua vida muito mais cara. A incerteza e a indecisão podem sair caros na hora de investir, pelo que os iniciantes que pretendem comprar ações de empresas cotadas em Bolsa e não saibam calcular o valor dos seus investimentos em renda variável, normalmente poderão pensar que os preços não importam.

Comprou as ações baratas?

Em geral, os iniciantes na Bolsa de Valores acreditam que os preços das ações são decididos por investidores profissionais, pelo que, a cotação das ações correspondem à valorização real e também à lei da oferta e procura.

A valorização e o preço de uma ação é refletida diariamente na cotação da Bolsa de Valores, sendo influenciada por diversos fatores produtivos ou empresariais, mas também, é afetada pela especulação no setor industrial ou numa determinada ação, onde os investidores especuladores pressionam ou fazem as ações subir a cotação artificialmente até níveis específicos, para que exista a entrada de novos investidores – e dinheiro novo –  para que posteriormente possam sair do mercado com bons ganhos. Este tipo de manobra pode fazer com que as ações valorizem bastante num período curto e depois caiam bastante.

Experiências anteriores voltam sempre a se repetir. Por isso, é importante que antes de investir numa empresa, comece por verificar o gráfico das ações para os últimos dias, semanas, meses e anos, para que tenha uma ideia do que aconteceu a curto, médio e longo prazo.

Além disso, é importante que invista em empresas sólidas, cujas ações não estejam a preço que influencie movimentos especulativos. Os investidores novatos acreditam que é melhor comprar ações 30 ações a 15€, do que comprar 1 ação a 450€. No entanto, não é bem assim. Depende da empresa, da análise fundamental, se é uma empresa líder, quais os valores anteriores a que já esteve cotada, entre outros fatores.

Para terminar, mas não menos importante, o Warren Buffett uma vez disse que “a razão mais tonta do mundo para comprar uma ação é porque está a subir”. Está bem claro. É preciso ser um investidor precavido, disciplinado e céptico, na hora de investir, para evitar movimentos especulativos e não comprar ações sobrevalorizadas.

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.