Invista com a XTB!
Análises,

Análise DEGIRO – Como Funciona?

Análise corretora DEGIRO

Análise à corretora DEGIRO por um investidor na Bolsa de Valores. Será que vale a pena usar esta corretora para comprar e vender ações? Como funciona? Não abrir conta sem ler isto!

Para investir na Bolsa de Valores tens de usar uma corretora de Bolsa, ou seja, um intermediário financeiro que vai colocar as ordens de compra e venda dos seus clientes diretamente no mercado. A boa notícia, é que hoje em dia existem dezenas de corretoras, fazendo com que haja bastante concorrência e ofereçam comissões mais competitivas aos seus clientes.

Investir hoje é totalmente diferente de investir na Bolsa em 2010!

Os investidores atualmente têm várias corretoras disponíveis para investir na Bolsa de Valores. A escolha é grande. Mas, por favor, evita ao máximo usar o serviço de investir na Bolsa dos Bancos, porque vão te cobrar fortunas, para fornecer um serviço medíocre. Uma das corretoras disponíveis na Europa, que cada vez mais investidores estão a usar é precisamente a DEGIRO. Mas, será que vale a pena usar?

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Não Abrir Conta na DEGIRO sem antes Ler isto!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, sobretudo os novos investidores, a corretora escolhida para investir na Bolsa de Valores tem uma grande importância na hora de investir. Ao escolher uma corretora com comissões altas, vais ficar com medo de investir e vais perder muitas oportunidades. Por outro lado, se for uma corretora com comissões baixas, vais investir e se a ideia estiver errada, podes fechar com uma pequena perda ou ganho.

Outra coisa importante e que deves ter em conta, além das comissões, é a plataforma de negociação na Bolsa. Uma péssima plataforma, vai fazer com que muitas vezes tenhas uma má performance, encontres as oportunidades demasiado tarde e alguns casos existam enganos que podiam ser evitados.

No momento de escolher uma corretora, é preciso analisar tudo.

Invisto na Bolsa de Valores há vários anos e uma coisa é certa. Os Bancos costumam ter o pior serviço e as comissões mais altas. O negócio é ganhar dinheiro com comissões, não é primeiro prestar um bom serviço ao cliente.

Além dos Bancos, uma das coisas a evitar são corretoras que cobram a comissão de custódia. Embora não seja uma comissão muito frequente de encontrar nos dias de hoje, porque a concorrência é enorme, ainda existem corretoras que cobram essa comissão. A comissão de custódia é uma comissão trimestral que cobra o cliente um valor por ter as ações, a cada três meses.

Estas foram algumas razões que me levaram a escolher a DEGIRO (e porque ainda continuo a usar). Abaixo explico como funciona, para que possas tomar a decisão se vale a pena ou não usar esta corretora.

Plataformas da DEGIRO

Para investir na Bolsa de Valores a corretora DEGIRO neste momento disponibiliza duas plataformas, a plataforma web e a plataforma mobile. A plataforma web está disponível através de qualquer navegador web através do PC ou de um tablet, enquanto a plataforma mobile está disponível para download no Google Play (Android) ou na App Store (iPhone).

Depois de fazer o login no site degiro.pt, vais ser redirecionado para a plataforma web mostrada na imagem abaixo, que tem tudo o que necessitas para comprar e vender ações, verificar o histórico de ordens, depositar ou levantar dinheiro, consultar os documentos para o IRS, entre outras opções.

Como funciona a corretora DEGIRO - página inicial do investidor

Na página inicial podes ver a performance dos vários índices acionistas de todo o mundo, assim como as ações com maiores subidas e descidas, as ações em destaque durante o dia, as últimas notícias mais importantes e a evolução das divisas durante o dia.

Só porque vives em 🇵🇹 Portugal, em 🇪🇸 Espanha, na 🇩🇪 Alemanha ou em qualquer outro país, isso não é uma limitação. Através da DEGIRO podes investir em várias Bolsas de Valores, inclusive nas Bolsas de Valores dos EUA.

Na caixa dos Vencedores & Perdedores podes selecionar para mostrar as maiores subidas e descidas por índice. O índice S&P500 e o NASDAQ 100 são os índices acionistas referência para o mercado acionista norte-americano.

Como funciona a corretora DEGIRO - Maiores subidas e descidas

Esta caixa é atualizada em tempo real. Deves ter em consideração que as Bolsas dos EUA funcionam entre as 9h30 e as 16h00 de Nova Iorque, o que na hora de Portugal é equivalente a funcionar entre as 14h30 e as 21h00.

Ao clicar na caixa de pesquisa é possível por uma ação em específico ou usar o menu que aparece. No menu é possível aceder a vários instrumentos financeiros, desde ações, opções, futuros, produtos alavancados, obrigações, fundos de investimento, ETFs e Warrants.

Como funciona a corretora DEGIRO - Produtos disponíveis

Novas contas na DEGIRO só podem comprar e vender ações, por isso, para ter acesso a mais instrumentos financeiros tens de ativar essa funcionalidade e responder ao questionário, para que sejam ativadas as permissões. Basta uma resposta errada, para não ser ativado a opção e tens de repetir novamente.

Ao clicar na opção ações do menu mostrado na imagem acima, vais ser redirecionado para a página onde estão todas as ações. É possível mostrar as ações por país e índice, o que torna mais fácil de encontrar as ações disponíveis e em alguns casos, que não sabias que estavam cotadas nessa Bolsa de Valores.

Como funciona a corretora DEGIRO - Ações disponíveis

Caso saibas qual é o nome da empresa ou empresas em que queres investir, em vez de perder tempo a procurar a ação através da página de ações, é possível usar a pesquisa.

Através da caixa de pesquisa, basta escrever o nome da empresa ou ticker da ação, para aparecerem todas as opções disponíveis. Na imagem abaixo procurei pela Apple, mas como existem ações da Apple cotadas em várias Bolsas de Valores, aparecem várias opções e também outras empresas que têm “Apple” no nome.

Como funciona a corretora DEGIRO - Comprar e vender ações

Embora a ação Apple também esteja cotada noutras Bolsas, além da Bolsa norte-americana NASDAQ, por opção própria invisto na AAPL cotada no NASDAQ, mas podes investir noutra Bolsa, sobretudo porque as ações estão cotadas em Euros em vez de Dólares dos EUA.

Ao comprar e vender ações em dólares dos EUA ou noutra divisa, além do Euro, tens de ter em conta que também vai ter impacto no teu retorno.

Ao clicar no ticker AAPL da ação cotada no NASDAQ vais redirecionado para a página da ação, onde é possível ver o gráfico, a cotação em tempo real e os botões de compra e venda. É aqui que podes criar ordens de compra e venda da ação.

Como funciona a corretora DEGIRO - Página da ação

Ao clicar no botão de COMPRA vai aparecer na lateral da página uma caixa com os campos para criar uma ordem de compra. Pode parecer confuso comprar ações, mas ao longo do tempo vais ver que é bem mais fácil do que pensas. Caso tenhas alguma dúvida dos passos a seguir para investir, deves ler o artigo como comprar ações na DEGIRO.

Como funciona a corretora DEGIRO - Comprar e vender ações

Depois da ordem ser executada, vais passar a ser um acionista da Apple. A grande vantagem da Bolsa de Valores, é a possibilidade de vender as ações a qualquer momento, desde que a Bolsa esteja aberta. No artigo como vender ações na DEGIRO está explicado os passos a seguir e tudo o que deves saber para criar uma ordem.

Na página de histórico de ordens é possível ver todas as ordens que foram criadas. É possível ver o histórico por intervalos de dias e ainda procurar por produtos em específico.

Como funciona a corretora DEGIRO - Ordens

Além do histórico de ordens, também tens acesso ao resumo da carteira, onde é possível ver tudo o que acontece por detrás da compra e venda de ações. Como podes ver na imagem, estive a comprar e a vender ações de uma empresa cotada na Bolsa de Valores dos EUA, por essa razão, a cada compra e venda existe uma troca de euro para dólar e dólar para euro. Estas conversões são automáticas e não precisas de te preocupar.

Como funciona a corretora DEGIRO - Resumo da carteira

É possível ainda ocultar movimentos de caixa ou exportar todos os movimentos.

O mais certo é que ainda não saibas, mas sempre que existe fecho de posições (venda de ações), é necessário declarar no ano seguinte do IRS. Ou seja, se vendeste ações em 2019, deve ser declarado no IRS 2019 entregue entre abril e junho de 2020. Todas as corretoras são obrigadas a preparar um documento ou disponibilizar uma forma de aceder a esses dados. Para a DEGIRO, basta ir à página de relatórios e fazer download do PDF.

Como funciona a corretora DEGIRO - Relatório IRS

Se estás indeciso como fazer o IRS, no artigo como fazer o IRS 2022 podes encontrar várias dicas que te vão ajudar.

Como sou cliente da DEGIRO desde 2015, na lista de relatórios podes ver que tenho todos os relatórios desde que abri conta e comecei a investir.

Além de comprar e vender ações, na plataforma web tens acesso ao ter perfil de investidor. Aqui é possível ver a tua informação pessoal, o tipo de conta, alterar a password ou adicionar autenticação 2 passos, associar contas bancárias, entre outras coisas.

Como funciona a corretora DEGIRO - Página de perfil

Outra vantagem da DEGIRO, além da plataforma web simples e fácil de usar, com várias funcionalidades úteis, também está disponível a plataforma mobile, que permite fazer praticamente quase tudo o que podes fazer na plataforma web. É bastante útil, sobretudo quanto não tens acesso a um PC ou não queres aceder ao site.

Plataforma mobile da DEGIRO

Ao contrário de outras corretoras, que usam plataformas com um design e uma usabilidade totalmente diferente, em que tens de aprender a usar, mesmo usando a outra plataforma, aqui na DEGIRO, o design da plataforma web segue é intuitivo como na plataforma mobile. O tempo de aprendizagem, para usar uma plataforma é praticamente nulo.

Comissões DEGIRO

Ao contrário de outras corretoras, a DEGIRO tem um preçário para comprar e vender ações muito atrativo. Por exemplo, para comprar ações de empresas cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA vais pagar 0€ por ação e uma comissão de transação de 1€. Em nenhuma outra corretora, como o Banco BIG, Banco Best, Banco Invest, DIF Broker ou GoBulling vais encontrar comissões baixas.

Comissões DEGIRO

Muitas Bolsas de Valores têm comissões de 0€, no entanto, existe a comissão de transação de 1€. Por essa razão, antes de abrir uma posição, deves ter em consideração que se abrires uma posição pequena, pode não compensar (por ex.: 1 ação).

Taxa de transação DEGIRO

Para as Bolsas de Valores dos EUA, além da comissão de comprar e vender ações, também deves contar com o pagamento da comissão de conexão de 2,50€ por ano civil. Quando comecei a investir na DEGIRO não havia essa comissão, no entanto, ainda continua a compensar porque o valor é baixo que mesmo assim o seu preçário continua a ser surpreendente.

Na página de comissões da DEGIRO podes encontrar todas as comissões e usar a calculadora de custos para simular a comissão que vais pagar.

Conclusão – Vale a pena usar?

Sim, vale a pena usar a DEGIRO.

A DEGIRO é a corretora indicada para investir a longo prazo, sobretudo por causa das suas comissões e porque não cobra comissões de custódia, que a maior parte dos Bancos cobra e algumas corretoras. É a corretora indicada. Ainda me lembro quando investia a longo prazo nas Bolsas de Valores dos EUA e pagava um absurdo de 15 dólares de comissão para comprar e outros 15 dólares para vender ações. Se nessa altura pagasse, o que pago hoje na DEGIRO teria poupado muito dinheiro mesmo.

Outra das razões porque a DEGIRO está cada vez mais a ser a escolha de muitos investidores, sobretudo os novos investidores, é porque é possível começar com pouco dinheiro. Existem investidores a investir apenas 100€ ou 200€. Apesar de ser possível começar com pouco, recomendo que comeces com mais e não cometas o erro de diversificar demasiado e comprar uma ação de cada empresa.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

10 Comentários

Ze Miguel

Setembro 22, 2020

Boa Noite,

Tenho conta na deGiro sem as opções de alavancagens, nem nada que faça investimentos de dinheiro que não tenha. A razão é porque sou novo no mercado e não quero comprar nada “sem querer”. No entanto ao tentar comprar ações da portuguesa Martifer e da NIO, a degiro diz que estas são ações complexas. O que querem dizer com isso? Reparei depois que isto me aparece em ações com um D À frente. e que existem ações A B C e D. O que significa?

Responder

Adriano Lopes

Setembro 23, 2020

Olá Zé,

Para ações com um historial de grande volatilidade, variação de preço ou com pouco volume, a DEGIRO costuma classificar como D e com as novas regras, não permite que investidores com pouca experiência consigam comprar. Para conseguir comprar é necessário responder a um questionário, disponível na área de cliente para remover a restrição.

Essa restrição tem algumas semanas, porque também recebi o alerta que eram ações complexas e não podia negociar.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

António Figueiredo

Fevereiro 1, 2021

Boas! Tenho gostado bastante dos teus artigos e análises. Há algum que explique a tributação dos dividendos provenientes da bolsa? Obrigado

Responder

Adriano Lopes

Fevereiro 2, 2021

Olá António,

Desde já obrigado.

No artigo IRS 2019 está explicado como declarar dividendos e ganhos na Bolsa de Valores.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Marta Fonseca

Março 13, 2021

Olá! Depois de ler o seu artigo sobre a DeGiro, decido que é a plataforma que quero utilizar para me iniciar no mundo dos investimentos. Parece-me bastante prática e de fácil compreensão.
Obrigada pelo excelente artigo.
No entanto tenho uma questão sobre a criação de conta. Encontro-me no formulário de informação fiscal e a minha pergunta é a seguinte:
Uma vez que tenho nacionalidade portuguesa mas encontro-me desde 2019 a residir e a descontar nos Países Baixos, a minha residência fiscal é portanto nos Países Baixos. No entanto, será que posso colocar Portugal como residência fiscal primária para poder descontar em Portugal e não na Holanda?

Obrigada!

Melhores cumprimentos,
Marta

Responder

Vitor

Agosto 14, 2021

Tendo a Degiro apenas a cobertura de seguro legalmente exigida em caso de falência: Máximo de 90% até ao limite de 20 000€ para títulos em custódia. Existe a possíbilidade de fazermos um seguro privado que cobra um volume maior de investimentos?

Responder

Adriano Lopes

Agosto 19, 2021

Olá Vitor,

Não conheço nenhuma companhia seguros que faça esse tipo de seguro, pois mesmo a DEGIRO indo à falência, o que é muito pouco provável sobretudo porque tem uma base de clientes enorme, os clientes têm controlo sobre os títulos em custódia.

Mesmo que haja um seguro privado que cubra um volume maior, o preço não deve compensar ou tem uma série de requisitos absurdos.

Desde que invisto na Bolsa, já usei várias corretoras e apenas uma foi à falência, que foi a Orey itrade. Antes de encerrarem totalmente a atividade, contactaram-me a pedir para fechar as posições e retirar o dinheiro ou eles iriam fazer isso. Também tinha a opção de transferir as ações para outra corretora associada (à Orey iTrade), mas como nunca revelaram exatamente quem era a empresa, optei por vender tudo e transferir o dinheiro.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Álvaro

Agosto 30, 2021

Boa noite Adriano,
Comecei esta semana no mundo dos investimentos. Após ler bastante e ver vários reviews, decidi abrir conta na Degiro.
A minha grande dúvida é, em qual bolsa fica mais barato investir, estando em Portugal e com a conta em euros?
Quando procuramos uma empresa, como no seu exemplo, aparecem várias bolsas e bolsas de referencia e em EUR e USD. Comprei as minhas primeiras acções hoje e parece que fiz asneira ao comprar na bolsa de referência TDG e bolsa XGAT, certo? A Degiro cobra taxas de também tivermos acções em mais que uma bolsa? Claro que a minha preferida será a NASDAQ.
Obrigado.
Cumprimentos

Responder

Adriano Lopes

Agosto 31, 2021

Boa tarde Álvaro,

Eu opto por investir diretamente nas Bolsas de Valores dos EUA e não me importo com o câmbio EUR/USD, mas existem investidores que optam por comprar as mesmas ações cotadas nas Bolsas com o símbolo XET, FRA ou outras. A diferença está em investir em ações cotadas em Euros e Dólares, porque a comissão de compra e venda é quase parecida.

A DEGIRO além da comissão na compra e venda de ações, cobra também a comissão anual indicada como connection fee, de 2.50€ por cada Bolsa de Valores negociada.

A Bolsa de referência TDG é o novo exchange que a DEGIRO adicionou à plataforma e permite investir com um horário mais alargado, mas neste momento tem uma comissão de €3.90 por transação.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

José Dourado

Fevereiro 12, 2022

Boa noite Adriano Lopes
É possível transferir uma carteira de acções (acções nacionais e americanas) de um banco para a DEGIRO?
Obrigado.

Responder

Deixar comentário