Invista com a XTB!
Educação Financeira,

Cuidado com Esquemas em Pirâmide

Cuidado com Esquemas em Pirâmide

Invista o seu dinheiro apenas nos mercados financeiros regulados por entidades de confiança. Fique longe de esquemas em pirâmide e fraudes financeiras!

Hoje em dia existem praticamente mil e um formas de ganhar dinheiro online investindo o seu capital, no entanto é preciso sempre ter cuidado onde você coloca o seu dinheiro. Para muita gente investir na Bolsa de Valores é algo arriscado, mas existem fraudes financeiras ou esquemas em pirâmides que possuem um risco muito maior, podem acabar a qualquer momento ou até podem mudar as regras do jogo, de forma a atrasar os pagamentos ou até fazer com que seja mais difícil ver o dinheiro prometido inicialmente.

O único produto financeiro que não tem risco, é regulado por entidades oficiais e é legal, são os depósitos a prazo, que oferecem um retorno de máximo de 3%.

Publicidade

Como identificar uma Fraude Financeira

Com a crise, o desemprego ou a simples necessidade de querer aumentar os seus rendimentos mensais, muitas pessoas entram em esquemas em pirâmide ou fraudes financeiras porque prometeram um retorno elevado para o seu dinheiro. Como muito pouca gente sem experiência em investimentos acredita nas mentiras associadas a essas fraudes, abaixo apresentamos algumas das suas caraterísticas:

  1. Os esquemas em pirâmide (ou esquema ponzi) têm a caraterística principal de não serem suportados por nenhuma atividade empresarial, económica ou investimentos, pelo que o seu funcionamento consiste em ir pagando os primeiros “investidores” com o dinheiro dos últimos “investidores” a entrarem na pirâmide. O último grande esquema ponzi a ser conhecido, foi o esquema criado por Bernard Madoff, que lesou milhares de celebridades, empresas e instituições financeiras.
  2. A atividade deste tipo de fraudes começa de uma maneira normal, prometendo o pagamento de ganhos mensais elevados, além de oferecer uma comissão por recrutar novos membros. Desta forma, quem criou o esquema vai ficar milionário e os abaixo vão trabalhar para o dono do esquema, ao fazer com que entre mais dinheiro.
  3. Enquanto as promessas continuam a funcionar e os “investidores” antigos recebem o dinheiro não existe problemas, até que, chega ao momento em que a pirâmide torna-se grande demais e todos os “investidores” começam a deixar de serem pagos. É aqui que a pirâmide começa a quebrar!
  4. O momento final da fraude piramidal chega quando aparecem muitas reclamações ou o esquema foi fechado por entidades legais. Depois, os utilizadores descobrem que simplesmente não existe uma entidade encarregada de investimento, não está legalizada ou simplesmente desapareceu levando todo o dinheiro, o que supõe a perda total do dinheiro investido.

A facilidade de criar este tipo de esquemas ou fraudes financeiras através da Internet, faz com que todos os anos apareçam novas fraudes financeiras que prometem pagar bastante dinheiro todos os meses depois de “investir” dinheiro. Além de ser ilegal, também você deve ter cuidado com estes esquemas, pois de um momento para o outro vão deixar de pagar e você vai perder todo o seu dinheiro.

Exemplos de Esquemas em Pirâmide

Os esquemas em pirâmide normalmente pagam comissões elevadas por conseguir recrutar novos utilizadores para o esquema, possuem taxas elevadas sobre os pagamentos, pagam um juro fixo elevado que é impossível conseguir legalmente. Aqui ficam os esquemas em pirâmide mais conhecidos que estão perto a rebentar:

Além de recomendar que não invista o seu dinheiro em Esquemas em Pirâmide, que normalmente estão disfarçadas de Marketing Multinível, também aconselho que não invista em HYIPs. Os HYIPs são fraudes financeiras que prometem que o seu dinheiro é investido em Forex ou na Bolsa de Valores. É preciso ter muita cuidado com promessas de dinheiro fácil!