Comprar Ações do Snapchat é um Bom Investimento?

Comprar ações da empresa dona do Snapchat

Será que as ações do Snapchat são um bom investimento? ou um mau investimento? A opinião dos investidores experientes. O que tens que saber!

A empresa por detrás da aplicação Snapchat, a Snap Inc (NYSE:SNAP), terminou o seu primeiro dia na Bolsa de Valores NYSE a 2 de março de 2017, a subir 44%, fechando nos 24,48 dólares por ação, com uma capitalização de mercado de 34 mil milhões de dólares – mais de três vezes a capitalização de mercado do Twitter. Foi um dos IPOs mais esperados pelos investidores nos EUA, mas será que vai continuar assim? Só o tempo vai dizer.

O Snapchat não é nenhuma aplicação desconhecida. Tornou-se popular em 2011 entre os jovens, porque era permitia enviar n*des com texto e imagens, que desapareciam em segundos, limitando a chance das fotos ou vídeos irem parar à Internet.

Apesar de ser uma das aplicações mais populares, existem vários dados que deves ter em conta, antes de decidir investir. Pode ser que mudes de opinião depois de teres em conta estes dados, que tenho a dizer sobre a Snap Inc.

O que devo fazer? Vale a pena comprar ações do Snapchat?

A Snap Inc (NYSE:SNAP) é um negócio fantástico, com uma base de utilizadores em crescimento. Contudo, com a valorização atual e os fatores de risco associados ao negócio nos dias de hoje, na minha opinião e na opinião de muitos investidores é um mau investimento.

O negócio da Snap Inc resume-se à aplicação Snapchat e aos óculos de sol Spectaclesos óculos que dão para fazer snaps. Fora isso, é apenas mais uma empresa.

O IPO da Snap na Bolsa de Nova Iorque foi um sucesso. Não posso negar. Mas, as semanas seguintes vão ser fundamentais.

A Snap Inc (NYSE:SNAP) ganha dinheiro vendendo publicidade na aplicação Snapchat e com os seus Spectacles. Durante o ano de 2016, obteve uma receita de 404.5 milhões de dólares e despesas de 514.6 milhões de dólares. Ou seja, fechou o ano com perdas de 110.1 milhões de dólares.

O mercado das aplicações de redes sociais é extremamente competitivo. Podes não te lembrar, mas já existiram outras redes sociais que eram populares.

O MySpace e o Hi5 são dois exemplos que não existem mais!

Além do argumento de segmento de mercado altamente competitivo, o seu principal concorrente é o Instagram, que pertence ao Facebook.

O grande problema por agora do Snapchat, foi o Instagram ter copiado a sua funcionalidade principal de Histórias e muitos Youtubers / Social Influencers estão abandonando o Snapchat ou a fazer menos Snaps.

Menos Snaps = Menos pessoas a utilizar o Snapchat = Menos lucros

Para comparar, temos que analisar o número de utilizadores diários ativos no fim de 2016:

  • Snapchat – 158 milhões de utilizadores diários ativos
  • Instagram – 400 milhões de utilizadores diários ativos
  • Facebook – 1.23 mil milhões de utilizadores diários ativos

Os números não mentem. Apesar do Instagram não substituir totalmente o Snapchat, o tempo despendido na aplicação vai ser menor ou nulo.

A juntar tudo o que disse acima, ainda existem estes potenciais problemas que podem desvalorizar as ações da Snap e desapontar quem investiu dinheiro pensando ser uma boa oportunidade:

  1. Snapchat está num mercado mais pequeno que o Instagram e Facebook
  2. Maior parte das pessoas que usam o Snapchat, também usa o Instagram e Facebook. O contrário nem sempre é verdade.
  3. Não existe uma estratégia definida para crescer rumo aos lucros
  4. A maior parte dos analistas consideram que as ações estão sobrevalorizadas

Concluindo, na minha opinião as ações da Snap Inc estão muito caras e são um mau investimento. Não quer dizer que não consigas ganhar dinheiro, porque a curto prazo poderá aparecer boas oportunidades. Mas, para investir a longo prazo e manter, não vejo razões para comprar ações do Snapchat.

Se estás à procura de alternativas à Snap para comprar ações, opta por investir no Facebook (NASDAQ:FB). É uma ação que a longo prazo com potencial para crescer.

Como Comprar Ações do Snapchat?

Se queres investir dinheiro nas ações da empresa por detrás do Snapchat, tens que seguir os passos abaixo!

  1. Abrir uma conta de negociação numa corretora de Bolsa. EUso e recomendo a DeGiro por causa das comissões baixas. As comissões vão fazer toda a diferença no teu investimento..
  2. Depositar dinheiro na tua Conta de Negociação (ou Home Broker, como se diz no Brasil). Tens que fazer a transferência bancária, da tua conta para a conta da corretora. Horas depois o dinheiro vai aparecer na tua conta de negociação.
  3. Comprar ações. Na plataforma da corretora, procura pelo nome ou símbolo das ações. Deves procurar por SNAP.

Caso ainda estás com medo de avançar, é normal. Não tem problema. Também senti o mesmo no início, mas usei um simulador de Bolsa para aprender aos poucos com 100.000€ virtuais grátis para investir!

Bons investimentos!

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.