Como usar Ordens Automáticas para Vender Ações? Realizar Ganhos ou Limitar Perdas.

Ordens Automáticas na Bolsa deValoresDescobre como usar as Ordens Automáticas na DeGiro e noutras Corretoras de Bolsa. Take Profit e Stop Loss explicado. Os melhores investidores fazem isto!

De segunda a sexta a Bolsa de Valores não pára e tem sempre boas oportunidades. Não só para comprar ações, mas também porque pode estar na altura de vender as ações. E, o melhor de tudo, é que não precisas de estar em frente ao PC ou no telemóvel, para vendê-las. Vou te falar numa estratégia que uso e muitos outros investidores também o fazem.

Investir na Bolsa não é arriscado! Arriscado é não saber investir.

Um dos mitos mais comuns, que se houve por parte de quem nunca investiu na Bolsa de Valores ou pensa que a Bolsa é um Casino, é dizer que a investir na Bolsa é arriscado. Isso é mentira. Tem o seu risco, como qualquer investimento acima da inflação, mas não é tão arriscado como muitos investimentos. Para derrubar esse mito, vou falar sobre duas funcionalidades (disponíveis na maior parte das corretoras) que podem te ajudar a maximizar os lucros e reduzir as perdas.

Como Maximizar os Lucros e Limitar as Perdas na Bolsa de Valores?

As duas funcionalidades de que estou a falar, são o Take Profit e o Stop Loss. São dois tipos de ordens automáticas ou ordens pendentes. Estão disponíveis em todas as corretoras de Bolsa. Podem estar com outro nome, dependendo da versão e do idioma da plataforma, mas de certeza que estão.

Descobre o que são, como funcionam e como usar. Vou mostrar para a DeGiro e também, para a plataforma Saxo Trade (usada pela Orey iTrade, GoBulling, Banco Best, etc).

Aprende como funciona a plataforma da corretora, para poderes tirar o máximo partido dela!

Além do básico de comprar e vender ações, a plataforma da corretora de Bolsa que estás a usar, também tem muitas outras funcionalidades. Precisas de saber como usar. É como nos carros novos, que vêm com 1001 funcionalidades espetaculares, mas só quem sabe como usar, consegue tirar o máximo proveito.

O Take Profit (TP) ou o Stop Loss (SL) são dois tipos de ordens usadas mais pelos investidores mais experientes. Basicamente, ao usar uma destas ordens podes vender todas ou parte das ações que tens na tua carteira, de uma ou mais empresas, assim que chegar ao valor indicado no TP ou SL.

O TP é o valor a partir do qual a plataforma vai vender automaticamente as ações, com lucro.

O SL é o contrário. É o valor máximo que estás disposto a perder. Assim que atingir esse valor ou abaixo, a plataforma vai vender automaticamente as ações. Não precisa de ser necessariamente com perdas. Por exemplo, podes usar o SL para fechar no break even (o valor em que não ganhas e não perdes dinheiro) ou se estás com lucro, podes querer deixar as ações abertas para ver ser valorizam mais, mas com um SL que vai vender a um valor mais baixo que te sentes confortável vender as ações com lucro.

Uma das vantagens do TP e SL é a inexistência de comissões extra, além das habituais comissões de vender as ações.

Para tornar mais fácil, vou continuar a usar os termos Take Profit e Stop Loss, mas volto a lembrar que cada corretora usa nomes diferentes. Para o Take Profit já vi usarem os nomes Limite ou Realizar ganhos, enquanto para o Stop Loss já vi usarem Stop ou Limite de Perda.

Nas corretoras que uso ou já usei esta funcionalidade vem incluída com a versão básica. Ou seja, não é preciso pagar nenhum valor extra mensal ou ter uma conta de negociação com 5.000€ para ter acesso.

O TP e o SL dão bastante jeito, para realizar ganhos que seriam quase impossíveis de conseguir, mesmo estando em frente ao PC, mas também para limitar as perdas.

Nestes últimos anos o TP ajudou–me a vender ações naqueles dias extremamente importantes, em que as ações valorizaram bastante por minutos e eu não estava em frente ao PC. Quando abri a plataforma recebi a mensagem que “as minhas ações tinham sido vendidas“!

Como usar o Take Profit e Stop Loss na DeGiro?

Se és cliente DeGiro e queres usar o TP e/ou o SL nas ações é muito simples de o fazeres. Tens que aceder à tua Carteira de Ações em Resumo → Carteira.

Plataforma DeGiro Take Profit e Stop Loss

Nas ações que queres usar o TP e SL, deves carregar no V. Vai abrir uma nova aba, igual à imagem abaixo. Em Tipo deves trocar para Limite de Stop e tens que adicionar o valor aos campos Limite, Stoploss, Quantidade e Duração da ordem. Abaixo está a explicação.

Plataforma DeGiro Take Profit e Stop Loss

Como podes ver para este exemplo na plataforma DeGiro, coloquei uma ordem pendente sem prazo de expiração (Ordem Contínua) e introduzi os valores que quero que todas as ações sejam vendidas automaticamente, se atingir os valores escolhidos.

Neste exemplo as ações da Microsoft (NASDAQ:MSFT) estão cotadas a 68,89 dólares. Quero que a plataforma venda automaticamente as 97 ações, ou seja, todas as minhas ações, quando atingir os 75 dólares. Também escolhi um SL. Se as ações caírem até aos 67 dólares, quero que a plataforma venda as ações. Como comprei as ações quando valiam menos de 50 dólares, em qualquer caso vou lucrar.

Como usar o Take Profit e Stop Loss na plataforma Saxo Trade (Orey iTrade, GoBulling, Banco Best, etc)?

Na plataforma Saxo Trade do Saxo Bank, que é usada pela maior parte das corretoras de Bolsa em Portugal (Orey iTrade, GoBulling, Banco Best, etc), é bastante parecido. Na parte de Realizar ganhos / Stop Loss podes introduzir o valor em preço ou percentagem.

Plataforma Saxo Trader (Orey iTrade, GoBulling, Banco Best) Take Profit e Stop Loss

Isto dá bastante jeito. Mesmo que tenhas na tua Carteira de Investimentos várias ações para nunca vender, é sempre importante saber quais são os teus limites e como aproveitar as oportunidades.

Bons investimentos!

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.