O que é o Break-even? Como usar para Ganhar Dinheiro na Bolsa?

Break-even para Ganhar Dinheiro na Bolsa de ValoresDescobre o que é o Break-even e como usar a teu favor, para ganhar dinheiro na Bolsa. Conhece a estratégia mais simples e mais ignorada. Não é preciso ser guru!

Investir na Bolsa e conseguir um retorno de 30% ou até mais, pode não ser assim tão arriscado como pensas. Também… não é impossível! Uso esta estratégia simples há algum tempo e tenho conseguido aumentar os meus lucros. Além de escolher uma ação comum, é necessário é saber como usar o ponto de break-even a teu favor.

O medo de perder, faz com que 99% dos novos investidores não tenham GRANDES lucros!

O Break-even ou Ponto de Equilíbro, é um termo muito usado no mundo dos Negócios, para definir o valor onde o total dos lucros e o total dos gastos é igual. Ou seja, o negócio não perdeu e não ganhou dinheiro. Aplicado aos mercados financeiros, é o valor a que a cotação da ação necessita de estar para não estares a ganhar, mas também não estares a perder dinheiro.

Estratégia do Break-even para Lucrar na Bolsa

O Break-even é um ponto psicológico importante para os investidores, porque o investidor tem uma posição que não está mais no vermelho e dessa forma, poderá ambicionar bons lucros, com pouco ou nenhum risco.

A razão porque os novos investidores não têm lucros enormes na Bolsa ou perdem alguns euros, é por não terem um plano. Quer dizer, até podem ter pensado investir a longo prazo, mas depois de dias ou semanas a perder alguns euros, quando vêm as ações no Break-even ou com alguns lucros, a primeira coisa em que pensam é abrir a Plataforma de negociação na Bolsa e dar uma ordem para vender as ações imediatamente.

É um erro de principiante!

Na Bolsa, só perdes dinheiro (a sério) quando vendes as ações com menos-valias.

Eu, tu e todos os investidores, investimos na Bolsa de Valores para ganhar dinheiro. Se for para vender ações no Break-even, nem vale a pena investir. Por essa razão, vou te ensinar como usar a teu favor o ponto de equilíbro, para alcançar maiores lucros.

Fica atento, lê novamente e se tiveres alguma dúvida, podes falar comigo aqui ou no facebook.

A Bolsa sobe e desce, por essa razão não esperes que na primeira semana já estejas a ganhar dinheiro. Até pode acontecer, no entanto, a Bolsa é um investimento de longo prazo. Ou seja, não importa se hoje ou daqui a uns dias está com perdas a tua posição, porque se for uma boa empresa, daqui a algum tempo estás a ganhar dinheiro e se continuar a apresentar bons resultados, os lucros vão se multiplicar.

Se ainda estás indeciso ou não tens ideias sobre quais as ações que deves comprar este mês, as minhas escolhas podem te ajudar.

Abaixo tens a minha estratégia para investir na Bolsa de Valores e não perder boas oportunidades.

Como usar a estratégia do Break-even?

A estratégia do Break-even é muito simples e não precisa de grandes conhecimentos, para poder aplicá-la no dia-a-dia. Não é necessário ser um Guru a investir dinheiro!

Vou explicar passo a passo, para não ficares com dúvidas.

Para servir de exemplo, escolhi a Microsoft (NASDAQ:MSFT). É uma das minhas ações favoritas e tenho atualmente várias ações desta empresa, que não precisa de apresentações.

1. Vamos supor que compramos 30 ações da Microsoft em janeiro de 2017, a 65,91 dólares. Ou seja, quando atingiu o seu máximo. Não foi uma boa altura para comprar as ações, porque estava em máximos, mas mesmo assim vais ver como eu daria a volta ao problema.

Compramos ações da Microsoft, a 65,91 dólares cada uma

O nosso break-even é os 65,91 dólares. Neste exemplo não estou a ter em conta as comissões da corretora, só para facilitar.

Não foi uma boa altura, porque normalmente dias depois de uma ação atingir valores máximos, tem várias quedas nos dias seguintes, por causa do ajustamento no preço. Foi uma má decisão, porque investimos sem esperar.

2. Dias depois as ações desceram. Foi uma queda bastante forte. De 65,91 dólares chegou aos 63,17 dólares. Confirmou-se o que tinha dito. Entramos no momento errado!

Para diminuir o risco e fazer descer o nosso break-even, ou seja, o ponto em que não estamos a ganhar ou a perder, é uma boa ideia comprar mais ações. Vamos reforçar a posição. Decidimos comprar mais 30 ações da Microsoft, desta vez a 63,98 dólares.

Estratégia do Break-even na Bolsa de Valores explicada

Com isto, o nosso break-even passou de 65,91 dólares para 64,94 dólares = ((30 x 65,91 + 30 x 63,98) / 60 ações).

Atenção. Não é obrigatório reforçar com o mesmo número de ações. Podíamos ter comprado 10 ações ou 50 ações. Quantas mais ações comprares, mais desce o valor de break-even.


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

3. Ao reforçar a posição que temos, o nosso break-even desceu. Isso significa que começamos a lucrar mais cedo.

Estratégia do Break-even na Bolsa de Valores explicada

4. A cotação da ação não desceu. Pelo contrário, continuou a subir. Agora, é manter a posição a acumular ganhos.

Estratégia do Break-even na Bolsa de Valores explicada

Podemos definir um valor de Stop Loss, para o caso de alguma queda forte demais. Se definirmos um Stop Loss, ele deve estar sempre abaixo dos 67,50 dólares, pois é o valor onde a ação está a inverter a tendência.

Espero que gostado do meu artigo no Investir na Bolsa. Não te esqueças acompanhar a página do Investir na Bolsa no Facebook.

Bons investimentos!

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.