Outros Investimentos, Trading,

Como Investir em Petróleo? As Opções disponíveis.

Como Investir em Petróleo

Descobre como investir em Petróleo. As maneiras mais usadas, para beneficiar com a subida e a queda do preço do Petróleo. Experimenta agora!

Se procuras por ideias de investimento ou trading de curto a médio prazo, não podes ignorar o 🛢 Petróleo. É uma matéria-prima muito importante, cujo preço varia de acordo com a sua procura (ou a falta dela). A grande diferença, é que ao contrário das ações de canábis, bitcoin ou coronavírus, quase todos os anos existe uma crise, um conflito no Médio Oriente ou outro evento qualquer que faz o seu preço subir ou descer a pico. Aqui a questão não é saber quando vai acontecer, porque vai acontecer e é impossível prever, mas sim como aproveitar.

Simplesmente não podes ignorar o preço do Petróleo!

O preço do Petróleo sobe e desce, por isso, vão sempre aparecer oportunidades em qualquer um dos sentidos. Para que entendas como é possível beneficiar com estes movimentos do petróleo, neste artigo vou revelar as principais razões porque o preço do petróleo sobe ou desce, como os investidores estão a aproveitar a tendência, as vantagens e desvantagens. Depois de partilhar sobre como investir em ouro, chegou o momento de falar sobre o Petróleo.

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Tudo o Que Precisas de Saber Sobre Investir Dinheiro em Petróleo

Devido ao coronavírus muitos países tiveram quebras enormes no consumo de petróleo, no entanto, é importante ter em consideração que mesmo depois da vacina do coronavírus, o Petróleo vai continuar a ter estas grandes descidas e subidas. Faz parte do preço do Petróleo e não pode ser ignorado. Basta olhar para o gráfico do petróleo nos últimos anos, para ver que é comum isto acontecer.

Independentemente de qual será o próximo passo, deves sempre diversificar. Ao diversificar, vais garantir que o teu capital continua a crescer, mesmo que uma ação ou investimento acabe por gerar perdas. O objetivo aqui não é adivinhar, mas sim rentabilizar o capital.

O preço do Petróleo cria oportunidades!

As tuas decisões de investimento devem ser tomadas de acordo com o mercado em que estamos e não no tipo de mercado em que gostarias de estar. Muitas vezes os investidores esquecem-se e acabam por investir ao contrário.

Nas alturas de maior pânico, incerteza ou problemas, os investidores mais experientes optam por negociar ou investir em produtos financeiros ligados ao Petróleo, devido ao retorno / risco associado. Um bom exemplo disso, é que pela primeira vez na história os contratos futuros chegaram a valores negativos, ou seja, os traders ao comprar contratos negativos estavam a receber dinheiro.

Esta é a realidade.

Antes de revelar como investir em petróleo, é importante saber o que faz o seu preço subir ou descer, para que possas estar preparado.

O preço do Petróleo sobe quando acontece isto:

  • Diminuição da oferta (produção de menos barris por dia).
  • Aumento da procura.
  • Queda do dólar.
  • Custos de produção.
  • Ataques a refinarias (que causa a diminuição brusca da oferta).

Pelo contrário, o preço do Petróleo desce quando acontece isto:

  • Diminuição da procura.
  • Guerra de preços entre países produtores.
  • Falta de espaço de armazenamento.

Agora que sabes quais as razões porque o preço do Petróleo sobe ou desce, chegou de o momento de revelar as alternativas disponíveis para investir dinheiro. De uma forma muito resumida, existem três maneiras de investir em Petróleo, que são:

  1. Negociar Futuros do Petróleo
  2. Investir em ações de empresas ligadas ao setor Petrolífero
  3. Negociar ETFs relacionados com o Petróleo

Tem em atenção que não estou aqui a recomendar que não invistas na opção 2 e invistas na opção 1. Analisa cada opção e toma a tua decisão. Antes de escolher uma ou mais opções, deves considerar os seus riscos e vantagens. Também deves ter em conta o teu perfil de risco.

🛢 Opção 1. Negociar Futuros do Petróleo

Negociar petróleoA opção mais prática e direta de estar exposto ás variações do preço do Petróleo, é precisamente negociar futuros do Petróleo. O seu valor está diretamente associado à cotação do barril de petróleo nos mercados financeiros.

Esta é provavelmente a opção que muitos investidores e traders vão escolher, para manter durante um ou vários dias, porque está relacionada com o preço do Petróleo e não é indireto, como por exemplo investir em ações de empresas petrolíferas.

A vantagem é que tens disponível os dois preços do Petróleo, o Brent Crude Oil e o WTI Crude Oil.

O preço do Brent Crude Oil serve de referência para a 🇪🇺 Europa, enquanto o preço do WTI Crude Oil é o preço de referência dos 🇺🇸 EUA e muitos outros países.

No dia em que os contratos de futuros de petróleo caíram para valores negativos, foram os contratos relativos ao WTI Crude Oil. Normalmente o preço do WTI Crude Oil é mais volátil, do que o Brent Crude Oil.

Praticamente todas as corretoras que permitam negociar futuros, têm disponível os futuros do Petróleo para negociar.

💵 Opção 2. Investir em ações de empresas ligadas ao setor Petrolífero

Comprar ações PetróleoA segunda opção para investir em petróleo, é investir diretamente em empresas ligadas ao setor petrolífero, desde a produção a outras fases relacionadas com este setor.

É uma das maneiras mais comuns de investir e diversificar, sobretudo porque existem várias empresas ligadas ao setor petrolífero, cotadas em várias Bolsas de Valores.

As vantagens de investir em ações de empresas ligadas ao setor do ouro, são:

  • Exposição ao setor do Petróleo, sem estar diretamente exposto ao preço do ativo.
  • Bons resultados financeiros da empresa e um aumento da procura, podem ajudar a dar um impulso na cotação da ação.
  • Ideal para o longo prazo.

Também existem desvantagens:

  • Queda na produção, menor procura, problemas ou a falência da empresa podem fazer com que o preço da ação desça bastante.

Estas são algumas das empresas ligadas ao setor do petróleo que deves considerar:

  • Galp Energia SGPS SA (GALP)
  • Gulfport Energy Corp (GPOR)
  • Matador Resources Co (MTDR)
  • Oasis Petroleum Inc (OAS)
  • Whiting Petroleum Corp (WLL)

Existem muito mais empresas. Em sites como o Yahoo Finance ou até no programa TC2000, podes ver apenas ações de um determinado setor, o que torna mais fácil de encontrar todas as ações ligadas ao setor do petróleo e energia.

🧰 Opção 3. Investir em ETFs relacionados com Petróleo

Negociar ETFs PetróleoAlém de ser possível comprar ações de empresas ligadas ao setor do petróleo ou negociar futuros do petróleo, também é possível investir em ETFs relacionados com o setor do Petróleo.

Estas são as desvantagens de negociar os ETFs disponíveis:

  • Ações de empresas em dificuldades, podem ter impacto negativo no ETF.

Estas são as vantagens do negociar ETFs:

  • Ideal para swing trading, médio ou longo prazo.
  • Replica o sentimento do setor;

Em várias corretoras é possível encontrar diferentes ETFs de petróleo para investir dinheiro. Estes são os ETFs mais populares:

  • iShares S&P GSCI Commodity Indexed Trust (NYSE:GSG)
  • SPDR S&P Oil & Gas Exploration ETF (NYSE:XOP)
  • SPDR S&P Oil & Gas Equipment & Services (NYSE:XES)
  • VanEck Vectors Oil Service ETF (NYSE:OIH)

Estas são as maneiras mais populaers para beneficiar com a volatilidade do petróleo. A gestão de risco ao investir neste setor é extremamente importante, por isso, nunca abras posições demasiado grandes em relação à tua conta e usa sempre um take profit e stop loss.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

2 Comentários

José Pereira

Abril 28, 2020

Olá. Tenho conta na Degiro. É possível fazer o investimento nesta corretora?
Obrigado
José

Responder

Adriano Lopes

Abril 29, 2020

Olá José,

Na DEGIRO é possível investir em futuros e nas ações indicadas no artigo. No caso de futuros é preciso mudar para conta Trader, mas para investir em petróleo não é a melhor opção porque a plataforma da XTB é mais completa e permite adicionar um stop loss + take profit.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Deixar comentário