Como Investir em Penny Stocks? O GUIA Mais Completo.

Como Investir em Penny StocksAprende como investir em Penny Stocks, com o guia mais completo e em Português. Tudo o que precisas de saber. É possível começar apenas com 500 dólares!

Investir na Bolsa de Valores é muito mais do que investir dinheiro em ações da Apple, Microsoft, Tesla, Nike, AMD, NVIDIA, etc. Hoje, vais descobrir isso. Com +4.900 ações cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA, todos os dias aparecem oportunidades de ganhar dinheiro que nem sabes que existem. O melhor de tudo, é que as ações que vou falar neste artigo, são ações com tanto potencial para subir ou cair, que depois de ler tudo, vais mudar de ideias.

Não precisas de estar certo sempre!

Se costumas visitar o Yahoo Finance, o Finviz ou tens acesso a alguma lista que mostra as ações que estão a subir mais no dia, de certeza que já viste este tipo de ações. Existem 1001 estratégias para investir na Bolsa e cada investidor tem a sua ou as suas favoritas. Alguns investidores preferem investir em ações de canábis, outros em apresentações de resultados, em negócios falhados, em ações baratas ou em penny stocks. Nos últimos meses comecei a investir na última estratégia e não poderia estar mais contente. Finalmente, chegou a hora de falar sobre penny stocks, o que são, os padrões, como funciona e como investir.

👨‍🚀 Copia o Day Trader @AimsTrader. Experimenta! 👨‍🚀

Guia Completo em Português sobre Penny Stocks. O que tens de saber!

Se procurares no Google por “penny stocks” são poucos os resultados em Português que encontras e a maior parte dos resultados, tem informação errada ou inútil. Por isso, além de ter criado este guia completo a explicar o que são penny stocks e como começar a investir usando apenas 500 dólares, também decidi criar um novo blog só focado no neste nicho de mercadoo blog www.pennystocks.pt.

Caso estejas interessado em aprender mais sobre penny stocks, acompanha o blog Penny Stocks Portugal, mas também o instagram @pennystockspt e página facebook.com/pennystockspt/. Para que não percas nada, também criei a lista Penny Stocks, que deves subscrever para receber as últimas novidades no email.

Descobre o “nicho” com super potencial!

Antes de falar tudo o que deves saber sobre penny stocks, para que possas tomar uma decisão informada, nunca é demais alertar para uma coisa. Tem cuidado em que informação confias. Tenho visto vídeos no Youtube, grupos no facebook e blogs que falam sobre como investir, mas quem ensina não investe dinheiro real e tem 0 experiência. Usa uma conta demo… com dinheiro virtual.

Isso faz-me lembrar uma frase muito conhecida “those who teach, can’t do“.

É fácil pegar em gráficos e escrever coisas bonitas, mas daí até ganhar dinheiro é uma história totalmente diferente. Neste artigo, não só vais aprender o básico, como vou te mostrar uma das minhas contas que uso para day trading de penny stocks, com dinheiro real.

Agora que já te alertei para teres cuidado com o lês, está na hora de aprender mais sobre penny stocks.

AVISO: Os penny stocks são ações com um alto risco e volatilidade superior a ações como a Nike ou Microsoft, por essa razão, não são recomendadas para todo o tipo de investidores. Nunca invistas dinheiro que necessitas imediatamente! Usa sempre um take profit + stop loss.

O que são Penny Stocks?

Nota de 1 DólarOs penny stocks como o nome indica são ações de cêntimos, no entanto, como muitas ações chegam a multiplicar 5x, 10x, 20x, 50x ou mais, o regulador dos mercados financeiros dos Estados Unidos, a Securities Exchange Comission (SEC), considera penny stocks todas as ações abaixo de 5 dólares.

Como mencionei no artigo o que são penny stocks, a minha definição inclui ainda mais ações. Considero como penny stocks todas as ações que custam menos de 10 dólares. Pode parecer um absurdo, mas mais abaixo vais descobrir o porquê de considerar até 10 dólares.

Os penny stocks são ideais para contas pequenas. Podes comprar ou fazer short selling.

Por exemplo, as ações do BCP, da Teixeira Duarte ou da GOPRO são penny stocks, no entanto, não têm o que é necessário para fazer day trading. Podes tentar com essas ações, mas só estás a perder o teu tempo.

Abaixo vou explicar ao pormenor o que um penny stock tem que ter para ser uma ação que deves ter na tua watchlist, mas fica saber que um dos requisitos é estar a subir +5% antes de abrir a Bolsa.

A grande vantagem dos penny stocks, é o seu enorme potencial para subir, sobretudo para contas pequenas. Por várias vezes, em vez de me referir a penny stocks do dia, vou usar o termo stocks to play, que são as melhores ações para negociar nesse dia.

A desvantagem é o risco deste tipo de ações. Por isso, tens sempre que ter um take profit e um stop loss, para acumular ganhos e proteger a tua conta contra perdas enormes. A gestão de risco é muito importante aqui.

Exemplo de um Penny Stocks

Para mostrar o potencial dos penny stocks, nada melhor do que mostrar o gráfico de um penny stock, onde muitos day traders ganharam fortunas. Estou a falar nas ações YECO, que subiram cerca de 921% em apenas dois dias.

Gráfico do penny stock YECO

As ações da YECO foram dos 1.75 dólares até aos 17.87 dólares. Pode parecer pouco, mas se falar que isso é o mesmo que investir 175 dólares e ficar com 1.787 dólares dois dias depois, já ficas espantado com o potencial.

É por causa de ações como esta, que eu considero todas as ações até 10 dólares.

Como podes ver na imagem do gráfico para as ações da YECO, no primeiro dia subiu cerca de 655%. O que é bom, é que mesmo só aproveitando 10% ou 20% do movimento, já tiveste um lucro extraordinário. É difícil de comprar o fundo e vender o topo, mas com uma valorização destas não precisas.

Gráfico do penny stock YECO no primeiro dia como Stocks to Play

No dia seguinte a ação YECO continuou o seu movimento e subiu mais 110%. Depois destas duas subidas, começou a fase de correção e alguns dias depois apareceram várias oportunidades, até que a negociação da ação foi suspensa porque o NASDAQ está a aguardar informações adicionais, como mostra o programa TC2000 e a ação mudou de símbolo de YECO para YECOF.

Notícia da suspensão da negociação das ações YECO

Ao analisar o gráfico de 1D da ação YECO, podes ver que o padrão formado é semelhante a um pump and dump. A ação de canábis IGC também formou o padrão pump and dump.

É muito frequente aparecer estes pump and dumps, por essa razão, nunca deves manter posições até ao dia seguinte.

Razões para não manter posições abertas para o dia seguinte

Não sou só eu que digo isto. Basicamente todos os Day Traders recomendam não manter overnight positions. Mesmo que a ação pareça boa demais e vá subir, é melhor estar seguro, do que depois ficar furioso por ter deixado uma posição aberta.

Para ter mostrar porquê deves comprar e vender penny stocks no mesmo dia, é a diferença entre o BID / ASK no after-market e no pre-market do dia seguinte. Na imagem abaixo, podes ver o gráfico das ações MRIN que terminou a sessão a valer $9.75, mas no pre-market o BID está a $8.88 e o ASK a $9.80. É uma diferença considerável!

Gráfico da ação MRIN em pre-market

Como no pre-market existe menos liquidez, isso quer dizer que se quiseres vender imediatamente as tuas ações MRIN, tens que colocar uma ordem SELL LIMIT a $8.88. No caso de quereres comprar a ação, tens que colocar uma ordem BUY LIMIT de $9.80.

Se tens uma conta margem e estás a usar todo o buying power, dependendo da corretora, pode ser que a tua posição seja fechada automaticamente. Mesmo que a ação volte a subir bastante, basta isso para dar cabo da tua conta.

Nunca deixes posições abertas para o dia seguinte!

Termos mais comuns em penny stocks

Como o mundo dos penny stocks é dominado pelas Bolsas de Valores norte-americanas existem tantos termos (em inglês), com os quais podes não estar familiarizado e por isso, decidi partilhar os principais termos.

  • Day Trading – comprar e vender ações no mesmo dia.
  • Pattern Day Trader Rule – a regra Pattern Day Trader (PDT), é uma regra que diz que para poder executar mais do que 3 day trades em 5 dias, é necessário ter uma conta com mais de 25 mil dólares. Esta regra é só para corretoras localizadas nos EUA. Como a SureTrader e a TradeZero não estão localizadas nos EUA, não têm que cumprir com esta regra.
  • Bull ou Bullish –  Este termo é usado para se referir que a Bolsa está a subir. Também pode ser usado, quando um trader abriu uma posição e espera que a ação suba.
  • Bear ou Bearish – O termo é usado para referir que o mercado está em queda.
  • Float – Indica o número de ações disponíveis para fazer trading. Quando a empresa fez um IPO, colocou as ações no mercado. Esse número é o float.
  • Borrowing – Para fazer short selling é necessário pedir emprestado as ações à corretora. Se a corretora que usas não tiver ações para emprestar, sempre podes usar uma ordem de short locate, para conseguir ver se tem disponível e em que quantidade, mas tem um custo extra.
  • Covering – Para fechar uma posição de short selling tens que comprar as ações. Em algumas corretoras em vez de clicar no botão BUY, tens que clicar em COVER para fechar a posição.
  • Short interest –  O short interest refere-se ao número de ações que traders em todo o mundo têm, em posições de short selling. Quando uma ação tem mais do que 30% de short interest, poderão ocorrer short squeezes.
  • Short squeeze – Acontece quando uma ação começa de repente a subir e os traders que têm posições de short selling, começam a comprar ações para cobrir a sua posição ou a corretora que usam começa a comprar ações para cobrir a sua posição, porque chegaram ao máximo de perdas diárias. Isto cria um desequilíbrio extremo de compra/venda e pode fazer com que a ação suba +50% num só dia.
  • Short Sale Restriction – A Short Sale Restriction (SSR) acontece quando uma ação desceu mais de 10% num só dia. Assim que tiver em SSR, os traders não podem abrir posições na queda, só quando a ação sobe.
  • Buying Power – O teu Buying Power é o saldo da conta x margem. Se a margem for 4x e o teu saldo de $5.000, significa que podes fazer trading como se tivesses $20.000.
  • Overnight Buying Power – A maior parte das corretoras reduz a margem para 2x, o que pode fazer com que a plataforma venda ações se ultrapassares a margem.
  • preço Bid – O Bid é o preço a que os traders querem comprar a ação. Todas as ações têm um bid. Vamos supor que os traders querem comprar a ação X por 5.00 dólares. Podem colocar uma ordem limite a 5.00 e esperar que um vendedor, venda a ação ou mudar a ordem limitada para o preço Ask a 5.02.
  • preço Ask – O Ask é o preço a que os traders estão a vender atualmente a ação. Os traders podem colocar uma ordem SELL a 5.02 e esperar que seja executada ou vender no Bid a 5.00.
  • Level 1 – O Level 1 contém o preço atual do Bid vs. Ask. No exemplo acima, 5.00 x 5.02.
  • Level 2 – O Level 2 é muito mais completo que o Level 1 e pode ajudar a tomar melhores decisões. Além de mostrar o Bid e Ask atual, no Level 2 consegues ver as ordens de compra e venda, a 4.99, 4.98, 4.97, mas também, o tamanho da ordem e o market maker.
  • Spread – O spread é a diferença entre o preço de Bid e Ask. No exemplo acima, era de 2 cêntimos.
  • Circuit Breaker Halts – O negociação da ação pode ser pausado por várias razões. Durante um halt os traders não podem comprar ou vender a ação. Os Halts demoram entre 5 minutos a horas ou dias.
  • ECNsElectronic Communication Networks. Se pensares na Bolsa de Valores como uma ilha, temos que existem várias pontes que podemos usar para ir até à ilha. Essas pontes são chamadas de ECNs ou Market Markers e cobram “portagens” ou comissões, para usar as suas redes.
  • Ordem GTC – É uma ordem Good Till Cancelled, ou seja, continua ativa até ser cancelada.

Estes são os termos principais que precisas de saber, se estás interessado em começar a investir dinheiro em penny stocks. Faço questão de usar o nome em inglês, porque é mais fácil de entender e o day trading ocorre nas Bolsas de Valores norte-americanas.

Através da página de terminologia de day trading podes encontrar mais termos bastante usados no mundo dos penny stocks.

Os três Padrões mais comuns em Penny Stocks

Na Bolsa de Valores tu ganhas dinheiro com as oportunidades que aproveitas e com os penny stocks não poderia ser diferente. Evita negociar ações com pouco volume, sem um padrão definido e sem um catalisador. Por catalisador, estou a falar que deve ter uma notícia ou uma razão para a ação subir e multiplicar de valor.

Os padrões mais comuns são: pump and dumps, a escada e os halts.

Sempre que faço day trading tento identificar qual é o padrão que se está a formar, para saber melhor como posso aproveitar a oportunidade e se devo comprar ou fazer short selling.

O padrão pump and dump é muito comum e é muito frequente se estender por vários dias. Por isso, é que o padrão é identificado no gráfico de 1 dia. Nos primeiros dias a ação sobe bastante, até a um ponto em que entra em queda livre e perde 50% ou mais do seu valor.

Gráfico das ações YECO com o padrão Pump and Dump em Penny Stocks

O padrão da escada (também pode ser considerado Ondas de Elliot ou ABCD), é formado no gráfico intra-diário, onde as velas japonesas formam um padrão que se parece a uma escada, com máximos cada vez mais altos e mínimos mais altos.

Gráfico das ações MRIN com o padrão Escada em Penny Stocks

Outro padrão muito comum são os Halts. Não existe uma tradução exata, mas um Halt é uma suspensão da negociação da ação durante um determinado período. Pode ser de 5 minutos, horas ou dias, dependendo do tipo de halt. O mais comum é quando uma ação sobre 10% a 30% em menos de 1 minuto, entra em halt e durante 5 minutos fica suspensa de negociação. Quando acontece um halt aparece na watchlist de muitos day traders. Quando termina a suspensão… BOOM… a ação sobe ainda mais.

Gráfico das ações NVCN com o padrão Halt em Penny Stocks

Existem muito mais padrões, mas estes são os principais que deves ter em conta, porque são os que apresentam as melhores oportunidades. Aqui, tudo se resume a encontrar oportunidades para lucrar com o movimento.

Só tens que identificar o padrão que a ação está a formar e seguir as regras. Evita tentar prever o futuro!

AVISO: Os penny stocks são ações com um alto risco e volatilidade superior a ações como a Nike ou Microsoft, por essa razão, não são recomendadas para todo o tipo de investidores. Nunca invistas dinheiro que necessitas imediatamente! Usa sempre um take profit + stop loss.

Como começar a investir em Penny Stocks?

A esta altura já deves ter entendido o potencial dos penny stocks, especialmente para fazer crescer contas pequenas, nesta parte do artigo vou falar sobre o que deves saber para investir dinheiro em penny stocks. Desde qual é a corretora que deves usar, como encontrar penny stocks e dar a tua primeira ordem de compra… e criar um take profit + stop loss.

Se já investes na Bolsa de Valores, o mais certo é que tenhas uma conta na DEGIRO.  Caso estejas a pensar usar, tenho que te dizer isto. Apesar de ser uma boa corretora e que eu recomendo, para fazer day trading com penny stocks é uma má escolha.

Mas, porquê? Porque tem uma plataforma limitada, poucos tipos de ordens disponíveis e porque a cotação destas aparecem com um atraso de 15 minutos.

Para investir em penny stocks, deves abrir conta na corretora TradeZero. Cada vez mais Portugueses e não só, estão a abrir conta nesta corretora para negociar ETFs como o UGAZ e DGAZ, mas também para penny stocks.

Estes são os passos que deves seguir:

1. Clica no link de abrir conta na TradeZero para seres redirecionado para o site da corretora e clica em OPEN AN ACCOUNT. Como leitor do Investir na Bolsa, tens um bónus especial.

Como criar conta na TradeZero

2. Preenche o formulário de registo, com os teus dados. Mais à frente, vais ter que enviar uma foto ou digitalização do comprovativo de morada e de identificação. É obrigatório para abrir conta em qualquer corretora.

Como criar conta na TradeZero

Depois de preenchido todos os passos e de enviar o comprovativo de morada e de identificação, a tua conta vai ser verificada. Em média, demora entre 1 a 2 dias úteis a verificar a conta. Após esse tempo, vais receber um email com os teus dados.

Para depositar dinheiro na tua conta TradeZero, tens que entrar na área de cliente e clicar em BANKING > WIRING INSTRUCTIONS.

Como depositar dinheiro na TradeZero

Vão aparecer os dados da conta bancária da TradeZero, para onde deves enviar o dinheiro da tua conta bancária. A conta bancária tem que estar no teu nome, não podes enviar dinheiro da conta de um familiar ou amigo.

Como depositar dinheiro na TradeZero

Agora, tens que ir até à tua conta bancária e efetuar uma transferência internacional. Na imagem abaixo, mostro o exemplo para o Millennium BCP, mas para outro Banco deve ser semelhante. Deves enviar o dinheiro em Dólares dos EUA. Onde colocar o valor a transferir, deve ser possível trocar de Euros para Dólares.

O primeiro depósito deve ser 500 dólares ou mais.

Como depositar dinheiro na TradeZero

Se o teu Banco tem um campo de Detalhes, adiciona o teu número de conta TradeZero e o teu nome, para que seja fácil de identificar.

Demora em média 5 dias úteis a estar disponível o dinheiro na tua conta TradeZero. Assim que estiver disponível, vais receber um email.

Qual a plataforma que devo usar? A ZeroFree, ZeroWeb ou ZeroPro?

Neste momento, a corretora TradeZero tem disponível quatro plataformas: a ZeroMobile, ZeroFree, ZeroWeb e ZeroPro. Cada plataforma tem funcionalidades diferentes, sendo que a ZeroWeb e a ZeroPro são pagas. Os leitores do Investir na Bolsa têm um desconto na mensalidade.

Se queres o básico, podes escolher o ZeroFree, que não tem custos extra. O ZeroMobile é grátis e está disponível em todos os planos. Na página de Trading Software da TradeZero podes encontrar mais detalhes.

Para Traders iniciantes o ZeroWeb é a melhor solução. Para utilizadores avançados, o ZeroPro compensa.

Eu neste momento tenho o ZeroPro e estou satisfeito.

Plataforma ZeroPRO da TradeZero

Para ativar a plataforma que queres usar, tens que entrar na área de cliente e clicar em PLATFORM.

Como escolher a plataforma na TradeZero

Nesta página podes selecionar qual é a plataforma que queres usar. Podes ativar o ZeroPro, ZeroWeb ou ZeroFree. Por predefinição, a ZeroFree está ativa, mas podes mudar a qualquer momento.

Como escolher a plataforma na TradeZero

Tens que clicar em Select e depois no botão Next. Nos passos seguintes tens que seguir as instruções. Quando terminares, alguns segundos depois a plataforma vai estar ativa.

Como negociar penny stocks na TradeZero?

Antes de explicar como negociar penny stocks na TradeZero, é importante como encontrar os stocks to play, ou seja, os penny stocks que vão ter as melhores oportunidades para o dia de hoje. Para não tornar este artigo demasiado grande, vou explicar de uma forma muito resumida, mas podes encontrar tudo explicado no artigo como encontrar penny stocks.

O primeiro passo é encontrar as melhores ações para negociar hoje. Para isso deves usar o Trade-Ideas Pro. Em tempo real o programa procura por várias oportunidades, consoante as tuas configurações. Para day traders iniciantes, criaram vários setups predefinidos para ser fácil de começar.

Trade-Ideas Pro é ideal para encontrar penny stocks

Caso penses que não vale a pena usar o programa Trade-Ideas Pro, recomendo que leias a análise ao Trade-Ideas Pro, porque de certeza que vais mudar de ideias.

Para criar a minha watchlist de ações que devo acompanhar, eu olho para a janela de Up Gappers e escolho todas as ações que cumpram estes requisitos:

  • estar a subir +5%
  • volume pre-market superior a 500k
  • tem um float share inferior a 10 milhões
  • cotação entre 1 e 10 dólares

Quando não existe nenhuma ação com todas estas caraterísticas, é normal que as ações do dia anterior, continuem a ser stocks to play nesse dia.

O segundo passo é identificar padrões, máximos, mínimos, pontos de entrada e saída. Depois de ter a minha watchlist, uso o programa TC2000 para analisar o gráfico.

Programa TC2000, ideal para analisar gráficos de penny stocks

Mesmo com a plataforma ZeroPro, que inclui gráficos, prefiro usar o TC2000 porque é um programa muito mais completo, onde posso ter todas as minhas ideias e mesmo ao fechar o programa, ele guarda as definições e fica disponível nos meus outros computadores.

Abre as ações da watchlist criada no passo um no TC2000 e ao mesmo tempo mantém a plataforma da TradeZero aberta, para conseguires criar ordens rápido. Tens de ficar atento ás oportunidades.

Plataforma de trading ZeroPro e o programa TC2000

Assim que aparecer uma oportunidade, tens que ir até à plataforma de trading – no meu caso é a ZeroPro – e dar uma ordem de compra ou short selling. Na janela abaixo podes ver como criar uma ordem limitada de compra de 50 ações a $8.21 por ação, para as ações MRIN. Se quisesse shortar, teria que clicar em Short em vez de Buy.

Como criar uma ordem de compra na ZeroPro

Quando a ordem limitada acima for executada, deves criar o take profit + stop loss. No tipo de ordem, tens que escolher range e selecionar o número de ações que queres vender. O HighPrice é o take profit e o LowPrice o stop loss.

Como criar uma ordem com TAKE PROFIT e STOP LOSS

Através da plataforma ZeroMobile também é possível dar ordens, ver o histórico ou acompanhar a cotação em tempo real. A ZeroMobile é grátis para todos os clientes da TradeZero e está disponível para iPhone / Android.

Plataforma ZeroMobile da corretora TradeZero para negociar penny stocks

A melhor maneira de negociar penny stocks, é quando estão a fazer padrões fáceis de detetar, onde o risco de perder dinheiro é muito menor que o potencial de ganhos. Usa sempre um take profit + stop loss. Não fiques à espera que as perdas aumentem, para fechar a posição. Se a ação inverteu, protege o tua conta. A gestão de risco é importante aqui e a diferença entre bons traders e maus traders.

Bons investimentos!

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.