Como Investir em Negócios Falhados na Bolsa? – e mesmo assim Ganhar Dinheiro

Como Investir em Negócios Falhados na Bolsa de Valores

Sabias que maus negócios na Bolsa de Valores, podem ser lucrativos? Conhece a estratégia usada pelos Investidores mais Experientes. Esta é uma estratégia de Curto a Médio prazo!

Já disse antes, mas nunca é demais lembrar que existem 1001 maneiras de investir na Bolsa de Valores. Umas funcionam melhor do que outras, mas com a maior parte é possível ganhar dinheiro. O mais importante é que tenhas uma estratégia antes de investir, para que saibas o que fazer, quando vender as ações e como se preparar. Senão o mais certo é perder dinheiro.

Os lucros começam com uma estratégia!

A minha estratégia principal é investir em ações de empresas que vão lançar produtos / serviços importantes, que podem significar milhões de euros ou dólares em lucro fácil. Mas, não é só essa estratégia que uso. Tenho muitas mais, uma para cada ocasião. É preciso estar preparado, porque quando as oportunidades aparecem na Bolsa de Valores devem ser aproveitadas.

Maus Negócios podem ser Bons Investimentos na Bolsa

A maior parte das estratégias na Bolsa de Valores consiste em investir em ações de empresas com negócios em crescimento, porque empresas com mais vendas e lucros, significam novos máximos na Bolsa. Mas, negócios falhados com uma má performance nos últimos meses ou anos, também podem ter boas oportunidades.

Como investir em maus negócios ou negócios falhados é mais arriscado, mas também o retorno potencial a curto ou médio prazo é mais elevado, deves diversificar. Diversifica o teu capital entre outras ações e nunca invistas demasiado dinheiro.

Más ações podem ser Boas ações!

Uma estratégia para investir na Bolsa a curto prazo ou até médio prazo, que eu gosto de usar é de investir em negócios falhados.

Pode parecer um absurdo, mas no fim deste artigo vais mudar de opinião.

Afinal, todas as empresas têm os seus bons e maus momentos.

Na Bolsa não é difícil de encontrar negócios falhados. Basta procurar!

GoPro, Snap, Twitter, Blackberry são alguns exemplos.

Investir em más empresas ou negócios falhados pode parecer uma coisa má, mas não é bem assim. É mais arriscado, é certo, mas se souberes como controlar o risco, pode ser um bom investimento.

Quando falo em negócios falhados ou más empresas, estou me a referir a empresas que um dia já foram líderes, tiveram bons produtos ou estão com dificuldade em crescer, e nos dias de hoje valem metade ou muito menos.

Normalmente estes 3 tipos de empresas, podem apresentar boas oportunidades. Digo isto, porque como é normal a empresa vai tentar de tudo para crescer e dar lucros aos seus acionistas.

A não ser que a indústria ou setor esteja no fim do seu ciclo, como aconteceu com o setor do aluguer de filmes em DVD, é sempre possível que o negócio possa inverter a tendência de queda.

Hoje ninguém aluga filmes em DVD.

Para compreenderes melhor, nada como usar vários exemplos e explicar porque um negócio falhado foi ou continua a ser um bom investimento.

A GoPro não precisa de muitas apresentações. Foi a empresa que criou o nicho de mercado das câmaras de aventura. A cada nova versão da câmara GoPro, apresentaram melhoramentos e novidades, mas não foi suficiente para criar um negócio lucrativo e valorizar na Bolsa de Valores a longo prazo. Foi um fracasso! Para tornar o problema ainda maior para a GoPro, a concorrência começou a vender câmaras de aventura com caraterísticas semelhantes a um preço 50% a 80% inferior. Para duplicar o problema, a entrada no nicho dos drones foi um desastre tão grande, que tiveram que desistir após gastar uma fortuna.

Gráfico das Ações GoPro de 2014 a 2018

Depois do IPO da GoPro em 2014, as ações ainda duplicaram de valor, mas os maus resultados e o insucesso do drone GoPro Karma, fizeram com que a ação tenha caído cerca 80% desde a sua estreia na Bolsa.

Apesar da GoPro ser um negócio falhado, não quer dizer que não tenha sido possível ganhar dinheiro. Eu investi nestas ações, porque vi potencial.

Gráfico ações GoPro com várias oportunidades para investir dinheiro

Olha bem para a imagem acima e tira as tuas conclusões! Finalmente decidiram reduzir o preço da câmara GoPro, abandonar o nicho dos drones e concentrar-se em tornar a empresa lucrativa.


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

Outro bom exemplo, é a BlackBerry. Para quem não sabe, é a empresa que fazia aqueles telemóveis espetaculares com um teclado QWERTY, o BlackBerry Bold e o Blackberry Curve. Eu tive um!

Blackberry Bold e Blackberry Curve

Apesar do sucesso do BlackBerry Bold e do Blackberry Curve, a empresa não conseguiu inovar e desde aparecimento do iPhone continua a tentar conquistar uma parte do mercado, mas sem sucesso.

Gráfico das ações BlackBerry

Nos últimos anos, a ação da BlackBerry não para de cair. No entanto, não quer dizer que não apareçam boas oportunidades.

Gráfico das ações BlackBerry com várias oportunidades para ganhar dinheiro

Normalmente depois do lançamento de um novo produto, notícias positivas a longo prazo ou de resultados acima do esperado as ações sobem bastante… para voltar a cair.

Investir em negócios falhados é uma das várias estratégias que uso. Outras três estratégias que também uso são, investir em empresas com um novo produto / serviço com bastante procura, em correções ou na entrada em Bolsa de empresas – conhecido por IPO ou Initial Public Offering.

 

AVISO: Investir em ações de negócios falhados pode ser mais arriscado. Nunca invistas muito dinheiro. Também deves diversificar!

Como encontrar negócios falhados e investir?

Nas Bolsas de Valores de todo o mundo podes encontrar negócios semelhantes para investir. Não é só nas Bolsas dos Estados Unidoso NASDAQ e NYSE.

Para encontrar negócios falhados que vale a pena investir a curto ou médio prazo, deves procurar por:

  • Empresas que um dia foram líderes ou tiveram uma quota de mercado importante;
  • Empresas que tiveram um problema, produtos que venderam pouco ou com bastante concorrência;
  • Ações que custam entre 1 a 25 euros ou dólares. Apesar de ser indiferente o valor da ação, isto é, ter 100 ações de 1€ ou 10 ações de 10€, uma ação com uma cotação mais baixa atrai mais investidores.

Agora que já encontraste uma ou mais ações de negócios falhados, que podem ser bons investimentos, está na hora de investir.

Para investir podes usar a corretora DEGIRO, o Etoro ou a XTB (lê a análise XTB Portugal). Compara as comissões entre cada corretora e investe.

Bons investimentos!

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.