Como Investir em Litecoin? O que é, Como funciona, os Riscos, etc

Como investir em LitecoinsO guia mais completo em português sobre a criptomoeda Litecoin. Aprende como investir dinheiro em Litecoin. O que os investidores precisam de saber, antes de investir dinheiro.

Depois de falar sobre o Bitcoin e o Ethereum, chegou a vez de falar sobre a criptomoeda mais popular em terceiro lugar, o Litecoin. Com a explosão do preço do bitcoin, vários investidores começaram a apostar também noutras criptomoedas, mais conhecidas como altcoins. Embora o Ethereum e o Litecoin não sejam assim tão faladas, também movimentam milhões de dólares e podem ser usadas no dia-a-dia.

Não existe só o Bitcoin!

O mercado financeiro de criptomoedas não pára. Está 24 horas por dia aberto e sempre em constante movimento. Todos os dias mais e mais investidores procuram por maneiras de lucrar com as moedas virtuais mais populares Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dash e Bitcoin Cash. Neste artigo vou te ensinar como investir 500 euros ou menos em Litecoin, os riscos, vantagens e desvantagens.

Começa agora a negociar criptomoedas na corretora XTB!

AVISO: O preço das criptomoedas pode flutuar bastante. Nunca invistas dinheiro que não podes perder, porque vais tomar decisões erradas.

Tudo o que deves ficar a saber sobre o Litecoin

Antes de começar a falar sobre o que é o Litecoin, como investir e ganhar dinheiro, é sempre importante lembrar que deves investir dinheiro e diversificá-lo por vários investimentos. Vão existir alturas em que o investimento X é mais lucrativo que o investimento Y, mas é assim que funciona o mundo dos investimentos.

A Bolsa de Valores continua a ser dos melhores investimentos e dos mais rentáveis, ano após ano. Por essa razão, também deves investir na Bolsa. Se não o fazes, está na hora de começar. Se ainda tens as tuas dúvidas, vê só como foi possível ganhar bastante dinheiro em 2015 ou 2016, investindo em ações comuns.

Não é assim tão complicado investir na Bolsa, como algumas pessoas pensam. É uma falácia comum, de quem não investe dinheiro.

Coloca o dinheiro a trabalhar para ti!

Eu gosto de ver o meu dinheiro a crescer e tu também deves gostar. Foi nesse sentido, que comecei alguns anos atrás a dar os primeiros passos. Atualmente, tenho o meu dinheiro diversificado por vários investimentos, que me garantem um rendimento extra mensal e também ajudam a diminuir o risco de perder dinheiro. Tenho o meu dinheiro investido desta maneira:

  • 32% em ações;
  • 17% em crowdfunding (raize e housers);
  • 4% em criptomoedas (bitcoin, ethereum e litecoin);
  • 25% em certificados de aforro / obrigações;
  • 22% em depósitos a prazo.

Desde a última vez que publiquei como apliquei o meu dinheiro no artigo sobre como investir em Ethereum, retirei algum dinheiro de investimentos menos rentáveis, como os Depósitos a Prazo, para reforçar os investimentos em ações e crowdfunding.

Ao aplicar o dinheiro entre vários investimentos, vais garantir que o teu dinheiro cresce ao longo do tempo e estás preparado para períodos económicos de crise ou bear market, mas também vais lucrar com o crescimento da economia. Cada investidor antes de investir, deve definir o montante que está disposto a arriscar, para os investimentos com maior retorno/risco.

O Bitcoin, o Ethereum e o Litecoin são criptomoedas e além de serem considerados investimentos, também pode ser usados como o Euro ou Dólar.

Chegou a altura de falar sobre o Litecoin ou LTC. Lê atentamente e se tiveres alguma dúvida, podes entrar em contacto comigo aqui.


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

O que é o Litecoin?

Moedas virtuais Litecoin, Bitcoin e Ethereum

Segundo o site litecoin.org, o Litecoin (LTC ou Ł) é uma moeda ponto-a-ponto baseada na Internet que permite pagamentos instantâneos com um custo próximo à zero para qualquer indivíduo no mundo. Litecoin é uma rede de pagamentos mundial, totalmente descentralizada e sem autoridades centrais. A matemática mantém a rede segura e favorece os indivíduos a manterem controle de suas próprias finanças.

O Litecoin possui confirmação de transações mais rápidas e melhor eficiência de armazenamento comparado com o Bitcoin. Com considerável suporte da indústria, volume de negociações e liquidez, Litecoin é uma ferramenta de comércio que complementa o Bitcoin.

O Litecoin foi criado em outubro de 2011 pelo antigo Engenheiro da Google Charles Lee. A motivação por detrás da criação do projeto foi criar uma versão melhorada do Bitcoin. A maior diferença para os utilizadores finais é o tempo de criação de blocos, de 2,5 minutos para gerar um bloco litecoin, contra os 10 minutos necessários para gerar um bloco bitcoin.

75% das contas de investidores perdem dinheiro ao negociar CFDs com esta corretora. Deves considerar se podes ou não aceitar o alto risco de perder dinheiro.

Esta moeda digital também tem outras vantagens em relação ao Bitcoin. Uma das mais importantes, é a sua capacidade em conseguir suportar um volume maior de transações, devido a gerar blocos mais rápido.

Vantagens do Litecoin

  • Não depende de um País ou Banco Central
  • Fácil comprar ou vender Litecoin
  • Transações mais rápidas que o Bitcoin
  • Transações demoram segundos a minutos
  • Mercado Litecoin aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano
  • Possível converter Litecoin em Dinheiro ou em outras criptomoedas em minutos

Riscos

  • Litecoin pode desvalorizar bastante em poucos minutos e podes perder dinheiro
  • Transações efetuadas não podem ser canceladas
  • Especulação e rumores em torno do valor do LTC
  • Litecoin não é assim tão usada como o Bitcoin

Onde acompanhar o preço do Litecoin?

Podes encontrar vários sites para acompanhar o preço agora do Litecoin. Eu uso o site coinmarketcap.com. Na minha opinião é o melhor.

Site de criptomoedas coinmarketcap

Neste site podes acompanhar o preço ao minuto de todas as criptomoedas.

Como investir em Litecoin?

Se estás interessado em aplicar dinheiro em Litecoin, para ganhar dinheiro com a valorização da criptomoeda, é importante saber que só existem duas maneiras de o fazer. Podes comprar Litecoin ou investir em Litecoin como se fossem ações.

Uso as duas maneiras de lucrar com a valorização do Litecoin!

Podes comprar Litecoins e deixar os LTC armazenados na tua carteira virtual, até ao momento em que valoriza bastante e queres vender os Litecoins. Para isso, recomendo o site Coinbase. É um site de confiança que aceita pessoas de Portugal, Espanha, França, Suíça, Inglaterra e de muitos outros países. Podes comprar Litecoin usando um cartão visa/mastercard ou por transferência bancária. Usei o link Coinbase do site forexpro e recebi 10 dólares (cerca de 8€) em bitcoins, quando comprei os meus primeiros Bitcoins.

Carteira virtual Coinbase

Esta maneira é menos lucrativa, porque além da taxa elevada de comprar e vender LTC, depois de comprares o montante é ainda mais pequeno porque o preço de venda no site é inferior.

Até agora tudo tem corrido bem. Comprei Bitcoins, Ethereum e Litecoin. Vendi os Litecoin com lucro, os Ethereum comprei a 230€ e dias depois caiu bastante, mas voltou a subir e vendi-os. Com a queda do preço do Litecoin voltei a comprar mais nestes últimos dias. Neste momento, tenho Bitcoins, Ethereum e Litecoin. Estou a usar o saldo em Euros para comprar nas quedas e vender na alta.

Outra maneira de aplicar dinheiro nesta criptomoeda, apresentada como o novo “Ouro Digital” é investir em Litecoin através da etoro. A vantagem é que não pagas uma comissão de 2% para investir, ao contrário da maneira anterior. Funciona da mesma maneira que comprar e vender ações. É a maneira mais lucrativa e rápida de investir em Litecoin.

AVISO: Etoro é uma plataforma com múltiplos instrumentos financeiros, que permite investir em ações e criptomoedas, assim como negociar CFDs.

75% das contas perdem dinheiro ao negociar CFDs com esta corretora. Deve considerar se pode tomar o alto risco de perder o seu dinheiro.

As criptomoedas são produtos de investimento altamente voláteis e não regulados. Os investidores europeus não estão protegidos.

Este conteúdo é puramente informativo e apenas para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de investimento. O histórico de trading apresentado é inferior a 5 anos e por isso pode não ser suficiente para tomar uma decisão.

Podes abrir uma conta na etoro com um depósito mínimo de 200 dólares (o que equivale a menos de 200 euros). O dinheiro vai ficar na tua conta de negociação e podes começar a investir em Litecoin. Ao contrário da maneira anterior, aqui também podes ganhar dinheiro com a queda do preço do Litecoin.

Investir dinheiro em Litecoin na Etoro

Experimenta ambas as opções, para saberes qual é que preferes usar para lucrar com a valorização ou desvalorização do Litecoin.

Como criar uma Carteira LiteCoin? E ter um Cartão de Débito Litecoin?

No caso de quereres receber Litecoins, precisas de ter um carteira virtual. No Coinbase ou etoro não é necessário, porque o Coinbase também inclui uma carteira virtual e o etoro é uma plataforma de investimentos onde estás a lucrar com a diferença no preço.

Carteira Litecoin na Coinbase

A Carteira Virtual é como a tua Conta Bancária, só que é usada para armazenar os teus LTC. Através da tua carteira virtual podes enviar ou receber LTC, ver as últimas transações, etc.

Se procuras uma carteira virtual Litecoin simples e fácil de usar, recomendo o site abaixo. Deves usar a Autenticação em Dois Passos (2 way auth), para proteger a tua carteira contra acessos não autorizados.

  1. Coinbase (coinbase.com)

Caso estejas interessado em ter um Cartão de Débito Visa ou Mastercard para poderes usar os teus Litecoins como se estivesses a usar o cartão de débito do teu Banco, recomendo o site abaixo:

  1. Uquid (uquid.com)

Apesar do Litecoin ser a terceira criptomoeda mais popular, não contando com a derivação do Bitcoin (o Bitcoin Cash), é uma criptomoeda que ainda está em crescimento. Ainda não é possível encontrar muitos sites ou serviços com suporte ao Litecoin. Mas, a boa notícia, é que podes converter em Litecoins em Bitcoins ou Ethereum em poucos minutos.

Assim como foi para mim e para muitas outras pessoas, não deves desistir. Não foi fácil entrar neste mundo, do dinheiro digital, mas aos poucos vais conseguir aprender como funciona e como investir. Não tenhas medo de avançar.

Bons investimentos!

AVISO: Etoro é uma plataforma com múltiplos instrumentos financeiros, que permite investir em ações e criptomoedas, assim como negociar CFDs.

75% das contas perdem dinheiro ao negociar CFDs com esta corretora. Deve considerar se pode tomar o alto risco de perder o seu dinheiro.

As criptomoedas são produtos de investimento altamente voláteis e não regulados. Os investidores europeus não estão protegidos.

Este conteúdo é puramente informativo e apenas para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de investimento. O histórico de trading apresentado é inferior a 5 anos e por isso pode não ser suficiente para tomar uma decisão.

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Experimenta como funciona.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.

O Etoro é uma plataforma com múltiplos instrumentos financeiros, que permite investir em ações e criptomoedas, assim como negociar CFDs.

75% das contas de investidores perdem dinheiro ao negociar CFDs com o Etoro. Deves considerar se podes ou não aceitar o alto risco de perder dinheiro. As criptomoedas são produtos de investimento altamente voláteis e não regulados. Os investidores Europeus não estão protegidos.