Como aproveitar a QUEDA da Bolsa de Valores? Usa a estratégia “Buy the Dip”.

Como investir nas QUEDAS da Bolsa de ValoresDescobre como podes aproveitar a próxima QUEDA da Bolsa de Valores ao máximo. O pânico cria oportunidades. Aprende como usar a estratégia Buy the Dip. Os investidores fazem isto!

A Bolsa de Valores é um dos melhores investimentos de rendimento variável que podes encontrar por ai, mas como em todos os tipos de investimento de retorno variável, existem correções. Não podes ignorar este facto. É um bem necessário, que investidores com pouca experiência não entendem, cometem este erro e acabam por dar cabo dos seus ganhos. Eu sei, porque já fui um deles!

O pânico na Bolsa de Valores gera oportunidades únicas!

Eu invisto na Bolsa há vários anos e por isso, sei que as quedas não podem ser ignoradas. Aliás, muitas das ações que tenho há vários anos ou onde ganhei mais, foram compradas dessa maneira. São boas oportunidades para comprar ações baratas e até existe uma estratégia bastante conhecida associada a este momento corretivo nos mercados financeiros. O nome dessa estratégia é Buy the Dip ou Buy on the Dip. Para que na próxima queda possas estar preparado, continua lendo para aprender como funciona.

A Estratégia certa para aproveitar a Próxima QUEDA da Bolsa

As quedas na Bolsa de Valores são um facto e de tempos em tempos aparecem. Algumas vezes mais fortes do que outras. Como aconteceu com as correções deste mês de outubro, em que várias ações desvalorizaram entre -15% a -30% em poucos dias. Todo o investidor tem que saber aceitar isto, para que possa alcançar melhores resultados e não acabe por perder dinheiro em bons investimentos.

Para ganhar dinheiro na Bolsa de forma consistente, é importante ter uma ou mais estratégias. Isto não é o Euromilhões, o Totoloto ou um Casino, onde dependes exclusivamente da tua sorte e a probabilidade de perder é maior.

Até podes ter sorte na Bolsa, mas a longo prazo a sorte não te vai ajudar!

Tens que ter uma estratégia.

Com uma estratégia, não só vais sempre saber o que fazer antes, durante e depois, mas tem outras vantagens.

A maior vantagem é, parar de perder tempo com más oportunidades, para que te possas concentrar nas melhores oportunidades.

A boa notícia é que existem várias estratégias para investir na Bolsa de Valores. Podes investir em negócios falhados, ser um especulador, fazer day trading , investir na febre da canábis, investir na febre das criptomoedas, investir nas quedas ou investir em negócios lucrativos.

Como podes ver, o que não faltam são estratégias.

Mais abaixo, vou falar sobre como investir nas quedaso nome da estratégia é Buy the Dipmas antes, existem algumas coisas importantes que deves ficar a saber.

As emoções são um fator importante para os investidores. Se tens uma ou mais ações, nestes últimos dias sentiste o teu próprio cérebro a manipular os teus pensamentos, forçando-te vender as ações. Não foi só contigo. Aconteceu com muitos investidores pouco experientes. Tens que saber controlar as emoções!

Além de saber controlar as emoções, se já tens ações da empresa X ou Y, e estão a cair, pode ser uma boa decisão comprar mais ações para baixar o break-even.

Eu estive a perder -41% com ações da APPLE e não só controlei os meus piores pensamentos, como ainda comprei mais ações para ganhar dinheiro mais cedo.

Por isso, é importante ter uma estratégia e seguir o plano.

Como funciona a estratégia Buy the Dip?

A estratégia mais usada para comprar ações quando estamos a passar por uma fase de quedas na Bolsa de Valores é a estratégia Buy the Dip ou Buy on the Dip. Traduzindo para português, fica algo como comprar no fundo. É um nome estranho! Se queres encontrar mais detalhes, basta pesquisar por Buy the Dip que encontras bastante informação.

Esta estratégia tanto pode ser usada a curto, médio ou longo prazo, e até mesmo para day trading. Depende sobretudo do como queres investir.

Como a probabilidade de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores investindo a longo prazo é superior, vou dar um exemplo de como eu uso a estratégia Buy the Dip para ações com o objetivo de investir a longo prazo. O teu objetivo deve ser obter ganhos consistentes na Bolsa.

Através da plataforma xStation da XTB Portugal (se ainda não tens conta na XTB, podes abrir uma conta demo), podes analisar ações e encontrar valores que poderão ser o fundo (dip) para comprar as ações.


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

Estes são os passos que sigo:

1. Na plataforma xStation da XTB Portugal abro o gráfico diário (D1) para a ação que quero analisar. Neste exemplo, vou usar a Microsoft.

Gráfico para as ações Microsoft

2. Adiciono o indicador RSI – Índice de força relativa. O RSI indica se a ação ou ativo financeiro está numa fase de sobrecompra ou sobrevenda.

Como usar a estratégia Buy the Dip nas ações

Eu uso o período 5, para a linha do RSI ser mais expressiva e indicar mais rápido a reversão, mas na plataforma o valor pré-definido é 14.

Como usar a estratégia Buy the Dip nas ações

Se a linha está no nível 30 ou abaixo indica que o ativo está em sobrevenda, se está no nível 70 ou acima está numa fase de sobrecompra. Não é 100% fiável, mas na maior parte das vezes funciona.

Gráfico das ações da Microsoft com o indicador RSI

O sinal de compra é quando a linha do RSI inverte a tendência e toca novamente no nível 30. O sinal de venda é quando toca no nível 70.

É importante ter cuidado com falsas inversões, por isso, é recomendado esperar 1 a 2 velas diárias para ter confirmação da inversão da tendência, para comprar as ações.

Exemplo de falsa inversão nas ações da Microsoft na Bolsa de Valores NASDAQ

O gráfico para as ações da Microsoft mostra um exemplo de falsa inversão da tendência. Esta é a razão porque os investidores esperam 1 a 2 dias para confirmar a inversão.

Como a estratégia Buy the Dip é bastante usada e na maior parte das vezes eficaz, vários investidores experientes usam. Claro que, cada investidor vai ter a sua própria versão desta estratégia. Alguns investidores preferem entrar no início e usar o RSI juntamente com linhas de suporte, enquanto outros vão esperar 1 a 2 velas diárias para confirmar a inversão e entrar.

Experimenta a estratégia Buy the Dip e adapta-a à tua maneira de investir. Dessa maneira, vais conseguir obter ganhos consistentes a longo prazo e encontrar os melhores momentos para comprar ações.

Bons investimentos!

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.