Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Como Investir 500 Euros na Bolsa de Valores? O Que Deves Considerar!

Como Investir 500 Euros na Bolsa de Valores

Descobre como é possível investir 500 euros na Bolsa de Valores. Investidores devem ter isto em consideração. Os passos foram explicados para evitar os erros mais comuns!

Investir na Bolsa de Valores está cada vez mais acessível e é possível começar com 💵 pouco dinheiro. Não é mais um investimento disponível apenas para quem tem muito dinheiro ou um curso superior. Prova disso, é o artigo de hoje, em que vou falar sobre como investir 500 euros na Bolsa de Valores. Desde como começar, como encontrar ações, algumas das estratégias disponíveis e claro, quando deves considerar comprar e vender ações. Este é o momento de aproveitar para investir, porque a cada ano que passa, o teu dinheiro vale ainda menos.

Dinheiro faz dinheiro. Investe a longo prazo!

Quando tens muito dinheiro, por exemplo, 100 mil, 200 mil euros ou mais, é muito mais fácil de investir e diversificar, mas com apenas 500 euros, a maneira de investir a considerar deve ser totalmente diferente. Tens de investir de acordo com o teu capital disponível. Não só com esse valor, não é possível comprar ações de qualquer empresa, pois existem ações que custam cerca de 1.000 dólares, como as ações da Tesla (NASDAQ:TSLA), mas também porque não deves querer usar todo o capital para comprar apenas uma ação. Se a ação subir, vais te sentir fantástico 🤑, mas se cair, vais te arrepender 🤬. A sorte não funciona sempre. Por isso, vais querer diversificar o teu capital por ações de várias empresas.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Como Começar com 500 Euros na Bolsa de Valores?

Se tens cerca de 500 euros para investir e já procuraste na internet toda por maneiras de investir 500 euros, está no momento de parar, porque pode ser isto que procuras. Aqui, neste artigo vou partilhar os passos que seguiria se eu tivesse apenas 500 euros para investir e quisesse tentar rentabilizar o meu capital disponível.

Investir na Bolsa de Valores é um rendimento de tipo variável, ou seja, não existe garantia de retorno. Embora não exista uma garantia de retorno e até possas perder dinheiro, existem muitas oportunidades que geraram ganhos consideráveis a longo prazo. Os investidores não podem estar enganados.

As tuas decisões vão fazer a diferença!

Felizmente, com 500 euros é possível investir na Bolsa. Os Depósitos a Prazo, as Obrigações ou os Certificados de Aforro não são opções que seja possível considerar, porque além do baixo retorno, que na realidade é um retorno negativo tendo em conta a inflação atual, normalmente requerem um valor mínimo de 1.000 euros ou mais, sem contar que a maior parte dos Bancos cobra comissões altas por Obrigações.

Apesar de 500 euros ser uma valor pequeno para investir, porque não dá para comprar ações de muitas empresas, tens de ter em consideração que não é impossível e o que interessa mesmo é começar a investir. À medida que vais ganhando mais experiência, vais poder investir mais, sem as emoções darem conta de ti e vais ser capaz de investir em ações com potencial.

Nos dias de hoje existem centenas de livros sobre como investir na Bolsa, alguns deles em Português de Portugal, mas nenhum livro vai te ajudar a obter resultados, são apenas a base para aprender como funciona este mercado financeiro.

Cada investidor vai ter a sua maneira favorita de investir. Enquanto alguns investidores preferem mais risco, outros preferem menos risco e investir a longo prazo.

De todos os anos de experiência que tenho na Bolsa de Valores, posso afirmar com toda a certeza que investir a muito longo prazo compensa mais do que a curto prazo, sobretudo porque nada acontece da noite para o dia e mesmo com crises ou correções, boas empresas acabam por subir. Levam o seu tempo e a paciência é a característica mais importante dos investidores de sucesso.

Basta analisar a performance das principais ações e do índice S&P500, que reúne as 500 maiores empresas cotadas nas Bolsas dos EUA, para ver que mesmo com crises e a pandemia de coronavirus 👾, depois de uma correção acabaram por eliminar as perdas e fazer novos máximos.

Investir é a única solução disponível. Aproveita que nos dias de hoje é mais fácil as comissões são grátis ou extremamente baixas, para aprender como começar. Segue estes passos!

💻 Passo 1. Escolher uma corretora de Bolsa para comprar e vender ações

Bolsa de Valores NYSE (New York Stock Exchange)

Para comprar e vender ações necessitas de intermediário, ou seja, uma corretora de Bolsa que coloca no mercado as tuas ordens de compra e venda, guarda as ações por ti, faz a gestão dos dividendos e fornece uma plataforma de negociação, através do qual fazes a gestão da conta. É assim que funciona. Todos os investidores têm de usar uma corretora. Ponto.

Felizmente, nos dias de hoje existem dezenas de corretoras disponíveis por onde escolher e a maior parte dos Bancos tem disponível o serviço de corretagem, no entanto, deves ter muita atenção. Os Bancos cobram comissões elevadas para comprar e vender ações, mas também para guardar as tuas ações.

Como os Bancos cobram comissões absurdas, são para esquecer. Existem melhores alternativas.

De todas as corretoras disponíveis, as mais populares são a DEGIRO e a XTB. Ambas têm uma plataforma fácil de usar, comissões grátis na compra e venda, além de outros benefícios. Sem estas duas corretoras, muitas pessoas não iriam investir na Bolsa.

A DEGIRO é uma corretora europeia presente em 18 países, com sede na Holanda e que em dezembro de 2019 foi comprada pela corretora alemã flatex AG, passando a se chamar flatexDEGIRO Bank AG. Ao contrário de outras corretoras, tem uma grande lista de ações de Bolsas de Valores de todo o mundo e não tem comissões ou tem comissões mais incrivelmente baixas.

Plataforma da corretora DEGIRO

Esta fui a corretora que me salvou em 2015, quando já estava farto de pagar fortunas em comissões. Se estás interessado em saber mais sobre a DEGIRO, recomendo que leias a análise à DEGIRO.

Outra corretora bastante popular é a XTB, sobretudo porque permite negociar Forex, criptomoedas e outros produtos financeiros. A XTB é também uma corretora europeia, com sede na Polónia e com escritórios em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França e outros países onde aceita clientes. Muitos investidores escolhem esta corretora por causa da plataforma de negociação e das comissões grátis na compra e venda.

Plataforma da corretora XTB

Ao contrário de outras corretoras, a XTB tem uma plataforma de negociação própria para PC, MAC e ainda para iPhone e Android, com todas as funcionalidades que os investidores necessitam. Se estás interessado em saber mais sobre a corretora, recomendo que leias a análise à XTB.

Para testar como funcionam, podes abrir conta. Não existem custos.

Em qualquer uma das corretoras mencionadas, é possível investir nas Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇸, na Bolsa de Portugal 🇵🇹 e de muitos outros países.

Tem em consideração que ao poupar dinheiro em comissões, vais ter mais dinheiro disponível para investir e não vais estar sempre a pensar que para cobrir as comissões, vais ter de obter um retorno significativo, o que na maior parte das vezes acaba mal. Quando comecei a investir e usava uma corretora que cobrava comissões absurdas, esse pensamento fazia sempre parte da equação, até ter aparecido a DEGIRO.

A corretora escolhida é muito importante e pode fazer a diferença.

📊 Passo 2. Quais são as ações que devo comprar com 500 euros?

Investidor a analisar ações

Com 500 euros de capital disponível para investir em ações, não podes seguir a mesma estratégia que um investidor que tenha 5.000 euros ou 10.000 euros para investir. É totalmente diferente. Não só o número de ações que poderás comprar, mas também o valor médio por ação que poderás investir e ainda por quantas empresas é possível diversificar o capital.

Ao analisar as ações que podem ser bons investimentos a médio ou longo prazo, tens de ter em consideração o seu potencial, o setor e o custo da ação. Mesmo que pareça uma boa oportunidade investir nas ações da Amazon, com 500 euros não é possível.

Atenção que, hoje em dia existem várias corretoras que permitem investir em frações de ações, ou seja, se uma ação custa 1.000 euros e queres investir apenas 500 euros, é possível comprar apenas 0.5 unidades. Apesar de em 2021 essa hipótese ter se tornado numa realidade, na minha opinião pessoal não vale a pena.

Se eu tivesse apenas 500 euros disponíveis para investir em ações, iria procurar por ações que cumprissem os seguintes requisitos:

  • Cotação entre 5 a 25 dólares;
  • Tem potencial de crescimento a longo prazo;
  • Está abaixo do seu máximo de 52 semanas;
  • Tendência positiva nos últimos meses.

Como apenas invisto nas Bolsas de Valores dos EUA, esses são os meus requisitos. Também podes procurar por oportunidades noutras bolsas, mas o mercado norte-americano é um dos que tem maior liquidez e oportunidades, sem contar que nos dais de hoje as comissões de investir em ações norte-americanas é quase o mesmo do que investir em bolsas de outros países.

Na Internet é possível encontrar vários sites ou até programas que permitem procurar por ações que cumprem uma série de requisitos. Eu uso o TC2000 (podes ler a análise ao TC2000) juntamente com o Benzinga Pro (podes ler como funciona na análise ao Benzinga Pro e no artigo como encontrar ações).

Programa TC2000 e o Benzinga Pro

Se não queres pagar pelo TC2000 ou não tens interesse em usar o free trial de 14 dias do Benzinga Pro, sempre tens disponível como alternativa o TradingView e o finviz.com.

Em vez de ações, por exemplo, podes investir em ETFs. Os mais populares são os ETFs que replicam a performance do S&P500, que são o produto financeiro que a maior parte dos investidores compra para manter durante anos.

Além das ações que encontraste nos programas anteriores, também tens de pensar “fora da caixa”. Por exemplo, se as criptomoedas estão a fazer novos máximos, talvez seja tempo de considerar comprar ações de criptomoedas. Ou, se o tema metatarso está novamente a ser muito falado, talvez seja tempo de investir em ações metaverso.

São várias as estratégias disponíveis!

💵 Passo 3. Comprar as ações

Investidor a comprar ações com potencial

Com a lista de ações obtida no passo 2, é tempo de analisar e decidir quando é o momento de comprar as ações. Tens de ter em consideração que nem sempre é uma boa altura para comprar ações, mas na maior parte das vezes é impossível saber quando vai ser o topo ou o fundo. Ter paciência e esperar pelo momento certo, pode fazer toda a diferença a longo prazo.

Anteriormente já falei sobre como saber quando comprar ações, mas estas são as razões mais importantes, que os investidores tomam em conta para comprar ações:

  • Lucros na apresentação de resultados acima do esperado e uma boa previsão de crescimento, para o trimestre seguinte;
  • Empresa está a diversificar para novos mercados lucrativos;
  • Mudou de CEO ou Equipa Executiva;
  • Nova lei vai beneficiar a empresa;
  • Nova tendência vai beneficiar a empresa;
  • Ações estão subvalorizadas e a está a negociar num nível com suporte;
  • e a empresa vai lançar um produto com muita procura.

Estas são algumas razões que podem desencadear a compra das ações e ajudar a ação a criar ou continuar a sua tendência positiva. Deves ter em consideração que, as ações sobem e descem, por essa razão, depois de uma grande subida é normal que exista uma correção, para continuar a sua tendência. Investidores mais experientes vendem as ações acima e aproveitam o dip para entrar novamente na posição.

Ainda existe outra coisa importante a ter em conta. Ao comprar ações, deves decidir qual é o número de ações que vais comprar. Como não sou um 🔮 vidente e quero maximizar o meu investimento, opto sempre por comprar metade da posição que estou a pensar comprar, pois ás vezes poderá ocorrer uma queda e assim consigo baixar o valor de break-even, ou seja, não estou a ganhar nem a perder.

Por exemplo, quero comprar 50 ações da empresa XYZ.

Opto por comprar 25 ações agora e alguns dias, se a cotação baixar, compro mais 25 ações.

Também podes seguir uma estratégia semelhante, se for uma ação muito volátil, ou seja, que o seu preço varia bastante em pouco tempo. Em vez de comprar 20 ações, compra 10 ou 5 ações. Se ocorrer uma grande queda e ainda houver o potencial de uma grande subida, podes comprar mais ações e baixar o preço a que entraste.

Investir na Bolsa não se trata de ficar rico do dia para a noite, mas sim de fazer crescer o capital de forma consistente.

Se estás indeciso quais são os passos a seguir para comprar ações, nos artigos como comprar ações na DEGIRO e como comprar ações na XTB, podes encontrar um guia passo-a-passo sobre como comprar ações nas duas corretoras mais populares entre os investidores.

💰 Passo 4. Vender as ações

Investidor a vender ações

Retirando as ações de uma ou outra empresa, a maior parte das ações que foram compradas nos últimos tempos são para ser vendidas para realizar ganhos ou perdas, para mais tarde usar o capital para comprar ações de outras empresas, fazer outros investimentos ou ajudar a comprar alguma coisa que tanto queres e estás a contar com esse dinheiro extra.

Asim como acontece quando estás a comprar ações, em que é impossível dizer com 100% de certeza onde é o fundo ou topo da ação, no momento da venda também acontece o mesmo. Mas, deves ter em conta que nunca ninguém perdeu dinheiro ao fechar posições com ganhos. Ganhos são ganhos!

Antes já falei sobre quando vender as minhas ações e como encontrar ações para nunca vender, mas nunca é demais falar neste assunto muito importante. Estas são as razões que me fazem vender as ações que tenho:

  • Mudaram as razões porque comprei as ações;
  • Ações estão sobrevalorizadas;
  • Preciso de dinheiro para novos investimentos;
  • Existem melhores oportunidades;
  • Empresa cortou os dividendos;
  • Maus resultados no trimestre e mau guidance;
  • Empresa está falida.

Estas são as razões mais importantes, que me fazem vender as ações. Claro que, existem casos e casos, por essa razão, tens de ter também em consideração o setor onde está inserido a empresa e o valor da marca.

Por exemplo, apesar da Tesla, Inc. (NASDAQ:TSLA) ter cada vez mais concorrência no setor dos automóveis elétricos, as suas ações continuam a fazer novos máximos.

Se queres vender as ações, mas ainda acreditas que ainda podem subir mais, sempre podes fechar 50% da posição e deixar o resto da posição aberta. Caso suba mais, continuas a ganhar dinheiro, caso contrário, se descer não perdes apenas uma porção dos ganhos.

A estratégia usada pode fazer toda a diferença.

Apesar das Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇸 funcionarem entre as 14h30 e as 21h de Portugal 🇵🇹, a boa notícia é que a maior parte das corretoras de Bolsas permite criar ordens limitadas, ou seja, são ordens de compra ou venda a um determinado preço.

Por exemplo, se as ações das GoPro, Inc (NASDAQ:GPRO) estão a 8,95 dólares e queres vender quando chegar aos 10 dólares, basta colocar uma ordem limitada contínua a 10 dólares. E, quando chegar aos 10 dólares, vai vender a posição.

Além de investir na Bolsa, existem novos investidores a considerar investir em criptomoedas, mas como tem um risco enorme, existem muitos esquemas e não é um mercado regulado, deves ter muito cuidado.

Agora que sabes como começar a investir com apenas 500 euros na Bolsa de Valores, está na hora de começar. Se tens alguma dúvida, sugestão ou encontraste algum erro, podes adicionar o teu comentário. O teu comentário pode ser útil para outros investidores também.

Bons investimentos!

2 Comentários

Migue Rodrigues

Dezembro 8, 2021

Invisto hoje mesmo..
Tenho andado a ler todos os posts já faz um tempo..
Aposto 500 ou 1000.
Gostava era que me indicasses, do teu conhecimento em qual..
(Por minha conta e risco claro)

Responder

Adriano Lopes

Dezembro 19, 2021

Olá Miguel,

Desde já obrigado por acompanhares o blog Investir na Bolsa.

Não posso fazer recomendações de ações, mas na minha opinião pessoal ações com a Peloton, Roku, Zoom e Block (antiga Square), podem ter grandes movimentos porque estão em sobrevendidas.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Deixar comentário