Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Como Investir 100 Euros na Bolsa de Valores? É possível?

Como Investir 100 Euros na Bolsa de Valores

Descobre como investir 100 euros na Bolsa de Valores. É possível investir pouco dinheiro. Como começar, pagar menos comissões e onde investir. Dicas de um investidor na Bolsa.

Ter pouco dinheiro disponível – pelo menos nos dias de hojenão é mais um impedimento para investir dinheiro. É a verdade. Sei que muitas pessoas que não entendem da Bolsa podem dizer que estou errado e que é preciso ter 10 mil euros ou mais, mas essas pessoas estão erradas. Na Bolsa é possível investir desde 100 euros e podes comprar ações cotadas em Bolsas de vários países. Não comecei ontem a investir e por isso, sei as “regras do jogo“.

Faz o teu dinheiro crescer nos próximos meses!

Nunca é demais falar nisto. O mais certo é que já tenhas ouvido falar nisto. Se fosse retirado todo o dinheiro dos 1% mais ricos do mundo, em pouco tempo seriam novamente os mais ricos do mundo. Isso acontece, porque sabem como investir, todos os dias aprendem e não desistem. O “conhecimento” é tudo.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Como Começar com 100 Euros na Bolsa de Valores?

Para investir na Bolsa, tens duas maneiras: investir dinheiro sabendo como fazer ou sem saber nada. É indiferente ter muito ou pouco dinheiro. Se souberes como fazer, não vais ficar indeciso, vais ter uma estratégia, vais estar preparado para o pior e a longo prazo o mais provável é alcançar os objetivos na Bolsa. No caso de não teres conhecimento, o mais provável é perder dinheiro na Bolsa.

Uma das perguntas mais frequentes que recebo no meu email ou através de mensagem no Facebook, é como investir 100 euros na Bolsa de Valores. Por isso, decidi publicar este artigo, para responder às dúvidas de muitos leitores.

Nos dias de hoje, saber “como fazer” é tudo.

Pode parecer algo trivial investir na Bolsa, mas não é. Qualquer pessoa sabe como , depositar dinheiro ou quais os passos para comprar ações, mas o “conhecimento” de como fazer certo é a diferença.

Para os leitores que pensam que estou errado, vou dar um exemplo muito simples.

Se tens carro, de certeza que já ficaste frustrado com algum problema mecânico. Até podia ser o problema mais simples do mundo. Mas, como não és Mecânico e não sabias como fazer, não conseguiste resolver.

Investir na Bolsa com 100 euros é um pouco parecido.

Com pouco dinheiro, não te podes dar ao luxo de cometer muitos erros. Antes de investir, deves ter em conta as comissões, a cotação da ação e outras coisas importantes que falo mais abaixo.

Não podes diversificar. Se o valor mínimo por cada ordem de compra de ações é de 100 euros, é impossível diversificar. Mesmo que o valor mínimo fosse inferior, nunca iria compensar, porque seria necessário um lucro de cerca 10% a 30% só para pagar as comissões e não perder dinheiro.

Por isso, se eu tivesse pouco dinheiro para investir optaria sempre por investir entre 300 a 500 euros por empresa, mas se só queres investir 100 euros, tens de saber qual é o ponto negativo. Os teus primeiros investimentos vão te ensinar.

Para maximizar o teu investimento na Bolsa de Valores existem coisas que deves de saber, que não aparece em nenhum site, livro ou curso da Bolsa de Valores.

Investir na Bolsa é arriscado e pode não ser para todos os tipos de investidores, por isso, nunca deves investir dinheiro que precisas imediatamente ou vais acabar por tomar más decisões de investimento, que vão acabar por fazer com que percas dinheiro.

De forma a tornar mais simples, coloquei os passos mais importantes, que deves seguir, quando queres investir 100 euros. É um valor baixo e por isso, tens que ser mais rigoroso.

Passo 1. Escolher uma corretora de Bolsa para comprar e vender ações

Escolher corretora para Investir na Bolsa

Atualmente existem várias corretoras de Bolsa, por isso não será difícil de encontrar uma, para começar a investir na Bolsa. Mas, deves ter muita atenção porque cada corretora cobra comissões diferentes, pelo mesmo serviço.

Antes de abrir uma conta verifica o preçário.

Para investir na Bolsa tens várias corretoras de Bolsa disponíveis. A escolha é grande e existem várias boas corretoras por onde escolher.

Com 100 euros, é importante escolher uma corretora com comissões baixíssimas ou vais precisar de um retorno de 20% ou mais, só para cobrir as comissões.

Para conseguires investir e não teres problemas porque o dinheiro não chega, deposita sempre mais do que 100 euros. Pode ser 115 ou 120 euros. Digo isto, porque muitos novos investidores depositam 100 euros e depois, não conseguem investir, porque não têm saldo disponível para as comissões que vão pagar. Depois ainda perdem mais tempo a transferir mais alguns euros.

Cada euro poupado em comissões conta. Não podes cometer o erro de muitos novos investidores.

Passo 2. Como investir 100 euros?

Como investir dinheiro 100 euros

Para investir e não dar cabo dos 100 euros em comissões, tens que seguir as “regras do jogo”. Analisa ao pormenor o preçário da corretoraonde abriste uma conta de negociação – e verifica quais são as Bolsas de Valores com comissões mais baixas.

Por exemplo, em algumas corretoras pode compensar investir nas Bolsas de Valores do NASDAQ e NYSE. Vais pagar em média menos de 2 euros, por cada ordem de compra ou venda. Noutras corretoras ou Bancos, vais pagar muito mais, em média entre 15 a 30 dólares, por cada ordem.

Tens que ter uma estratégia. Sem uma estratégia, vais investir como se estivesses a jogar no casino e as chances de perder dinheiro são enormes.

Passo 3. Quais são as ações que devo comprar com 100 euros?

Onde investir 100 euros

100 euros é um valor baixo para investir na Bolsa, mas é possível. Com este valor as tuas escolhas são menores. Não deves perder tempo a pensar em investir na Amazon, NVIDIA, Ferrari ou em ações acima de 100 euros. Podem ser boas oportunidades, mas não dá para investir com 100 euros.

Na Bolsa de Valores é possível comprar frações fracionadas, mas nem sempre pode ser uma boa opção.

Quais são as ações que devo comprar? Depende da tua estratégia. Basicamente, deves comprar ações de empresas com potencial. Existem investidores que preferem investir em empresas de tecnologia, empresas ligadas ao mundo do bitcoin, empresas de saúde, empresas de biotecnologia, etc.

Todos os meses eu publico as minhas escolhas.

Passo 4. Como Comprar Ações

Comprar ações é parecido em todas as corretoras. As únicas diferenças são o valor das comissões cobradas e a plataforma de negociação disponibilizada pela corretora.

Passo 5. Quando e como vender as ações?

Uma das dúvidas mais frequentes é “quando vender as ações?”. Podem existir 1001 razões para vender ações, por isso, é importante a esta altura saberes quais são os momentos em que deves tomar a decisão de vender as ações.

Antes falei sobre as 8 boas razões para vender as ações. Pode ser tempo de vender as ações, se acontecer isto:

  1. Mudaram as razões porque compraste inicialmente as ações?
  2. As ações estão sobrevalorizadas?
  3. Precisas do dinheiro?
  4. Precisas do capital para novos investimentos?
  5. A empresa cortou os dividendos?
  6. Existem melhores oportunidades?
  7. Foi anunciado uma fusão ou venda?
  8. A empresa está falida?

Se aconteceu alguma das razões acima ou achas que está mais do que na hora de vender as ações, então tens que dar uma ordem de venda das ações que tens na tua conta de negociação.

Basicamente, tens de introduzir o número de ações que queres vender, o valor por ação e dar a ordem de venda. Se queres que a ordem seja imediata, podes dar uma ordem de venda ao preço de mercado, mas nem sempre é uma boa decisão, porque em alguns minutos ou horas o preço pode subir ainda mais e perdes uma boa oportunidade.

Não é difícil de começar, mas é fácil de inventar desculpas para adiar.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

2 Comentários

Richard Moura

Julho 19, 2021

Boa tarde, ultimamente tenho pensado em entrar nesse mundo dos investimentos, tem algum curso que recomendas para entender melhor sobre o assunto?

Responder

Adriano Lopes

Julho 25, 2021

Olá Richard,

Não conheço nenhum curso relacionado com a Bolsa de Valores, que valha a pena fazer. De vez em quando a XTB costuma ter cursos grátis básicos e o livro “A Bolsa para Iniciados” são boas ajudas para começar a aprender.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Deixar comentário