Estratégias,

Short Selling – O Que é, os Riscos e Como Fazer Short Selling?

Short Selling – O Que é

Tudo o que deves saber sobre Short Selling está aqui. Como ganhar dinheiro com a QUEDA das ações. Esta é uma estratégia bastante usada para investir na Bolsa!

Para investir na Bolsa de Valores existem 1001 estratégias. Não existe a melhor estratégia ou a pior estratégia do mundo, cada investidor vai ter as suas favoritas e as que detesta mais. Cada investidor é diferente e isso é positivo para o mercado. Uma das estratégias mais populares, usada sobretudo pelos investidores e traders mais experientes, é fazer short selling, ou seja, investir na queda do preço da ação.

Estás à distância de uma estratégia de ser lucrativo!

Chegou a altura de falar sobre Short Selling em Português, porque na Internet não existe nenhum guia completo criado por um investidor / day trader sobre este assunto. Desde o que é, para quem ainda não sabe, mas também mencionar quais são as vantagens, os riscos e como shortar ações. Quando neste artigo usar os termos shortar ações, vender a curto ou SS, vou me estar a referir a fazer short selling.

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Guia Mais Completo em Português sobre Short Selling

Antes de revelar tudo o que necessitas de saber sobre Short Selling, é importante mencionar que aqui, no blog Investir na Bolsa, já falei em várias estratégias. Desde como investir em apresentações de resultados, investir em negócios falhados, investir em penny stocks, fazer swing trading ou como comprar ações a curto prazo.

Deves experimentar cada estratégia e ver qual é a melhor (ou as melhores) para ti. Cada investidor é diferente e por isso, diferentes investidores vão preferir diferentes estratégias. Analisa a tua performance e identifica a melhor estratégia para ti.

Também é possível beneficiar com a queda do preços das ações. Descobre como!

Uma grande parte dos investidores não sabe, sobretudo os novos investidores, mas é possível beneficiar com a 📉 queda do preço da ação. Sim, não é só com a valorização da ação, mas existem várias coisas que é necessário saber antes.

O Short Selling é o nome dado à estratégia de ganhar dinheiro com a queda das ações.

Mas, como funciona o short selling? É muito simples. É exatamente o contrário de comprar ações para vender mais tarde. Funciona desta maneira:

  1. O investidor vende as ações da empresa X sem as ter, ou seja, a ação ao descer vai ganhar dinheiro.  A corretora vai comprar as ações ou poderá usar as ações de outro cliente, para se proteger. É comum as corretoras usarem posições de outros clientes para se proteger e em alguns casos pagam uma % do lucro da comissão ao cliente cujas ações estão a usar para cobrir a posição SHORT do outro cliente.
  2. Se o investidor mantiver a posição aberta, por cada dia poderá haver um custo extra ou um prazo para fechar a posição. Depende da corretora e da ação. Se a ação para shortar é difícil de encontrar (hard to borrow), os custos vão ser maiores.
  3. Quando o investidor quiser fechar a posição, compra as ações da empresa X. O investidor ao comprar as ações de volta, vai estar a fechar a sua posição. A diferença entre o valor inicial e o valor final é o seu lucro.

É preciso ter em conta que algumas estratégias não funcionam sempre ou dependem do tipo de ações. Por exemplo, num Bull Market shortar ações como a Microsoft, Amazon ou a Coca-Cola é uma loucura, sem ser quando tiveram maus resultados.

Pelo contrário, quando as ações da Beyond Meat estão perto de máximos, podem ser uma boa oportunidade para shortar, sobretudo porque é uma ação volátil e tem negociado entre as suas últimas resistências e suportes.

Antes de shortar, deves ter em conta isto:

  • é fácil de shortar ou não está disponível?
  • qual é o custo de manter a posição aberta?
  • o potencial de queda é grande?
  • compensa o risco?

A maior parte dos short sellers usa os últimos máximos como um ponto de entrada para posições de short selling. Em relação ao stop loss, colocam alguns dólares acima, dependendo do máximo que querem arriscar ao abrir a posição.

Um bom exemplo, é o gráfico das ações da Tesla, que depois de chegar perto dos 389 dólares a ação caiu cerca de -52% em 5 meses.

Gráfico das ações TESLA

Para shortar é muito importante escolher uma boa corretora para short selling, caso contrário, vais ficar muito limitado e as opções para shortar serão poucas ou não compensam. Ao contrário de comprar ações, com esta estratégia a corretora é bastante importante.

Se estás interessado em shortar penny stocks, recomendo que leias o artigo sobre como fazer short selling de penny stocks? que publiquei no Blog de Penny Stocks.

Riscos de Shortar Ações

Fazer short selling tem mais riscos do que comprar ações e por isso, é importante alertar para os riscos de usar esta estratégia para obter lucros na Bolsa de Valores, para que não tomes más decisões.

A principal vantagem de shortar ações é ganhar dinheiro com a queda, no entanto, existem riscos, como por exemplo:

  • É possível perder todo o dinheiro. Quando a posição chegar uma perda de 80% a 90%, a corretora vai fechar automaticamente a posição.
  • É possível perder mais dinheiro do que investido. É pouco frequente acontecer, mas existe esse risco em penny stocks. Por isso, é que nunca recomendo manter posições abertas em penny stocks para o dia seguinte. Basta uma subida de 50% para perder tudo. Como é comum alguns penny stocks subirem 100% ou 200%, basta ter o azar de ter uma posição de short selling num desses penny stocks para ficar a dever dinheiro à corretora.
  • Custos de shortar. Existem algumas corretoras em que é difícil de conseguir ações para shortar e é necessário pagar um custo para “alugar” essas ações. Manter essas ações durante vários dias, tem um custo diário.
  • Short squeeze. Um short squeeze não é nada mais do que uma subida da ação sem qualquer razão, que aconteceu porque milhares de posições de short selling foram fechadas. Normalmente, essas posições são fechadas automaticamente pelas corretoras, porque que a conta do cliente não tinha mais dinheiro para cobrir a posição ou estava no limite. É um efeito dominó. Para fechar uma posição SHORT, as ações são compradas de volta, o que faz com que no LEVEL 2 pareça que existem bastante compradores. No blog de Penny Stocks já falei sobre o que é um Short Squeeze?.

Apesar dos riscos de shortar ações, esta é uma estratégia bom bastante potencial que pode ajudar a fazer a tua conta crescer. Das coisas mais importantes aqui, é nunca abrir posições demasiado grandes e fazer uma boa gestão de risco.

Como fazer short selling?

Para fazer short selling tens de escolher uma corretora que permita shortar ações ou em alternativa, tenha cfds de ações disponíveis. Tem em consideração que ao shortar ações, a tua ordem é colocada no mercado e ao usar cfds de ações estás a negociar contratos.

Felizmente nos dias de hoje existem várias corretoras de Bolsa que permitem shortar. Entra em contacto com o suporte da corretora e pergunta se permitem ou não shortar ações, quais as comissões e os requisitos.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Deixar comentário