Como Comprar Ações BARATAS? Segue estes passos.

Como comprar ações baratasDescobre de uma vez por todas, como comprar ações baratas. Aprende como encontrar ações baratas e com potencial para valorizar. Tens de fazer isto!

As Bolsas de Valores dos EUA têm +4.900 empresas cotadas e isso é uma boa notícia. Significa novas oportunidades todos os dias. Por isso, não precisas de estar sempre a comprar ações da mesma empresa, todas as semanas. Está na hora de mudar a estratégia e encontrar ações que podem fazer a tua conta crescer mais. Mesmo com correções na Bolsa, existem cisnes negros que merecem atenção.

Para obter resultados diferentes, tens de mudar!

Pode parecer contraditório o que eu vou dizer agora, mas ganhas dinheiro é quando compras as ações e não quando vendes. Isto é a mais pura verdade. Se compras uma ação que valorizou bastante nas últimas semanas e ainda não teve uma correção, por mais pequena que seja, brevemente vai acontecer e o potencial para ganhar dinheiro vai ser baixo. Não podes ignorar. São vários os exemplos que existem por aí. Continua lendo, para saberes como eu faço para encontrar ações baratas (e com potencial).

👨‍🚀 Sem tempo para investir? Copia o trader @fabianmarco. 👨‍🚀

Quero Comprar Ações Baratas? O que faço?

Cada vez é mais fácil de investir na Bolsa de Valores e com o que vou revelar hoje, o processo que uso para encontrar ações baratas, pode ser aquilo que estavas há procura. Não desistas agora, porque investir é como aprender um novo idioma. Demora o seu tempo. Apesar de eu já investir na Bolsa de Valores há vários anos, todos os dias continuo a aprender e a evoluir.

Antes de ensinar os passos para comprar ações baratas, é importante lembrar que deves diversificar e usar um stop loss. Ao diversificar, vais diminuir o teu risco e balancear a tua carteira de investimentos para não depender de uma só empresa. Ao usar um stop loss, vais parar investimentos que acabaram por mudar de direção e podem não valer a pena continuar a ter essas ações.

Investidores inteligentes encontram oportunidades rápido!

Na Bolsa de Valores não precisas de estar sempre certo, para ganhar dinheiro. Por isso, é importante parar perdas e deixar os ganhos crescerem.

Existem duas maneiras de analisar ações, para encontrar bons investimentos antes de valorizarem. São a análise técnica e a análise fundamental.

Na Internet ou em livros da Bolsa, podes encontrar uma descrição enorme sobre cada uma das análises, mas para este artigo apenas precisas de saber o que escrevi abaixo. Através da análise técnica e dos passos que vou mostrar, é possível saber se as ações estão sobre-vendidas e se pode ser uma boa oportunidade para investir ou não.

A análise fundamental diz respeito aos fundamentos da empresa, isto é, os lucros, vendas, cash-flow, etc.

Já a análise técnica não é nada mais, do que a análise do gráfico da ação, de onde é possível encontrar pontos de pivot, moving average, RSI, etc. Esses valores são calculados pela plataforma da corretora (por ex. xStation da XTB Portugal) ou pelo programa que usas para ver gráficos (por ex. o TC2000).

Pode parecer algo complicado, mas ao longo do tempo vais descobrir a sua utilidade.

Agora que sabes o essencial, está na hora de revelar qual é o processo que uso para encontrar ações baratas, com potencial para multiplicar a médio ou curto prazo. Para isso uso a análise técnica, mas abaixo vou explicar tudo ao pormenor para que possas replicar ou alterar de acordo com a tua estratégia.

Como encontrar ações baratas hoje? tudo explicado aqui.

Para encontrar ações baratas hoje em poucos segundos, que tenham o potencial de multiplicar de valor nas próximas semanas, eu uso o indicador Relative Strenght Index (RSI), ou seja, em português é o Índice de Força Relativa.

O RSI é um dos indicadores mais usados na análise técnica. É um indicador de momentum que mede a magnitude recente nas mudanças do preço para avaliar as condições de sobrecompra e sobrevenda no preço da ação. É exibido como um oscilador (um gráfico de linha que se move entre dois extremos) e vai de 0 a 100.

Quando a linha de RSI está abaixo de 30, considera-se que a ação está numa fase de  sobrevenda ou está subvalorizada. Quando está acima de 70, considera-se que a ação está numa fase de sobrecompra ou sobrevalorizada e pode haver uma reversão na tendência ou uma correção no preço da ação.

Na imagem abaixo do gráfico da Visa, podes ver que sempre que a ação faz novos máximos, a linha do RSI sobe acima dos 70 e nos mínimos, fica perto ou vai abaixo dos 30.

Explicação de como funciona o RSI, usando o programa TC2000

Para encontrar ações que estão subvalorizadas em poucos segundos, eu uso o programa TC2000. Como revelei antes, na análise ao TC2000, além de ser um bom programa para analisar gráficos, também tem a funcionalidade de stock scanner. Se não queres pagar pelo TC2000, mais abaixo dou uma alternativa grátis.

Eu uso o TC2000 para encontrar todas as ações cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA, em que a linha de RSI está a subir o nível 30. Estes são os passos que sigo, para encontrar ações em segundos:

1. No programa TC2000 vai até à janela de watchlist e clica em Select Conditions.

Como encontrar ações baratas

2. Clica em Add Condition.

Como encontrar ações baratas

3. Pesquisa por RSI e clica no RSI Crossing up through 30.

Como encontrar ações baratas

4. Para diminuir a lista e remover alguns penny stocks que não interessam, clico em Add Condition, pesquiso por Price e clico no primeiro indicador PRICE. Eu escolho 4, para mostrar todas as ações que cumprem com a condição adicionada no passo 3 e custam mais de 4 dólares.

Como encontrar ações baratas

5. Clica em Scan.

Como encontrar ações baratas

6. Em poucos segundos o TC2000 mostra todas as ações que valem a pena considerar.

Como encontrar ações baratas

7. Podes ordenar as ações da watchlist por subida %, preço, buzz volume, indústria, etc. Eu analiso o gráfico de cada ação, para identificar padrões formado no gráfico de 1D e também vejo quais foram as últimas notícias.

Watchlist de ações no programa TC2000

Tens que ter o extra de notícias, para conseguir ver as últimas notícias para a ação.

Notícias no programa TC2000

8. Depois de ver todas as ações, escolho as 5 ações com mais potencial e invisto. Como sei que uma ou outra escolha, pode afinal ser um mau investimento, uso sempre um stop loss. Não precisas de estar sempre certo. Se perderes -10% num ação e noutra ganhar 70%, no total vais continuar positivo.

Através deste processo, encontrei ações como a Nf Energy Saving Corp (NASDAQ:NFEC) ou a Hub Group Inc (HUBG) no início do mês de outubro. A NFEC valia cerca de 4,50 dólares e a HUBG estava a 45,20 dólares.

🔔 PARA DE PERDER COM PENNY STOCKS. Entra no Grupo para Day Traders! 🔔

Olha só para os gráficos destas 2 ações, para entender o potencial deste processo.

Gráfico das NFEC e HUBG

Com a reversão da tendência, optei por vender as ações HUBG com um pequeno lucro, porque é melhor lucrar pouco, do que fechar no vermelho. A NFEC foi a grande vencedora. Subiu 459% em menos de 2 meses e não é uma ação de canábis.

Neste momento o RSI da NFEC indica que está em sobrecompra e por isso, não é a melhor altura para comprar!

65% das contas de investidores perdem dinheiro ao negociar CFDs com esta corretora. Deves considerar se podes ou não correr o alto risco de perder dinheiro.

Se não queres pagar pelo TC2000, a solução é usar o site finviz.com. É grátis e não tens que instalar nada. Acede ao site finviz.com e no menu clica em Screener.

Site Finviz.com

Na página de stock screener, clica na aba Technical.

Como usar o stock screener finviz

Na caixa RSI (14) escolhe Oversold (30).

Como usar o stock screener finviz

Podes escolher os valores de Oversold (20) ou Oversold (10), no entanto, podem não ser tão eficazes como o anterior, porque a ação ainda está longe de sair do nível de sobrevenda.

Podes usar o finviz.com sem pagar, no entanto, tem menos funcionalidades e as cotações têm atraso de 15 minutos. Se é só para encontrar ações, podes continuar a usar a versão grátis.


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

cOMO COMPRAR e vender ações?

Depois de encontrar ações, está na hora de comprar as ações. Agora é fácil de encontrar uma corretora para investir na Bolsa, no entanto, cada corretora é diferente.

Deves evitar a todo o custo usar o Banco onde tens a tua conta bancária, porque não só os Bancos cobram comissões elevadas, como são ineficientes para investir na Bolsa.

As Bolsas de Valores funcionam de segunda a sexta-feira. Só não abre aos fins de semana e em alguns feriados nacionais importantes. O horário de cada Bolsa vai variar. Por exemplo, as Bolsas de Valores norte-americanas NASDAQ e NYSE funcionam das 14h30 às 21h (hora de Portugal), enquanto a Bolsa de Lisboa funciona das 8h às 16h30.

Para começar a investir, estes são os passos que tens de seguir:

  1. Abrir uma conta de negociação numa corretora de Bolsa. Eu tenho conta na XTB e DeGiro. Uso e recomendo a DeGiro por causa das comissões low-cost. As comissões vão fazer toda a diferença no teu investimento. É um diferença enorme.
  2. Depositar dinheiro na tua Conta de Negociação (ou Home Broker, como se diz no Brasil). É altura de depositar dinheiro na conta de investimento. O meio mais usado é transferência bancária, mas podem existir alternativas.
  3. Comprar ações. Quando tiveres saldo na tua conta, através da plataforma de investimento da corretora, procura pelo nome ou símbolo das ações que queres comprar. Por exemplo, para comprar ações da Apple, deves procurar por Apple ou AAPL. Se tens uma conta na DeGiro, podes aprender como comprar ações na DeGiro. No caso de teres uma conta na XTB, no artigo como comprar ações CTT podes aprender os passos.

Uma coisa é certa, não podes ter medo de seguir em frente. O que fazes hoje, vai ter impacto enorme no teu futuro. Acontece com todos os novos investidores, aquelas fases de indecisão. Também no início eu estava indeciso, mas para experimentar comecei a usar um simulador da Bolsa.

Se não vives em Portugal, podes investir na Bolsa usando o Etoro. O Etoro aceita pessoas da Europa, Brasil e muitos outros países. Experimenta como funciona.

Bons investimentos!

Não sabes como investir?

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Eles ganham, tu ganhas.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.