Estratégias,

Como Comprar Ações a Curto Prazo?

Como Comprar Ações a Curto Prazo

Aprende como comprar ações a curto prazo. Esta é a estratégia que tens de usar, para encontrar ações para vender nos próximos minutos, horas ou dias.

Para investir na Bolsa de Valores existem 1001 estratégias. Nunca é demais repetir isto, porque os novos investidores pensam que apenas uma estratégia funciona e todas as outras servem apenas para perder tempo e dinheiro. Existem várias. Aqui no blog, já falei sobre como investir em apresentações de resultados, negócios falhados, penny stocks, swing trading, etc. Cada estratégia de investimento tem as suas caraterísticas.

Investir a curto prazo é diferente de investir a longo prazo!

Claro que, a estratégia a usar para investir dinheiro em ações, vai depender da tua experiência, objetivo e qual é o risco máximo que estás disposto a aceitar. É importante ter em conta que, normalmente o retorno está associado ao risco (de perder dinheiro). Ou seja, quanto maior o risco, maior será o retorno. Como cada vez mais leitores estão interessados em investir a curto prazo, isto é, comprar ações hoje para vender nos próximos minutos ou dias, neste artigo vou falar sobre como encontrar ações para investir a curto prazo.

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

A Estratégia para Investir a Curto Prazo na Bolsa de Valores Explicada

Investir a curto prazo é muito diferente de investir a longo prazo e por essa razão, é necessário encontrar uma estratégia que seja capaz de identificar boas oportunidades (temporárias). Sem usar uma estratégia até podes obter lucros uma ou outra vez, mas ao longo do tempo o mais certo é que acabes por perder dinheiro.

Para investir a curto prazo convém ter uma estratégia, porque vai ajudar não só a encontrar essas oportunidades, como vais saber quando comprar ou vender as ações, mas também onde deve estar o teu stop loss.

Tens de encontrar outliers!

Investir na Bolsa de Valores a curto prazo requer disciplina, mas não é impossível. Com uma estratégia, vais ter a disciplina necessária.

Para encontrar boas oportunidades quer seja para lucrar com a 📈 subida ou com a 📉 queda, tens primeiro de identificar outliers.

Se tens um curso superior ligado à Matemática, Gestão, Economia ou Informática, o mais certo é que saibas o que são Outliers e por isso, entendas o porquê da estratégia de curto prazo querer encontrar outliers.

Caso não saibas o que são Outliers, podem ser resumidos como eventos fora do normal.

Na Internet podes encontrar várias explicações completas e para os investidores mais interessados no assunto, existe o livro Outliers de Malcom Gladwell, que aborda o assunto ao pormenor.

Por exemplo, para a nossa estratégia de curto prazo um outlier é uma ação que está a +12% ou -12%, quando normalmente costuma valorizar em média +1% ou desvalorizar -1%.

Esta ação poderá ser uma boa oportunidade a curto prazo, porque pode subir mais ou descer, dependendo das razões que levaram a ação a subir ou descer assim tanto.

Como funciona a estratégia de curto prazo?

Para que entendas ao pormenor como funciona a estratégia de investir a curto prazo, vou explicar desde como encontrar ações (outliers), qual a abordagem que uso, onde coloco o stop loss e quando vendo as ações.

O primeiro passo, consiste em encontrar ações com uma valorização ou desvalorização fora do normal, ou seja, os nossos outliers. É possível encontrar os outliers do site Yahoo! Finance (finance.yahoo.com). Minutos de abrir a Bolsa, ao clicar no campo de pesquisa aparecem as ações em destaque para o dia.

Ações em destaque

Estas ações podem apresentar oportunidades para comprar a curto prazo. Para não comprar “ás cegas”, analiso sempre cada ação, para saber porque razão estão em destaque, mas também se é um movimento esporádico ou pode existir uma continuação do movimento.

Página do Groupon no Yahoo Finance

Estas são as razões porque as ações têm grandes subidas e quedas:

  • resultados financeiros abaixo / acima do esperado;
  • notícias sobre novos serviços ou produtos;
  • preço-alvo da ação foi aumentado ou diminuído pelos analistas;
  • saída do CEO;
  • insiders (com cargos de topo) a comprar ações;
  • entre outras razões.

No terceiro passo, tens que analisar o gráfico da ação e procurar por pontos para comprar (ou shortar) as ações. Por exemplo, se a ação apresentou resultados muito abaixo do esperado e está com uma queda enorme, o mais certo é que continue a cair mais. No caso contrário, se a ação apresentar bons resultados ou uma notícia bastante positiva, o mais certo é que continue o seu movimento de subida.

Gráfico ações Groupon

Depois de procurar por pontos de entrada e de take profit+stop loss, o passo seguinte é abrir a posição na corretora. Como acontece com qualquer estratégia, esta estratégia não é infalível e vão haver vezes ou dias em que vais perder dinheiro. Por isso, é importante seguires o teu próprio plano.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Deixar comentário