Como Aproveitar QUEDAS das Bolsas de Valores? (EUA, Europa e Ásia)

Como Aproveitar as Quedas das Bolsas de ValoresDescobre como aproveitar as Próximas QUEDAS das Bolsas de Valores. Isto é o que deves fazer. Vão acontecer mais do que pensas e podem ser oportunidades!

As Bolsas de Valores são feitas de subidas e quedas, por isso, se estás à espera que as Bolsas subam até à lua 🌓, tens de pensar novamente. Se isso acontecesse seria muito mau, porque significava que estávamos perante uma Nova Bolha nos Mercados Financeiros, como aquela que aconteceu em 2000 no setor de tecnologia e deu cabo de muitos investidores. As quedas fazem parte, são saudáveis e podem ser aproveitadas.

Nas próximas quedas, isto é o que podes fazer!

Existem varias maneiras de aproveitar a tendência das Bolsas de Valores, não é apenas a comprar ações baratas e vender mais caro. Essa é a maneira mais conhecida e a que a maior parte dos novos investidores pensa que existe, mas existem mais. Hoje em dia, existem uma série de maneiras, disponíveis para todos os investidores. Cada investidor deve experimentar, para ter uma opinião.

O Que Fazer Na Próxima QUEDA? Como Se Preparar?

Com as Bolsas de Valores perto de máximos, a incerteza e FOMO (Fear OF Missing Out) em níveis bem altos, é importante entender que as quedas podem ser mais frequentes, mesmo que alguns dias depois as Bolsas voltem ao mesmo nível. A incerteza, o FOMO e os rumores têm um impacto enorme nos Mercados Financeiros e criam a volatilidade perfeita.

Independentemente das Bolsas de Valores estarem em queda, numa correção ou a fazer um novo rali, é importante sempre diversificar. Ao diversificar, vais garantir que o teu capital continua a crescer, mesmo que uma ação ou investimento acabe por gerar perdas. O objetivo aqui não é adivinhar, mas sim rentabilizar o capital.

As quedas criam oportunidades em ambos os sentidos!

Comprar e vender ações continua a ser um dos melhores investimentos a longo prazo, no entanto, não deves ficar preso a isso. Deves explorar outras maneiras de aproveitar as oportunidades criadas pelas Bolsas de Valores.

Quando se fala em aproveitar as quedas, as duas coisas que os investidores pensam é Buy the Dip (que em português pode ser traduzido para comprar o fundo) ou fazer Short selling, mas existe outra maneira de aproveitar.

Deves experimentar várias maneiras e escolher a que melhor se adequa à tua estratégia de investimento, experiência e perfil de risco.

Por exemplo, existem investidores que preferem investir em ações da Microsoft por ser  uma empresa estabelecida e pagar dividendos, que se encaixa numa boa estratégia de longo prazo, enquanto outros investidores preferem investir em ações da AMD, que embora não pague dividendos costuma ter mais volatilidade.

Cada investidor é diferente e por isso, é importante conhecer-se a si mesmo.


Abre conta Demo na XTB Portugal e experimenta investir.

🔻 Como Negociar as Quedas das Bolsas?

Para aproveitar as quedas das principais Bolsas de Valores, através da corretora XTB podes negociar cfds de índices. É possível beneficiar com a subida ou queda, no entanto, aqui neste artigo vou falar apenas de como negociar a queda.

79% das contas de investidores de retalho perdem dinheiro quando negoceiam CFDs com este fornecedor. Deves considerar se compreendes como funcionam os CFDs e se podes correr o elevado risco de perda do teu dinheiro.

Neste momento, estão disponíveis vários cfds de índices para negociar da América, Europa e Ásia-Pacífico. Na imagem abaixo, estão todos os índices disponíveis.

CFDs de índices disponíveis para negociar na XTB

Como podes ver a lista de cfds de índices disponíveis para negociar é grande. Tem desde os índices mais populares, como o S&P500 com o símbolo US500, como também o VOLX que é semelhante ao TVIX, que muitos traders usam para beneficiar com a queda do S&P500.

Para os investidores que preferem investir nas Bolsas de Valores da Europa, os índices mais populares são o DE30 (replica a performance das 30 maiores ações da Bolsa de Valores da Alemanha),  o FRA40 (replica a performance das 40 maiores ações da Bolsa de Valores da França) e o UK100 (replica a performance das 100 maiores ações da Bolsa de Valores do Reino Unido).

Todos os índices disponíveis para negociar na plataforma xStation 5 da corretora XTB, podem ser encontrados na aba IND.

Como encontrar índices das Bolsas de Valores

Ao clicar no índice vai aparecer os botões de negociação rápida, com o livro de ordens e vários ícones. Para abrir o gráfico clica no ícone das velas japonesas.

Como negociar a queda das Bolsas de Valores na corretora XTB

No gráfico é possível encontrar pontos para abrir posições SELL ou para fechar. Clica com o botão direito do rato sobre o gráfico e depois clica em Nova Ordem.

Como negociar a queda das Bolsas de Valores na corretora XTB

Na nova janela que abriu tens de selecionar o tamanho da posição e abrir a posição SELL. Também é possível adicionar um Take Profit e Stop Loss. O tamanho mínimo para abrir a posição é de 0.01 e não existe comissões ou swap diário de manter a posição.

Como negociar a queda das Bolsas de Valores na corretora XTB

Caso estejas interessado em saber mais detalhes sobre o ativo, ao clicar no botão de informações (i), é possível encontrar a informação básica e a performance. A imagem abaixo é um exemplo do tipo de detalhes que poderás encontrar.

Como negociar a queda das Bolsas de Valores na corretora XTB

Com as quedas as serem mais frequentes do que antes, por causa de estarmos em máximos, das notícias sobre a Guerra Comercial EUA-China, as taxas de juro e outros rumores, é importante conhecer outras estratégias de aproveitar a volatilidade.

É desta forma que investidores mais experientes aproveitam as quedas das Bolsas de Valores, sobretudo porque não existem comissões, apenas o spread. Se ainda não és cliente, abre uma conta na XTB e experimenta como funciona. Todos os clientes têm acesso a uma conta demo com 100.000 euros virtuais.

Bons investimentos!

Disclaimer: Este artigo foi escrito em cooperação com a corretora XTB.

Começa a Copiar Investidores na Etoro. Experimenta como funciona.

Performance passada não é garantia de resultados futuros. Capital em risco.

O Etoro é uma plataforma com múltiplos instrumentos financeiros, que permite investir em ações e criptomoedas, assim como negociar CFDs.

75% das contas de investidores perdem dinheiro ao negociar CFDs com o Etoro. Deves considerar se podes ou não aceitar o alto risco de perder dinheiro. As criptomoedas são produtos de investimento altamente voláteis e não regulados. Os investidores Europeus não estão protegidos.