Invista com a XTB!
Trading,

Atitudes emocionais que prejudicam os investidores

Emoções investidores na Bolsa de Valores

Entenda quais são as atitudes emocionais que podem prejudicar os seus investimentos. Evite estas atitudes no momento de investir. Torne os seus investimentos mais rentáveis!

Existem muitos momentos em que os investidores necessitam de executar ordens de compra ou venda de ações, devido à mudança de tendência no mercado financeiro ou simplesmente para adaptar a sua carteira de títulos à estratégia previamente definida, de forma a aproveitar as oportunidades que estão a aparecer na Bolsa de Valores.

Quando chegam esses dias, horas, minutos ou segundos difíceis, onde é necessário tomar decisões quanto ao seu capital, é quando surgem os problemas, as indecisões, dúvidas e o fator emocional – tão importante – entra em jogo. As decisões de investimento são tomadas usando a sua experiência e conhecimento técnico, com a quase a certeza de estarem certas.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Evite estas atitudes antes de Investir

A pergunta que muitas vezes os pequenos e médios investidores dizem nos momentos mais críticos para o resultado final do seu investimento é a seguinte: “Estarei a cometer o mesmo erro que da outra vez?”. A experiência passada é uma boa oportunidade para aprender, pois ajuda a não cometer os mesmos erros. No entanto, no início – aconteceu o mesmo comigo – são várias as atitudes erradas que você tem que podem ser motivados pela forma como lida com os ganhos e a falta de controlo:

  • Falta de paciência – Quando queremos algo, queremos muitas vezes para ontem. Este erro emocional e financeiro é motivado pela falta de disciplina na hora de esperar pelo momento adequado para a comprar-vender ou respeitar o plano inicial previsto para um determinado investimento, com uma consequência pesada para o capital investido. Este é também um dos principais erros dos investidores.
  • Investir e querer ganhar logo – Este é um erro grave que muitos investidores iniciantes cometem. Para este tipo de apostadores da roleta russa, que abrem ordens de compra de ações, para vender ações quando começar a ganhar algum dinheiro, este é o maior erro que podem fazer. Pois, nem sempre funciona essa estratégia, além das comissões pagas serem elevadas para estar sempre a fazer isso. Muitos dos investidores de sucesso têm ações onde estão a perder 5% ou até 10% do capital investido, e mesmo assim continuam a deixar as posições abertas, demore um ou mais anos a ver o seu investimento duplicar. Invista a longo prazo.
  • Excesso de orgulho – Os mercados financeiros são duros, tenazes e põe rapidamente cada investidor no sítio como se sentissem os seus pontos fracos ou excesso de orgulho presente na hora de investir. É importante investir com a cabeça fria e deixar o orgulho de lado, caso contrário poderá ter muitas surpresas.
  • Procurar a perfeição – O conhecimento do mercado, a experiência investidora e a preparação técnica são qualidades que podem melhorar os seus resultados, no entanto o excesso e a procura pela perfeição, pode ter um efeito contrário, fazendo com que perca as verdadeiras oportunidades para executar ordens de compra ou venda de ações com resultados fantásticos.

Uma vez conhecida quais são as atitudes que deve evitar, de forma a não dar cabo da sua rentabilidade na Bolsa de Valores, aconselhamos também que crie a sua própria estratégia, adaptada ao seu perfil de investidor.

Além disso, também é importante que apague todos os pensamentos negativos que podem dificultar uma boa gestão dos seus interesses financeiros, uma vez que esteja a investir nos mercados financeiros e a situação seja o contrário das suas perspetivas.