O que ninguém pensa sobre a Reforma? Como Investir as Poupanças?

Como investir o SalárioA Reforma pode ser o teu maior pesadelo financeiro, se não fizeres isto. Só depende de ti. Está na hora de planear o teu futuro. Começa a investir dinheiro!

Muitas pessoas estão a cometer hoje um erro grave, mas tão grave mesmo, que vão dar cabo do seu futuro e do que tanto queriam, que não vai ser possível voltar atrás para corrigir os seus erros do passado. Ainda não existe uma máquina do tempo, para consertar os erros. Essa é a verdade.  Por isso, tens que pensar a longo prazo e planear as tuas finanças pessoais, para que não sejas mais uma pessoa numa má situação financeira.

Planeia, investe e ganha!

Infelizmente, a maioria dos Portugueses só tem uma única fonte de rendimento, ou seja, o salário. E por isso mesmo, se acontece alguma coisa que não estavam à espera, como perder o emprego, salários em atraso, aumento dos impostos ou uma despesa inesperada, entram em pânico e dão cabo ainda mais do seu próprio futuro pós-reforma. É mais do que tempo de falar neste assunto muito tempo antes de acontecer, para que possas estar preparado.

Como Duplicar a Reforma? Prepara o teu futuro “eu”.

A Reforma não é mais o que era. Disso, não podes ter qualquer dúvida. Nos últimos anos cresceu, mas agora é sempre a cair. Todos os anos existem mudanças radicais nos Impostos e na Segurança Social, que têm um impacto enorme nas Reformas dos anos seguintes. O impacto é ENORME, que até existem pessoas a pedir a reforma antecipada, mesmo que isso signifique perder qualquer coisa como 15% da reforma.

Não podes mais estar à espera de viver os teus anos de reformado, só com a reforma, porque não vais conseguir. De certeza que conheces alguém que teve que voltar a trabalhar ou mudar de vida. Precisas urgentemente de criar um rendimento extra.

As tuas finanças pessoais deveriam ser tão importantes como a tua saúde!

O maior risco é assumires que vais ter uma boa reforma, porque até chegares à idade da Reforma, muitas coisas vão acontecer. O que torna o teu problema ainda maior, para conseguires viver a Reforma sem preocupações.

Vivemos mais anos. É bom. Mas, por outro lado, o sistema de Segurança Social está a se tornar cada vez mais insustentável, porque se existem menos pessoas a descontar e é necessário mais dinheiro para pagar reformas e subsídios, o sistema vai colapsar em breve… pela milésima vez e têm que ser feitas novas mudanças.

A previsão é que o problema continue a crescer!

A idade vai continuar a subir, a reforma vai ficar cada vez mais pequena, os impostos vão aumentar e o custo de vida também não vai parar de subir. Também tens que contar com as comissões e a inflação!

Vai parecer uma bola de neve.

Não te podes esquecer que 500€ hoje, não vale mais o mesmo daqui a uns anos. Podes conseguir comprar uma TV melhor e mais barata, mas no geral, tudo vai aumentar.

Deves aproveitar enquanto és novo, ativo e cheio de força para investir dinheiro. Com 55 anos não vais estar mais disposto a aceitar os mesmos riscos, que aceitarias com 30 anos.

A vida é feita de decisões e tu tens que tomar a decisão de investir dinheiro. Estar preparado para este momento da tua vida é importante e vai fazer com que consigas enfrentar todos os desafios.

Um dos investimentos mais recomendados – e a razão pela qual nasceu este blog – é a Bolsa de Valores. Todas as pessoas deveriam comprar e vender ações. Quem não sabe como funciona a Bolsa, ignora o seu verdadeiro poder de multiplicação. Basta analisar o retorno de 2015 ou 2016, para entender as suas vantagens.

Além da Bolsa de Valores, existem outros investimentos que também podem ser do teu interesse. Todos os dias recebo várias mensagens sobre como diversifico os meus investimentos. É desta forma que estou a colocar o meu dinheiro a trabalhar para mim:

Estou a alocar o dinheiro de Depósitos a Prazo que já acabaram, para outros investimentos, porque neste momento existem melhores oportunidades. Seria louco estar a “prender” o meu dinheiro durante 1 ou 2 anos num investimento com retorno de quase 0%, quando posso ganhar 15% ou mais em muito menos tempo.

Deves diversificar os teus investimentos. Acima, tens um bom exemplo sobre como diversificar o dinheiro.

Bons investimentos!