Invista com a XTB!
Educação Financeira,

O Risco da Inflação

Risco da Inflação

Conheces qual é mesmo o risco da Inflação? Prepara-te para investir e obter rentabilidades superiores à inflação. Evita perder dinheiro!

No mundo das finanças e investimentos existe uma grande quantidade de palavras que se ouve frequentemente, mas que às vezes acabam por não ser totalmente entendidas pela maior parte das pessoas e até, quem não dá importância muitas vezes acaba por conhecer o seu significado da pior maneira possível.

Para evitar surpresas de última hora ou arrependeres-te por não ter investido na Bolsa, quando devias tê-lo feito, vamos falar sobre o grave risco que é a inflação.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Efeitos da Inflação na Economia

Para começar, é importante saber o que é a inflação. Infelizmente muitos pequenos investidores não sabem o que é, por isso é importante estar informado. A inflação pode ser definida como o aumento generalizado dos preços pelo motivo da perda do valor do dinheiro.

Produz-se quando a oferta monetária cresce mais que a oferta de bens e serviços, pelo que ao existir mais dinheiro em circulação, os produtos ficam mais caros progressivamente, necessitando de pagar mais dinheiro pelo mesmo bem ou serviço.

É importante saber que o aumento do preço dos bens e serviços ao longo de um período de tempo longo, vai fazer com que os produtos básicos, como o leite, pão, gasolina, ovos ou batatas comecem a ter preços cada vez mais elevados e, em último caso, um preço proibitivo.

Diante da constante perda de poder aquisitivo por parte dos trabalhadores – motivados pela inflação – estes, reivindicarão uma subida do salário, que ao ser aceite, suporá uma forte perda da competitividade dos seus produtos diante da sua concorrência no mercado nacional e internacional.

A manutenção do poder aquisitiva à base das subidas frequentes, pode terminar prejudicando o futuro da empresa, originando falências ou desemprego.

Vantagens da taxa de inflação

  • Uma das vantagens da taxa de inflação para o Governo, é o cálculo da revisão do aumento anual nas pensões e nos salários, com o fim de proteger de alguma forma o poder aquisitivo dos reformados e trabalhadores.
  • Outra vantagem de conhecer a inflação pelo ponto de vista financeiro, é o cálculo da rentabilidade de um produto de investimento ao ser comparado com esta taxa. Dessa forma, é possível concluir se é rentável investir num depósito a prazo, fundo de investimento ou ações.

Não percas mais tempo a investir dinheiro em aplicações de poupança ou investimentos com um retorno inferior à inflação. Daqui a uns anos vais ver como compensou investir na Bolsa e noutros tipos de investimento com um bom retorno.

Bons investimentos!