Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

O que são os Dividendos?

Dividendos Bolsa de Valores

Saiba o que são os dividendos. Descubra porque é uma boa ideia investir em ações que distribuem dividendos. Entenda melhor como funciona!

O propósito de qualquer investimento é de fazer crescer o seu dinheiro rápido com o mínimo de risco. Existem várias alternativas de investimento disponíveis hoje em dia, como obrigações, forex, fundos de investimento, matérias-primas, imobiliário, arte e outros. Com tantas oportunidades de investimento disponíveis as pessoas tendem a ficar um pouco confusas e muitas vezes tomam decisões erradas que resultam em perdas financeiras enormes.

Numa altura em que investir na bolsa de valores torna-se cada vez mais comum para pequenos investidores, comprar ações que repartam dividendos com os acionistas é um bom investimento. Continue lendo para conhecer melhor como funciona e as vantagens de investir em ações com dividendos.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Guia completo sobre Dividendos

O dividendo, não é nada mais do que repartição dos lucros da empresa cotada em bolsa de acordo com o número ações que você detém. A decisão de pagar dividendos é tomada em Assembleia Geral, indicando a data quando vai ser pago o valor e forma de pagamento dos mesmos.

Os dividendos podem ser repartidos em dinheiro ou ações. Se forem repartidos em dinheiro, por cada ação que você seja dono vai receber uma certa quantidade de dinheiro, a qual será determinada pela Assembleia Geral de Acionistas. Se forem repartidos dividendos em ações, você vai receber 1 ação por cada X ações que seja dono. Por exemplo, poderá receber 1 ação por cada 100 ações que tenha dessa empresa.

Uma das estratégias mais comuns é comprar ações um dia antes da empresa distribuir dividendos, no entanto isso não é uma boa estratégia. Pois, se a ação vale 10 euros e vai repartir 40 cêntimos, por exemplo, o normal é que a ação desconte o dividendo na abertura da sessão no dia seguinte. Por isso, a ação terá tendência a abrir no dia seguinte em 9,60 euros, descontando os 40 cêntimos na abertura. É normal o mercado descontar o dividendo repartido no preço das ações da empresa, já que a empresa tinha em caixa esse dinheiro e fiquei sem ele.

A estratégia certa deve ser, investir em ações que distribuam dividendos mas que tenham uma tendência altista. Já que com essas ações poderá ganhar dinheiro entre o preço de compra e o preço de venda, e também com os dividendos.

Tipos de Dividendos

Existem atualmente dois tipos de dividendos: os ordinários e os extraordinários. Os dividendos ordinários são repartidos em função dos lucros da empresa durante o ano fiscal anterior. Enquanto os dividendos extraordinários são repartidos em função de algo extraordinário, como por exemplo, a venda de uma filial ou de parte da empresa.

Vantagens de investir em ações com dividendos

  • Excelente retorno do investimento
  • As empresas mais rentáveis a longo prazo, são as que distribuem dividendos
  • Rendimento passivo frequente na forma de dividendos
  • Liquidez

Deixar comentário