Invista com a XTB!
Educação Financeira,

Passo 10 – Não Vender as Ações CEDO Demais

Vender ações cedo demais

Estas são as razões para não venderes as ações cedo demais. Não cometas outro erro bastante comuns entre os Novos Investidores!

Não existe forma de prever com 100% de certeza quando é o momento certo para vender ações e ganhar o máximo de dinheiro possível com a tua decisão de investimento. No entanto, se investiste dinheiro para comprar ações de grandes empresas, como a Microsoft, Apple, Tesla e outras, a probabilidade de veres a tua Conta Bancária crescer nos próximos anos é enorme!

Antes de investir dinheiro na Bolsa de Valores nunca deves investir dinheiro que precisas, porque mais cedo ou mais tarde vais acabar por tomar más decisões e perder muito dinheiro. As ações sobem, descem, sobem e por essa razão, não podes entrar em pânico só porque estás a perder 10% ou mais. Tens que ter uma visão de longo prazo!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Razões para Investir Dinheiro a Longo Prazo

Quando devo vender as minhas ações? Esta é uma das perguntas mais frequentes que oiço por parte de muitos investidores novatos. A minha resposta é: NUNCA! Se investiste numa boa empresa, que tem um negócio rentável, produtos inovadores e uns lucros de fazer inveja a qualquer um… só tens que deixar o teu dinheiro crescer ao longo dos próximos anos.

Caso contrário, se investiste numa empresa em fim de vida, com produtos sem qualidade ou que não está a conseguir superar a concorrência e a vencer nos segmentos onde está presente, então é tempo de vender e nunca mais comprar ações dessa empresa ou voltar quando estiverem mais baratas.

Ás vezes as coisas mudam, por isso também deves mudar…

Aqui estão as razões porque eu e praticamente todos os investidores vendem ações:

  1. Melhores oportunidades – Algumas vezes não existe nada de errado com a empresa ou com as suas ações. Existem simplesmente melhores oportunidades noutro setor de mercado ou noutra Bolsa de Valores, que oferecem um retorno muito melhor. Os investidores preferem vender as ações de uma empresa menos atrativa (mesmo perdendo dinheiro)m se conseguirem um negócio melhor noutro lado.
  2. Mudanças no negócio – Não existe forma de evitar isto, algumas vezes as mudanças ainda são maiores do que o esperado. Estou a falar de uma aquisição da empresa, mudança na administração da empresa ou na visão estratégica. Quando isto acontece, é altura de incorporar os novos dados na cotação da ação e reavaliar se ainda é uma boa oportunidade. Deves considerar vender se: a possibilidade de conseguir alcançar lucros maiores ou mais expressivos for muito pequena, se a administração foi totalmente remodelada ou tomou decisões questionáveis e, por último, existe uma nova ameaça para a empresa ou os seus concorrentes obtiveram uma performance melhor.
  3. Valorização – Nós todos estamos no longo prazo, mas algumas vezes o mercado é bondoso demais para algumas ações que tanto gostamos. Deves considerar vender se a cotação da ação atingiu um nível muito alto, que não reflete mais o valor real do negócio.
  4. Investimentos ruinosos – As empresas valem aquilo que são e fazem, por isso, se fizeram algum investimento ruinoso, o mais certo é que nos próximos dias ou meses essa má decisão de investimento seja refletida no preço das ações. Está na hora de vender as ações, antes que seja tarde demais.
  5. Não deixa dormir sossegado – É difícil de colocar um valor no teu descanso tranquilo. Se tens um investimento que não está a ter o rumo previsto e que está a criar problemas a dormir, isso pode ser uma boa razão para vender as ações. Todos nós poupamos e investimos para melhorar a nossa qualidade de vida, não para dormir pior ou andar stressado. Lembra-te, não existe nenhum troféu ou prémio por aguentar o risco de investir.

Para tornar-se mais fácil saber se está na altura de vender ou não, por cada ação que compraste, escreve num papel porque compraste as ações, as tuas expetativas e o que fazia-te vender imediatamente.

Uma das ações que me arrependo mais de ter vendido antes do tempo, são as ações da Take-Two Interactive (NASDAQ:TTWO), a empresa que criou o jogo GTA. Ganhei dinheiro, mas não muito como poderia ter ganho!

Se ainda tens as tuas dúvidas sobre se é o momento certo para vender as ações, dou-te 8 boas razões para vender ações e não pensar mais nisso.

Bons investimentos!