Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Gráficos da Bolsa – Os mais utilizados

Gráficos da Bolsa de Valores

Conheça quais são os tipos de Gráficos de Ações mais utilizados. Comece a utilizar estes gráficos para decidir quando deve Comprar ou Vender Ações.

As ações das empresas cotadas em Bolsa realizam movimentos diariamente nos seus preços e estes movimentos são apresentados nos diversos programas de trading em forma de gráficos. A abertura de conta num intermediário financeiro – conhecido como broker – permite que você tenha acesso à Bolsa de Valores em tempo real, onde poderá aceder à sua conta, visualizar gráficos, comprar e vender ações, ler as últimas notícias e usar as ferramentas de análise técnica.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Melhores Gráficos para analisar Ações

Para compreender melhor como funciona este mercado financeiro, especialmente para os iniciantes em Bolsa, neste artigo apresentamos os três tipos de gráficos mais utilizados pelos investidores neste tipo de investimento em renda variável. Estes gráficos são usados para fazer a análise técnica através da sua tendência, suportes e resistências, e também para seguir a cotação em tempo-real.

Gráfico de Velas Japonesas

O gráfico de velas japonesas é um dos tipos de gráficos mais utilizadores pelos investidores e traders diários, pois numa só vela é possível encontrar bastante informação, tornando fácil de determinar a flutuação de preços. Como é evidente, o seu nome vem de onde foi inventado, no Japão. Cada vela indica o mínimo, máximo, preço de abertura e preço de fecho baseado no período temporal selecionado. O cor do corpo da vela indica se foi um movimento positivo ou negativo.

Gráfico de Velas Japonesas - Período 15 minutos
Gráfico de Velas Japonesas – Período 15 minutos

Uma das principais razões porque o gráfico de velas japonesas é utilizado, além de indicar vários dados importantes, é devido a ser uma forma fácil de descobrir uma grande variedade de padrões gráficos, de amplo estudo e extensão global, que é tipo em conta para determinar tendências nos mercados financeiros.

Gráfico de Barras

O gráfico de barras recolhe a mesma informação que o gráfico anterior mas com um visual diferente e até menos claro de perceber, para determinar diferentes flutuações no preço. Cada barra apresenta o preço durante o período temporal do gráfico, com o seu período de abertura, máximo, mínimo e fecho da sessão. A barra ficava assinalada com uma linha vertical e duas linhas horizontais perpendiculares. Nela, a barra superior indica o preço máximo alcançado nesse período temporal, enquanto a base mostra o mínimo. A duas linhas horizontais mostram o preço de início – barra do lado esquerdo – e o preço de fecho – barra do lado direito.

Gráfico de Barras - Período 15 minutos
Gráfico de Barras – Período 15 minutos

Gráfico de Linha

Os gráficos de linhas mostra um conjunto de pontos ligados através de uma linha. A união dos ditos pontos entre os preços de fecho do ação ou do índice, num determinado espaço temporal, mostrará as variações de preços estabelecendo diversos níveis que serão marcados de acordo com o período temporal (1 minuto, 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 1 hora, 1 dia, 1 semana, 1 mês, etc).

Gráfico de Linha - Período 15 minutos
Gráfico de Linha – Período 15 minutos

Agora que você já conhece quais são os três gráficos mais populares, só com a prática e a aprendizagem, é que você é capaz de encontrar o melhor tipo de gráfico para analisar a cotação das ações, de forma a conseguir bons resultados. O gráfico de velas japonesas é o melhor para acompanhar os principais ativos, não só porque possui bastante informação, mas também porque é um dos mais populares.