Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

O que é “Sell In May And Go Away”?

O que é “Sell In May And Go Away”

Sabes o que quer dizer a frase “Sell In May And Go Away“? O que significa, porque não é um mito e as vantagens. Tens que ler isto.

Se ainda és um investidor iniciante na Bolsa de Valores, é normal que não saibas a importância da frase Sell In May And Go Away, que em português pode ser traduzido para: Vende em Maio e Vai te Embora.

Vender em Maio e ir embora é um ditado bem popular, relacionado com o mundo da Bolsa de Valores. É um aviso ao investidores, para venderem as suas ações no mês de maio, para evitar a queda sazonal dos mercados acionistas e para aproveitar os lucros dos seus investimentos.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

A Estratégia “Sell In May And Go Away” Explicada

O Sell In May And Go Away ou Vender em maio e ir embora, é uma estratégia de investimento em ações, baseada na teoria que os meses de maio a outubro, são os meses com menor liquidez e, portanto, com menor valorização dos índices acionistas e menos potencial para ganhar dinheiro.

Nesta estratégia, as ações são vendidas no início de maio. O dinheiro é novamente investido em outubro, normalmente perto do Dia das Bruxas (Halloween). O Sell In May é um ditado que alguns investidores seguem, porque acreditarem não ser uma boa ideia ter ações durante o período de férias.

Mas, atenção. Esta estratégia não funciona em todas as ações ou indústrias!

Se estás a pensar em usar esta estratégia, tem cuidado. Embora tenha funcionado para um conjunto de mercados, não quer dizer que vai funcionar com todas as ações, ou que vai continuar a funcionar. No mês de maio ou junho até podes encontrar ações a bons preços para comprar, que não deves ignorar.

É normal entre os meses de maio e outubro os mercados financeiros passarem dias de fortes desvalorizações. Faz parte da Bolsa. Não existe nenhuma ação que só suba. A cotação das ações é o resultado do interesse dos investidores. Se houver muitos investidores interessados, as ações vão subir, caso contrário, se não houverem interessados, é óbvio que vai desvalorizar.

Durante esta parte do ano, é muito comum a algumas ações apresentar uma tendência de lateralização, à espera de uma notícia ou dado económico importante.

Vantagens da estratégia “Sell In May”

Estas são algumas das vantagens mais importantes da estratégia de “Sell In May And Go Away“:

  • Vender ações com ganhos, para investir mais tarde noutras ações;
  • Um boa estratégia de fuga dos meses com menor liquidez;
  • Simples de executar.

Não uso muito a estratégia de vender as ações em maio, para mais tarde investir, porque aposto mais em ações buy-n-hold, para ter durante anos e ir recebendo dividendos ao longo do tempo.

Uma das desvantagens de usar esta estratégia, são os custos que podes vir a ter em termos de comissões de abertura e fecho de posições.