Invista com a XTB!
Educação Financeira,

Passo 6 – Descobrir Bons negócios na Bolsa de Valores

Como Ganhei Dinheiro com as Ações APPLE

Aprende a descobrir bons negócios na Bolsa de Valores. Comprar ações de Empresas com futuro e líderes de mercado. Investe agora!

Quando compras ações, está a comprar uma posição num negócio que já existe. Podes comprar ações da tua marca de roupa favorita, clube ou empresas que usas no dia a dia, para seres acionista da empresa e beneficiar com o seu sucesso. Desta forma, sempre que alguém comprar roupa dessa marca ou noutra empresa onde investiste, uma parte do dinheiro da venda é lucro e vai diretamente para os “cofres” da empresa. Cha-ching!!

Encontrar boas ações para comprar é tão simples como abrir os olhos. O teu carro, banco, telemóvel, computador, tablet, são tudo boas ideias. Atrás de qualquer produto de sucesso ou serviço, existe uma empresa que está cotada na Bolsa de Valores e está a ganhar bastante dinheiro com o sucesso – e podes fazer parte dessa empresa como acionista.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Como Descobrir Ações Que Podem Ser Boas Ideias

Apesar do bom produto ou serviço ser importante, pois a empresa vai estar a “nadar” em dinheiro, isso não quer dizer que seja um bom investimento. Como já disse anteriormente e volto a repetir, para comprar ações deves pensar da mesma maneira quando compras um automóvel ou outro produto que é suposto usares durante vários anos.

Será que o negócio vai conseguir aguentar vários anos? Tem um cash-flow positivo? Confias na gestão, nos empregados e está interessados em te tornar num investidor? Para responder a algumas dessas questões precisarias de um MBA numa boa Universidade, mas existe uma abordagem melhor e ao mesmo tempo eficaz.

Existe uma abordagem que gosto de seguir ao investir na Bolsa de Valores e é muito simples. Esta abordagem não “olha” para a performance passada, gráficos e se houve ou não o stock split (divisão de ações). Aqui ficam algumas coisas a ter em conta:

  1. Vantagem competitiva sustentável – Algumas empresas têm vantagens competitivas únicas e douradoras, que permitem facturar muito mais dinheiro que a concorrência. Quando maior for a vantagem competitiva de uma empresa, maior serão os resultados financeiros. O líder dos leilões online (eBay), e propriedade intelectual (Johnson & Johnson), são dois exemplos clássicos de vantagem competitiva sustentável.
  2. Mais dinheiro disponível – O dinheiro é a coisa mais importante nos negócios. Serve para pagar as contas e cobre o desenvolvimento de novos projetos. Deves procurar por empresas com poucas dívidas, um bom balanço financeiro e um crescimento no cash-flow disponível – responsável por ajudar na recompra e na atribuição de dividendos aos acionistas.
  3. Forte liderança – Os administradores também têm ações da empresa? Têm um histórico de criar valor para os acionistas? Partilham anos e anos de experiência relevante para o negócio? Tratam os acionistas com respeito?

Se encontrares uma empresa que cumpre com os pontos acima mencionados, a probabilidade de teres encontrado uma boa empresa para o teu dinheiro é bem grande. Isso quer dizer que fizeste o teu trabalho de casa e agora está na hora de comprar as tuas primeiras ações.