Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Como os Investidores Profissionais investem na Bolsa de Valores?

Como os Investidores Profissionais investem na Bolsa de Valores

As estratégias dos Investidores Profissionais na Bolsa foram reveladas. Descobre as funcionalidades escondidas na plataforma da tua corretora. Leitura obrigatória!

Se investes na Bolsa de Valores ou estás ainda a pensar em investir dinheiro na Bolsa, de certeza que tens a curiosidade de saber para que servem muitas das funcionalidades disponibilizadas por outras corretoras de Bolsa. Vou explicar cada uma dessas funcionalidades e, como os investidores mais experientes usam isso a seu favor, para ganhar dinheiro.

Um Investidor Profissional não é alguém com super poderes. É apenas bom no que faz!

A Bolsa de Valores não é nenhum bicho de 7 cabeças. É muito mais fácil do que pensas. Depois de algum tempo a “viver” com os termos complicados da Bolsa, vais ver que tenho razão. Em tudo existe um tempo de aprendizagem. Só depende de ti, se vais ficar por aqui ou aumentar os teus conhecimentos.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

As Estratégias e os Termos dos Investidores Profissionais na Bolsa de Valores

Investir na Bolsa de Valores não é complicado. Se pensas isso, estás completamente errado. No fim deste artigo, vais mudar de ideias. Só porque as corretoras de Bolsa disponibilizam uma plataforma cheia de funcionalidades, é errado dizer essas coisas.

Olha para a plataforma da tua corretora, como um veículo novo. Tem 1001 funcionalidades, mas só os utilizadores avançados usam tudo!

Através da Plataforma de Negociação ou Home Broker (como se diz no Brasil), podes comprar e vender ações. Essa é a principal funcionalidade que todas as pessoas sabem que dá para usar, no entanto, dá para fazer muito mais do que isso.

Podes analisar o gráfico das ações e adicionar indicadores (Tendências, Médias Móveis, Oscilações, etc), que podem ser úteis para descobrir se as ações estão numa fase de sobrevenda/sobrecompra ou quando é o melhor momento para comprar ou vender as ações.

Os Investidores Profissionais usam a plataforma para ajudar a tomar decisões!

Na plataforma da maior parte das corretoras também podes definir ordens pendentes para comprar ações mais barato ou definir um valor para vender as ações automaticamente e realizar ganhos/limitar perdas, mais conhecido por Take Profit e Stop Loss.

Aprende como os Gurus investem para ganhar dinheiro!

Para ficar mais fácil de explicar, abaixo podes descobrir como investem os Investidores Experientes na Bolsa de Valores. Primeiro, usam estas estratégias para descobrir se vale a pena investir e quando. Depois, em segundo lugar, colocam uma Ordem ou uma Ordem Pendente.

1. Estratégia para Investir na Bolsa

Para investir na Bolsa, os Investidores Profissionais usam a análise técnica. É a maneira de investir usada pelos Gurus para decidir quando e em que ações investir. Os investidores procuram por padrões ou tendências. Isto é o exemplo de uma linha de tendência.

Tendência Altista

Além da tendência, também existem vários padrões. Pode parecer complicado, mas com a prática vais acabar por decorar os mais importantes.

Os padrões da análise técnica.

Como o próprio nome indica, a análise técnica está relacionada com a análise do gráfico. Apesar de haver vários tipos de gráficos (velas japonesas, barras e linha), para fazer a análise técnica usa-se o gráfico de velas japonesas

.

Além da análise técnica, também existe a análise fundamental.

A análise fundamental está relacionada com os dados e eventos económicos, e ainda com a apresentação de resultados da empresa em questão. Podes ver os dados e eventos económicos mais importantes para esta semana no calendário económico.

Se um dado económico sair acima do esperado tem um efeito positivo na Bolsa, caso contrário tem um efeito negativo. Por exemplo, a divulgação do dado do desemprego tem um efeito na Bolsa de Valores, logo se sair acima do esperado, a maior parte das ações vai subir, pelo menos as ações que estão diretamente ligadas com a economia nacional.

2. Abrir uma Ordem ou Ordem Pendente e usar o Realizar ganhos/stop loss

Depois dos Gurus na Bolsa de Valores usarem a estratégia acima para descobrir se vale a pena ou não investir e, de encontraren uma boa oportunidade, está na hora de comprar ações. Isto é, abrir uma Ordem ou Ordem Pendente.

A Ordem mais usada pelos novos investidores é o Tipo de Ordem: Mercado ou Market Order. Estão a cometer um erro! Ou seja, estão a comprar ações ao preço do mercado.

Imagina que o preço da ação subiu bastante durante alguns segundos, quando abriste a Ordem e depois desvalorizou. Acabaste por pagar mais pelas ações!

As Ordens Pendentes são a alternativa. São ideias para novos investidores ou Gurus!

Para evitar isso, eu abro sempre uma Ordem usando o Tipo de Ordem: Limite ou Ordem limitada. No campo Preço coloco o preço alguns abaixo do preço atual. Se nos próximos minutos a ordem continuar pendente, vou subindo o valor.

Se quiser deixar a Ordem Pendente para os próximos dias, posso escolher a Duração. Assim, até ao dia definido no campo Duração não preciso de me preocupar. Se atingir esse preço, a plataforma compra automaticamente as ações. Os Gurus usam esta funcionalidade, porque sabem o valor máximo que estão dispostos a pagar e não têm pressa.

Duração da Ordem para Investir na Bolsa

Também existem outros tipos de Ordens Pendentes: Stop, Trailing Stop e Stop Limite. São mais usados por aquele tipo de Investidor Profissional que investe frequentemente na Bolsa.

Tipos de Ordens para Comprar Ações

Para terminar, mas não menos importante, temos duas ordens extremamente úteis para vender ações para realizar ganhos ou limitar perdas. São as ordens de Realizar Ganhos e Stop Loss.

Como deves saber, existem dias em que certas ações “explodem” e nem sempre é possível estar em frente ao Computador. Por essa razão,  deves sempre definir um valor para Realizar Ganhos, em que a plataforma vai vender as ações automaticamente. Já usei várias vezes para vender ações!

O Stop Loss é o contrário. É usado para limitar perdas. Normalmente os Gurus na Bolsa de Valores usam-no para aquelas ações que estão a especular para ganhar um bom dinheiro.

Bons investimentos!