Invista com a XTB!
Criptomoedas,

Como Investir em Criptomoedas? O que Investidores Devem Saber!

Como Investir em Criptomoedas

Descobre como investir em Criptomoedas. Todas as maneiras disponíveis para investir. As ações e criptos que beneficiam com o crescimento deste nicho!

Depois da febre do bitcoin em 2017, em que o Bitcoin, a Litecoin e o Ethereum simplesmente 🚀 foram até à lua e depois 🎈 rebentou a bolha, as criptomoedas estão de volta e a fazer novos máximos. Mas, desta vez, tudo é diferente e não são mais uma novidade. Com cada vez mais investidores a procurar sobre criptomoedas, como investir, as maneiras possível e como fazer a diferença, chegou o momento de falar neste assunto.

As criptomoedas não são mais um tabu!

Com as criptomoedas a ficarem novamente populares, tem muito cuidado onde colocas o dinheiro. Este é o momento em que aparecem corretoras duvidosas e os (falsos) gurus do instagram / Youtube a promover Esquemas Ponzi, com promessas de 1% a 5% à semana ou mais, além de bónus. Também existem Esquemas em Pirâmide disfarçados de academias, onde o único objetivo é recrutar, recrutar e recrutar. Não existe dinheiro grátis, por isso, muito cuidado, sobretudo quando é bom demais para ser verdade.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Como Começar a Investir em Criptomoedas?

Antes de explicar como iniciar, é importante lembrar que investir em criptomoedas é arriscado e só deves colocar uma pequena parte do teu capital. Assim como pode subir, também pode descer muito. Isto não é para ficar rico rápido, mas sim para fazer crescer o capital.

Para os leitores interessados em estar expostos a este nicho de mercado, preparei este artigo, dedicado ás criptomoedas. Este artigo não é exclusivamente sobre o Bitcoin ou o Ethereum. O mercado das criptomoedas é muito maior, do que apenas o Bitcoin, o Ethereum e a Litecoin.

Aqui vou falar sobre como comprar criptomoedas (e altcoins) e armazenar num lugar seguro, para que não sejas vítima de hackers, mas também como estar exposto ás criptomoedas sem comprar qualquer criptomoeda.

As criptomoedas estão novamente populares e é impossível ignorar!

O mercado das criptomoedas é muito mais do que o Bitcoin. Além da principal criptomoeda, que é o Bitcoin, também o Ethereum e a Litecoin, foram as mais populares no início da febre em 2017, no entanto, hoje em dia existem milhares de altcoins.

Ao visitar o site coinmarketcap.com é possível encontrar o ranking de todas as criptomoedas. No top 10 estão as criptomoedas: Bitcoin (BTC), o Ethereum (ETH), a stablecoin Tether (USDT), a Polkadot (DOT), o Cardano (ADA), o Ripple (XRP), a Binance Coin (BNB), a Litecoin (LTC), o Bitcoin Cash (BCH) e a Chainlink (LINK).

Site coinmarketcap

Cada criptomoeda tem uma cotação, moedas disponíveis e um objetivo diferente, que podem ser encontrados no projeto da criptomoeda. Por exemplo, a Dogecoin (DOGE) é uma memecoin criada por brincadeira e não tem qualquer propósito. Já a Tether (USDT) é uma stablecoin que replica o preço do Dólar dos EUA.

📟 Onde Comprar Criptomoedas?

Nos dias de hoje, existem vários sites onde é possível comprar criptomoedas em segurança, que depois podem ser mantidos nesse exchange ou enviar para uma carteira virtual que tens total controlo.

Para comprar criptomoedas, uso a Kraken e recomendo. Existe há vários anos e nunca tive qualquer problema. Estas algumas das minhas criptomoedas. O resto das criptos tenho em duas carteiras hardware, para armanezar em segurança, que mais abaixo explico qual é, como funciona e porque também deves usar.

Criptomoedas na Kraken

A imagem abaixo mostra algumas das criptomoedas disponíveis para comprar e vender na Kraken. Como podes ver, tem desde o Bitcoin, Ethereum e Litecoin, além de várias altcoins menos usadas. A lista é grande e podes encontrar no site da Kraken.

Criptomoedas disponíveis para comprar na Kraken

É possível trocar criptomoedas para Euro, Dólar dos EUA, Dólar do Canadá, Iene e outras divisas.

Uma funcionalidade importante na Kraken, sobretudo para quem gosta de investir a muito longo prazo (HODL), é o staking. Através do staking é possível obter juros semanais, como se fosse um depósito a prazo, mas usando criptomoedas.

Staking na Kraken

Como a Kraken é uma plataforma avançada de criptomoedas, é possível criar ordens de compra de criptomoedas, usando ordens limitadas, adicionar take profit e stop loss.

Para os utilizadores menos experientes ou que querem comprar imediatamente criptomoedas, também está disponível a página Comprar Cripto na Kraken, que permite comprar imediatamente qualquer criptomoeda. Basta introduzir o valor que quer comprar, a criptomoeda e como pretende comprar (saldo kraken ou cartão Visa / Mastercard).

Comprar rápido criptomoedas na Kraken

Para obter o melhor preço possível, recomendo que cries uma ordem limitada, para executar a um determinado preço. Como as criptomoedas têm flutuações no preço, o mais certo é que consigas comprar numa das quedas.

Também é possível usar a plataforma mobile da Kraken, para comprar e vender criptomoedas, criar ordens, ver a carteira e outras funcionalidades, que podem dar jeito.

Plataforma Mobile Kraken

Depois de comprar criptomoedas, transfiro uma grande parte das cripto compradas para uma carteira hardware – a carteira Ledger Nano X. É possível deixar na Kraken, no entanto, sempre é mais seguro guardar numa carteira hardware que tens total controlo.

Ledger Nano X

Deixar todo o portefólio de criptomoedas numa exchange não é seguro, por várias razões. Imagina que o site simplesmente fica offline, hackers conseguiram violar a carteira virtual dos clientes ou algum empregado com más intenções retirou parte das criptomoedas, ficas simplesmente numa situação difícil.

Além da Ledger Nano X existem outras carteiras hardware para guardar cripto em segurança, mas esta é a mais popular.

Para juntar a isto tudo, como as leis não estão adaptadas à realidade do mundo cripto, mesmo colocando em tribunal e com provas, seria muito difícil de recuperar as criptomoedas perdidas.

📈 Ações de criptomoedas

Bolsa de Valores

Outra forma de estar exposto à subida ou queda das criptomoedas, é através da Bolsa de Valores. Existem várias empresas que nestes últimos meses investiram em criptomoedas ou estão ligadas a este nicho de mercado, porque fazem mineração de criptomoedas, entre outras coisas.

Se não queres estar a comprar Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Ripple ou outras criptomoedas, mas mesmo assim queres beneficiar, esta é sem dúvidas a melhor maneira de estar exposto.

Estas são as ações mais populares relacionadas com as criptomoedas:

  • Marathon Patent Group, Inc. (NASDAQ:MARA)
  • Riot Blockchain, Inc. (NASDAQ:RIOT)
  • Canaan Inc. (NASDAQ:CAN)
  • Ebang International Holdings Inc. (NASDAQ:EBON)
  • SOS Limited (NYSE:SOS)
  • MicroStrategy Incorporated (NASDAQ:MSTR)
  • Bit Digital, Inc. (NASDAQ:BTBT)

As ações $MARA e $RIOT são as ações mais populares, porque têm uma grande soma de bitcoin nos seus ativos digitais e estão envolvidas na mineração de criptomoedas, mas a esta altura contam com uma grande valorização, por isso, é normal que os investidores e day traders procurem por ações com um preço por ação mais baixo, como a $EBON ou $CAN.

Além destas ações, também existem grandes empresas que são os vencedores da euforia das criptomoedas, como a:

  • PayPal Holdings, Inc. (NASDAQ:PYPL)
  • NVIDIA Corporation (NASDAQ:NVDA)
  • Square, Inc. (NYSE:SQ)

Para comprar estas ações, podes usar praticamente qualquer corretora. A DEGIRO e muitas outras corretoras têm estas ações disponíveis para comprar. Anteriormente, já expliquei como comprar ações na DEGIRO e como vender ações na DEGIRO.

Com as criptomoedas na moda (novamente), estão a ser preparados vários ETFs, por isso, muito em breve devem estar disponíveis.

No mundo dos penny stocks, ou seja, de ações que custam entre $1 a $15 tens várias alternativas, que foram faladas no artigo Melhores Penny Stocks Criptomoedas para ter em conta do blog Penny Stocks.

No mercado OTC (Over-the-counter) também estão disponíveis ações, que permitem estar exposto mais diretamente ás criptomoedas, sem comprar criptomoedas. Estas são as ações OTC mais usadas:

  • Grayscale Bitcoin Trust (BTC) (OTCQX:GBTC)
  • Grayscale Ethereum Trust (ETH) (OTCQX:ETHE)

No artigo como fazer day trading de ações OTC do blog Penny Stocks explico como funciona este mercado e quais são as corretoras que é permitem comprar e vender ações OTC.

Desta forma, não precisas de estar preocupado com uma série de coisas. Como por exemplo, em qual exchange comprar criptomoedas, como evitar pagar fortunas em comissões, com os fees de mudar criptomoedas de uma carteira virtual para outra carteira ou correr o risco de ser enganado, porque não estás diretamente a comprar criptomoedas.

Como as Bolsas de Valores dos EUA têm um vasto leque de ações, que pertencem a dezenas de setores, torna-se fácil de diversificar. Se queres conhecer ações para beneficiar de outros nichos de mercado, algum tempo atrás falei sobre como investir em petróleo e como investir em ouro.

Se tens alguma dúvida ou sugestão relacionada com este artigo, adiciona o teu comentário. Ajuda-me a tornar este artigo numa referência para investidores novos ou experientes.

Bons investimentos!

15 Comentários

Carlos

Fevereiro 16, 2021

Parabéns pela forma como nos ajuda com o teu conteúdo o meu sinal positivo para que continues com o teu ótimo trabalho 👍🏻 Abraço

Responder

Adriano Lopes

Fevereiro 17, 2021

Olá Carlos,

Obrigado pelo feedback.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Celso

Fevereiro 20, 2021

Como passas da Kraken para a Ledger? É fácil? Algum promo code para comprar a wallet? E qual a diferença da Kraken para a Coinbase ou a Binance?

Responder

Adriano Lopes

Fevereiro 23, 2021

Olá Celso,

Ao configurar a Ledger, vai ser criado uma carteira virtual para cada criptomoeda e gerado um endereço para onde devem ser enviadas as criptomoedas. Para transferir da Kraken para a Ledger, basta ir à parte de levantar dinheiro e colocar o endereço da Ledger.

Neste momento não tem promo codes a Ledger.

A Kraken cobra menos comissões do que a Coinbase. A Binance também é uma boa escolha.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Lilian

Março 29, 2021

Ola Adriano,

e em relação à Cripto.com? É uma boa escolha? Valores e credibilidade?

Responder

Adriano Lopes

Março 30, 2021

Olá Lilian,

Segundo o site crypto.com, os valores de comissões estão dentro dos valores que outras corretoras de criptomoedas. Também poderá ser uma boa escolha. Não o uso.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Patrícia

Setembro 2, 2021

Olá Adriano.

Obrigada por mais um excelente conteúdo. Fiquei apenas com uma dúvida: ao se transferir para a ledger continuamos a receber o staking?

Obrigada e cumprimentos,

Responder

Adriano Lopes

Setembro 5, 2021

Olá Patrícia,

Não. Ao transferir as criptomoedas em staking da Kraken ou de qualquer outra corretora de criptomoedas, deixamos de receber o staking.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Patrícia

Setembro 6, 2021

Olá Adriano.

pois era o que calculava. Assim sendo a vantagem da ledger é mesmo só a segurança certo?

Obrigada pela resposta.

Responder

Adriano Lopes

Setembro 8, 2021

Olá Patrícia,

Sim, a vantagem é ter total controlo sobre a carteira e os ativos. Enquanto se tiver numa corretora, basta um ataque de hackers, problema com a corretora ou até mesmo não ter acesso ao código de dupla autenticação para perder as criptomoedas.

Cumprimentos,
Adriano Lope

Responder

Hugo Paixão

Setembro 23, 2021

Olá Adriano,

Mas eu sou obrigado a ter uma Wallet na Kraken?
Imagina que eu pretendo iniciar-me neste mundo, o que aconselharias para um inicio sem gastos (wallet ledger)
Obrigado pela partilha.
Cumprimentos.

Responder

Adriano Lopes

Setembro 24, 2021

Olá Hugo,

Não obrigatório ter um wallet na Kraken, Binance ou qualquer outra corretora. Ao abrir conta para comprar criptomoedas na Kraken, é criado um endereço para cada cripto para as armazenar.

A carteira hardware Ledger é paga, no entanto, a vantagem é ter total controlo sobre as criptomoedas. Pode parecer algo que pode ser ignorado, mas ao ter criptomoedas em corretoras, significa que se acontecer alguma coisa com o site, se o utilizador se esquecer dos dados de dupla autenticação (e chaves de recuperação) ou houver um ataque de hackers, a probabilidade de recuperar o dinheiro é 0.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Rogério Santos

Outubro 25, 2021

Gosto da Kraken, mas neste momento estou a usar a xtb para trading de criptomoedas, porque é mais transparente do que a Kraken, tem uma melhor plataforma e tem suporte em Portugal. Se acontecer qualquer coisa com a Kraken, a Binance ou qualquer outra corretora de criptomoedas, a probabilidade de perder tudo é grande.

Este é o meu resultado em 2 dias com o bitcoin.

Para quem está a pensar que é tarde demais, está enganado porque tem sempre oportunidades. Na xtb dá para comprar ou vender (sem ter).

Saudações

Responder

Freddy

Novembro 26, 2021

Ola o problema da XTB é que nao tem cripto moedas, se nao CFD de criptos. O que na realidade nao é criptos!

Responder

Adriano Lopes

Novembro 28, 2021

Olá Freddy,

Isso é verdade. A vantagem para as criptos na XTB é a margem 2x e a transparência nas comissões. Para comparar e manter durante dias ou mais, não vale a pena.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Deixar comentário